Postei ontem uma dúvida sobre como fazer botões de "saiba mais" como os desse site. Ngm me respondeu, em nenhum fórum. Aí passei um tempo fuçando no Flash, e aprendi.
Vou deixar aqui um TUTO rapidinho, q poderá ajudar as pessoas q tem essa dúvida. O TUTO foi testado por mim, em as2 no Flash CS4 e funcionou perfeitamente.
desenhe os botões.
selecione todos os botões, e converta-os em um movie clip.
O movie clip, poderá ser feito em várias layers, por questão de organização, mas, preferi fazer em uma só, que vai mais rápido. Nomeie a layer onde encontram-se os botões para "MENU".
Em primeiro lugar, nessa layer, vá em ACTIONS e insira:
CÓDIGO
stop();
Depois dê um break apart nos botões, para que eles possam ser selecionados um de cada vez. Selecione o primeiro botão, converta-o em um button. Nesse primeiro botão vc vai inserir a seguinte ação:
CÓDIGO
on(press, releaseOutside) {
gotoAndPlay (2);
}
gotoAndPlay (2);
}
Agora vá ao segundo frame, e aperte F7 para inserir um frame em branco. Vá no primeiro frame, clique com o botão direito, selecione "copy frame" e cole no segundo. Não faça isso direto com o F6, senão depois vai complicar tudo nos próximos frames. Nesse segundo frame, APAGUE esse primeiro botão que acabamos de fazer e o refaça na mesma posição, com cor diferente. Converta-o em um novo button, e insira a ação:
CÓDIGO
on(press, releaseOutside) {
gotoAndPlay (1);
}
gotoAndPlay (1);
}
*** ESSA AÇÃO FARÁ COM QUE DEPOIS DE LIDO O CONTEÚDO, SE CLICADO NO BOTÃO NOVAMENTE, RETORNARÁ À PÁGINA ONDE NENHUM BOTÃO ESTÁ ABERTO ***
Arraste os demais botões que estão embaixo, e insira seu conteúdo abaixo do BOTÃO 1. repita a ação respectivamente para todos os botões, mudando apenas a instancia que vai entre o () do gotoAndPlay. para o segundo botão, o desenhe "aberto" na frame 3, coloque um "gotoAndPlay (3)" na ação dele na frame um, e assim respectivamente. lembrando: nas frames onde os botões encontram-se abertos, a ação é sempre gotoAndPlay (1), e TODOS os frames, devem conter a ação "Stop();".
Pessoal, sei que ficou meio confuso, assim que tiver mais tempo venho aqui e posto as imagens do TUTO pra ficar mais claro. Qualquer dúvida, é só pedir que eu esclareço.
Bjs!

Help