Bing: novo sistema de busca da Microsoft

No dia 28 de Maio, a Microsoft anunciou o seu novo sistema de busca, o Bing (codinome de teste Kumo), que substituiria o Live Search. No dia 1 de Junho, dois dias antes do previsto o sistema já estava no ar.

Em alguns sites encontrei que o sistema é chamado de Bing por causa de ter o som de “ACHEI!“, ou seja, aquele momento único quando acende aquela lâmpada em nossa cabeça e descobrimos a resposta para aquela grande dúvida. Algo como “BINGO!”. Outra explicação é de que Bing significa “Bing Is Not Google”, no melhor espírito ‘GNU is not Unix’.

A proposta

Antes de começar a falar sobre a proposta, dá uma olhada na chamada publicitária do Bing:

“Porque o mundo não precisa de apenas um outro mecanismo de pesquisa. É necessária um motor de decisão”.

Bem, a proposta do Bing é oferecer esse motor de decisão, com resultados relevantes e direcionados, dentro de um conceito que eles chamam de “making informed decisions”, ou seja, tomar decisões baseadas em informações de qualidade, podendo ser o planejamento de uma viagem de férias ou a busca de informações de um produto que queremos comprar.

Para quem quiser saber mais detalhes da proposta do Bing, acesse o hotsite oficial chamado Discoverbing (Inglês).

Novos recursos do Bing

  • Exibição: Não exibe apenas o campo de busca tradicional, exibe, a cada momento, uma imagem diferente, que quando clicada, levará a artigos, vídeos, shoppings, enfim, tudo o que está relacionado a ela.
  • Personalização: O Bing pode ser personalizado pelo usuário de acordo com suas preferências de buscas.
  • Pré-visualização de vídeos: Na busca na categoria vídeos, o sistema gera o resultado com miniaturas que possuem um recurso muito interessante, que basta passar o mouse em cima dos vídeos e eles começam a tocar sozinho, com som (mas dá para desligar).
  • Categorias de busca: termos que geram muitos resultados de busca vêm com categorias sugestivas, para tornar a busca mais precisa. É difícil saber agora se são muito úteis, ou se apenas iniciantes vão usar essa função.
  • Resultado de busca em feed RSS: em uma busca no Bing, seu browser deve detectar automaticamente o feed RSS da busca. Você assina e os resultados aparecem em lista nos favoritos do navegador. Como a base de dados do Bing só tende a crescer, os feeds vão gerando resultados cada vez melhores de busca para termos que você sempre procura.

Bing Americano x Bing Brasileiro

O Bing Americado possui vários recursos adicionais em relação ao Brasileiro, como busca de vídeos, mapas, produtos e viagens. Em caso de viagens, por exemplo, é possível ver na mesma tela passagem aérea e hotel para o destino, por exemplo. Outra opção bem interessante e de fato diferente em relação ao Google é a pré-visualização da página: basta passar o mouse nos resultados e abre-se uma miniatura do destino, e na parte esquerda, aparecem buscas relacionadas e o seu histórico de pesquisas, que você pode apagar ou desativar com um clique.

americano1

brasileiro

Análise Geral

Comparando com o Live Search, as melhorias são nítidas, porém, o Bing ainda mostra alguns resultados com informações confusas e antigas (contrária a proposta).

Comparando com o Google, o Bing oferece mais recursos em relação a interatividade e divercidade de categorias de busca, principalmente na versão Americana. Acredito que a gigante Google irá mexer os seus pauzinhos, pois se o Bing cair no gosto dos internautas, a Google enfim terá com o que realmente se preocupar. Vamos aguardar e ver qual será o resultado da Guerra Google X Microsoft !!!!

Até a próxima,

Hugo Leonardo de Almeida
www.professorhugo.com.br

Escrito por Hugo Leonardo on junho 4, 2009. Arquivado em MX News. Você pode seguir as respostas a esse artigo pelo RSS 2.0. Você pode deixar respostas para esse artigo

21 respostas a Bing: novo sistema de busca da Microsoft

  1. Parabéns pelo trabalho, melhor matéria sobre o assunto que encontrei. Conteúdo de fácil entendimento e com informações ricas!!

  2. O meu comentario é uma pergunta. Instalei o BING, agora que pretendo desinstala-lo nao sei como faze-lo. Ele aparece no gerenciador de suplementos, com a opcap de remover desabilitada. Te-lo instalado nao causava estorvo, se ele nao fizesse abrir periodicamente com bastante frequencia, o gerenciador de suplementos.
    A minha pergunta é como desinsta-lo ou como removo o BING do meu pc.

