Computadores antigos que rodavam jogos

Saudações aos leitores do portal MXStudio

Muito antes da paciência do Windows, dos flash games e dos MMORPGs da internet, já existiam computadores que podiam rodar jogos,saindo do esquema formal de trabalho para o qual foram originalmente projetados. No final dos anos setenta, graças ao desenvolvimento da tecnologia dos microprocessadores e o progressivo barateamento dos componentes, o conceito dos computadores pessoais começou a tomar forma. Junto dos primeiros computadores é que claro que surgiriam jogos para eles cedo ou tarde. Neste texto falarei brevemente sobre algumas dessas máquinas e suas particularidades.

CBM Pet

Essa máquina de design curioso, com jeitão de filme de ficção científica espacial, foi lançado em 1977. Era um belo computador para sua época, com incríveis(!?) 4K de ram (no modelo mais básico), e processador 8 bits 6502, o mesmo que futuramente equiparia o Atari 2600 e o Nintendo Famicom. Na primeira versão do Pet vinha com um tocador de fitas cassetes e pesava exagerados vinte quilos (!), atributos corrigidos nas versões posteriores. Mesmo com todas as limitações técnicas e um monitor monocromático de baixíssima resolução o CBM Pet recebeu cerca de trinta jogos, entre aventuras textuais e games simples.

Tandy TRS-80

Lançado no final dos anos setenta, o Tandy era um computador barato,  de fácil acesso com o grande público. Com configuração modesta para sua época (processador 8 bits Z80 de 1.78mhz e 4K de ram), e  por rodar apenas fitas cassetes em sua versão inicial, era muito limitado para jogos com gráficos, recebendo apenas jogos de aventura textuais. Em 1980, o Tandy recebeu uma atualização, com processador novo, capacidade para exibir até oito cores e uma porta para cartuchos, o que lhe possibilitou receber jogos e programas mais complexos. O computador chegou a receber versões dos clássicos Rampage e Arkanoid.

NEC PC-8001

Lançado no Japão pela NEC, o 8001 foi um computador pessoal bastante popular para jogos, recebendo quase 2000 títulos. Os primeiros jogos eram em preto e branco, na maioria títulos de aventura. A melhoria nas tecnicas de programação e as versões novas na máquina atraíram tanto companhias japonesas como a Enix e a Koei, como do ocidente como Sierra e a Broderbund. Ao longo de sua vida útil, o 8001 recebeu vários jogos famosos, como Dragonslayer, Ys e Xanadu.

Sinclair ZX 80

Lançado na Inglaterra no inicio dos anos oitenta, o Sinclair era um computador de configuração bastante modesta, mas seu baixo preço ajudou a estabelecer sua popularidade. Apesar de não ser a cores e não possuir som, diversos jogos foram feitos para essa plataforma, na maioria títulos simples. O maior sucesso do computador foi o jogo Monster Maze, considerado por alguns autores como o primeiro jogo de terror de sobrevivência (survivor horror), isso muitos anos antes de Alone in the Dark ou Resident Evil.

Acho bastante positivo relembrar não apenas os games antigos, mas também as máquinas que os tornavam possíveis. Também é incrível notar como os programadores sempre souberam (e ainda sabem) superar os limites do hardware para criar softwares tão legais com tão poucos recursos. Nos próximos textos falarei mais sobre sobre algumas dessas máquinas, que embora fossem criadas para servirem ao rigor e formalidade das aplicações profissionais, serviram de plataforma para games muito divertidos.

Abraços

André V.C Franco – MXStudio.

Escrito por Andre_Franco on maio 30, 2008. Arquivado em Jogos. Você pode seguir as respostas a esse artigo pelo RSS 2.0. Você pode deixar respostas para esse artigo

2 respostas a Computadores antigos que rodavam jogos

  1. Legal a materia, falou conseguir algumas fotos dos joguinhos haha

  2. muitooooooooooooo
    lesgal

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>