Algumas vantagens de se usar CSS


Algumas vantagens de se usar CSS.

Introdução

Neste pequeno artigo irei dar três exemplos simples, com as principais vantagens de se utilizar XHTML e CSS para desenvolvimento de sites.

Pré-Requisitos

Força de vontade, e três pingos de ânimo para começar nesta jornada, e… boa leitura!

Objetivo

O principal objetivo deste artigo é “abrir os olhos” de desenvolvedores, para esta maravilha que é o CSS.

Conteúdo

É possível controlar absolutamente a aparência da página!
Até pouco tempo atrás, antes de virar “febre”, o CSS era pouco utilizado e com isto o pessoal recorria a tabelas, GIFS invisíveis de um pixel e mais meia dúzia de “macetes”, mas com a difusão do CSS, podemos ver que já é possível fazer um texto fluir suavemente em volta de uma imagem (mesmo que esta esteja irregular). Além do mais, quanto mais sofisticada a técnica, mais difícil é de codificar e mais “sujo” fica o código, o que o torna mais sujeito a erros. Com CSS, pode-se colocar uma imagem em qualquer lugar da página (até fora dela), usando técnicas de posicionamento absoluto ou relativo.

Pode-se escolher a posição exata da imagem de background e fazê-la combinar com algo no foreground. As dimensões e posições são exatas e dadas em unidades conhecidas no mundo da tipografia como pixels, pontos, paicas, milímetros. Hoje em dia, para alterar a cor de um layout inteiro, basta algumas linhas em CSS, e estará tudo resolvido.

Os kbytes ficam lá em baixo!
Com o CSS (folhas de estilo) ficou possível criar muitas páginas com layouts considerados “sofisticados” que antes era possível apenas com a utilização de tecnologias como applets Java ou então até mesmo o Flash, estas páginas eram sempre consideradas mais pesadas, pois carregavam componentes, imagens e programas.
Com a utilizzação do CSS é possível setar qualquer um texto de qualquer tamanho, e até mesmo posicionar em cima de outros objetos e elementos, ao lado, etc…, além de conseguir utilizar efeitos sofisticados a um baixo custo (levando em consideração o uso do tráfego do servidor).

É possível ainda importar fontes (que o usuário não tenha por default instalado em seu sistema).

Realizar a manutenção em um site de grande porte se torna mais viável com CSS.
Uma simples folha de estilos, pode ser usada para dar um estilo mais consistente a todo o site, formando assim uma coleção de páginas que poderá ser personalizado em apenas um arquivo (no caso, o .CSS), sendo aplicada separadamente a informação da estrutura, ou seja, não será necessário ser atualizada todas as vezes que a informação no site for alterada. O HTML do site pode ser desenvolvido de modo simples, sem recursos como cores ou alinhamento, e pode ser formatada na hora em que for carregada pelo brownser (navegador). É possível também alterar o estilo sem mudar a informação, como ter uma página que sempre carrega com um estilo diferente.
No Cascading Style Sheets cada tag como <P>, <H1>, <IMG> é um objeto, e os objetos pode ser “agrupados” de várias formas, cada objeto pode possuir características próprias (para isso utiliza-se ID), ou então pode herdar características de outros objetos (no caso, usa-se class).

A maior vantagem do CSS é que ele preserva a estrutura do HTML e lhe permite ter um maior controle sobre a aparência de seu site na tela do usuário final, e também o que eu particularmente considero a principal vantagem de se utilizar os padrões web nos dias de hoje é o simplesmente fato de ter o seu site visualizado tanto em um computador convencional (com inúmeros navegadores), quanto a inúmeras plataformas, como celulares, handhelds, palmtops, e também de ser totalmente acessível para deficientes visuais (com auxilio de softwares, como o DOSVOX).

 

Considerações Finais

Se você ficou curioso e quer saber mais sobre este “mundo de facilidade” que o CSS pode proporcionar, segue abaixo alguns links :

W3Schools
http://www.w3schools.com/css/css_intro.asp

Your HTML Source
http://www.yourhtmlsource.com/stylesheets/introduction.html

Google, o grande oráculo (meu favorito).
http://www.google.com.br

 

Autor: Maurivan Luiz- Colunista USABILIDADE do Portal MXSTUDIO

Qualquer dúvida envie um email para maurivan@maurivan.com ou acesse o nosso fórum

Escrito por maurivan on janeiro 22, 2007. Arquivado em Usabilidade. Você pode seguir as respostas a esse artigo pelo RSS 2.0. Você pode deixar respostas para esse artigo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>