  3. O meu comentario é uma pergunta. Instalei o BING, agora que pretendo desinstala-lo nao sei como faze-lo. Ele aparece no gerenciador de suplementos, com a opcap de remover desabilitada. Te-lo instalado nao causava estorvo, se ele nao fizesse abrir periodicamente com bastante frequencia, o gerenciador de suplementos.
    A minha pergunta é como desinsta-lo ou como removo o BING do meu pc.

  4. O meu comentario é uma pergunta. Instalei o BING, agora que pretendo desinstala-lo nao sei como faze-lo. Ele aparece no gerenciador de suplementos, com a opcap de remover desabilitada. Te-lo instalado nao causava estorvo, se ele nao fizesse abrir periodicamente com bastante frequencia, o gerenciador de suplementos.
    A minha pergunta é como desinsta-lo ou como removo o BING do meu pc

  5. Qual o Browser que você utiliza? Só assim poderei te ajudar OK!

  6. remover bing/hiperlink/marcas inteligentes
    Estou sendo prejudicada e não consigo trabalhar no computador

  7. O meu comentario é uma pergunta. Instalei o BING, agora que pretendo desinstala-lo nao sei como faze-lo. Ele aparece no gerenciador de suplementos, com a opcap de remover desabilitada. Te-lo instalado nao causava estorvo, se ele nao fizesse abrir periodicamente com bastante frequencia, o gerenciador de suplementos.
    A minha pergunta é como desinsta-lo ou como removo o BING do meu pc. uso o Mozilla Firefox 3.5.4

  8. a mesma dúvida do amigo acima “Instalei o BING, agora que pretendo desinstala-lo nao sei como faze-lo. Ele aparece no gerenciador de suplementos, com a opcap de remover desabilitada. Te-lo instalado nao causava estorvo, se ele nao fizesse abrir periodicamente com bastante frequencia, o gerenciador de suplementos.
    A minha pergunta é como desinsta-lo ou como removo o BING do meu pc. uso o Mozilla Firefox 3.5.4″

  9. Quero desinsalar o bing e voltar a usar o internet explorer básico, mas não sei como fazer!

  10. Quero desinstalar o BING. Como faço ?

  11. Não consigo desinstalar o bing, poderia me ajudar!!!

  12. Como faço para desinstalar o bing?

  13. luiz carlos zanetti

    Quero desinstalar o Bing. como fazer?

  14. luiz carlos zanetti

    quero desabilitar o Bing. me oriente!

  15. O Bing está vindo juntamente com o IE8 e tbm o LIve Messeng 2010… entre outros produtos da Microsoft…. tenham atenção na hora da instalação desses programas, pois em determiada ação na instalação do programa, pode-se “BLOQUEAR” TODAS AS AÇÕES DO MECANISMO DE PESQUISA DO GOOGLE”, ou seja, qualquer site que utiliza-se do provedor do google, não funcionará, não abrirá ou terá diversos problemas de abertura de página; isso por causa do BING, pois seu mecanismo bloqueia qualquer outro meio de pesquisa existente, forçando-o a utilizá-lo como padrão.

  16. Amigos, passei pelo mesmo stress…
    consegui achar alguns sites e juntei as informações no meu blog.
    http://paolodemitri.blogspot.com/2010/06/magico-paolo-demitri-atuando-em-outras.html
    espero que seja útil!
    abraços

  17. Ele só vai “ficar crescendo” porque ele é invasivo e nao tem como desinstaler ele!…
    Os usuários desavisados que instalarom, 90% deles querem desistir e nao conseguem!… Vindo da Microsoft, só pode ser mais uma “ferramenta’para espionar ao usuário e xeretar nas maquinas, á procura de copias piratas….

  18. Quero apagar as palavras que pesquisei no bing. Alguém sabe me dizer como fazer isso?
    Uso Mac, já fui no histórico do Safari, pedi para excluir, mas mesmo assim continua.
    Aguardo respostas e obrigado.

  19. como apagar o historico no bing

  20. Td bem, a proposta deste BING era de se esperar, mas é um marketing muito voraz, sem respeito ao consumidor, pois nos empurra goela abaixo esse pesquisador, tirando toda e qalquer opção de removê-lo ou adicionar outro MELHOR. fica aquela barrinha CHATA ali do lado, e quando a gente digita algo errado, pronto lá aparace o bingo, dizendo que tal site não foi encontrado. É só pra o que ele me serve.
    Não gosto de coisas impostas, se fosse oferecido como opção até usaria.

  21. Por favor me ensine como retirar o bing ,obrigada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>