..:: MX Studio Fóruns ::..: Como preparar arquivo para SILK-SCREEN? - ..:: MX Studio Fóruns ::..

Jump to content

Publicidade

Page 1 of 1
  • You cannot start a new topic
  • You cannot reply to this topic

Como preparar arquivo para SILK-SCREEN? Empresas que fazem letreiros exigem CorelDraw!

#1 User is offline   Herweg 

• Group: Membros

Posted 05 February 2010 - 05:25 PM

Preciso fazer um letreiro em silk-screen em uma chapa de alumínio, mas as empresas que fazem o serviço (no Centro do Rio de Janeiro) informaram que a tinta é misturada à mão pelo técnico e, portanto, as cores sofrerão uma pequena alteração. E mais: exigem que o arquivo seja entregue em CorelDraw (software que não uso normalmente), o que me trouxe alguns problemas.

1) Ao exportar o arquivo, em CMYK, para o Corel, este ficou absurdamente mais escuro que nos softwares da Adobe. Ao imprimí-los em minha impressora caseira HP, o resultado também foi de escurecimento.

2) Se eu entrar com os valores no modo Lab Color no Corel, curiosamente as cores permanecem iguais às do Illustrator. O que devo fazer nesse caso?

3) O que eu poderia fazer era imprimir o arquivo em cores em um bureau de impressão e pedir ao técnico de silk-screen que aproximasse as cores visualmente, tendo por base essa impressão. Como garantir fidelidade de cores em impressões rápidas em bureaus se não posso usar nenhuma tabela de referência? Esses bureaus imprimem em RGB, correto?
0

#2 User is offline   gibaba 

• Group: Membros

Posted 08 February 2010 - 11:43 AM

QUOTE(Herweg @ 5/2/2010 17:02:44) <{POST_SNAPBACK}>
Preciso fazer um letreiro em silk-screen em uma chapa de alumínio, mas as empresas que fazem o serviço (no Centro do Rio de Janeiro) informaram que a tinta é misturada à mão pelo técnico e, portanto, as cores sofrerão uma pequena alteração. E mais: exigem que o arquivo seja entregue em CorelDraw (software que não uso normalmente), o que me trouxe alguns problemas.

1) Ao exportar o arquivo, em CMYK, para o Corel, este ficou absurdamente mais escuro que nos softwares da Adobe. Ao imprimí-los em minha impressora caseira HP, o resultado também foi de escurecimento.

2) Se eu entrar com os valores no modo Lab Color no Corel, curiosamente as cores permanecem iguais às do Illustrator. O que devo fazer nesse caso?

3) O que eu poderia fazer era imprimir o arquivo em cores em um bureau de impressão e pedir ao técnico de silk-screen que aproximasse as cores visualmente, tendo por base essa impressão. Como garantir fidelidade de cores em impressões rápidas em bureaus se não posso usar nenhuma tabela de referência? Esses bureaus imprimem em RGB, correto?

Ola Herweg, voce tem sim opçoes de padronização de cores, na serigrafia em geral, os profissionais usam como base de cores a escala Pantone, se por acaso este profissional nao tiver uma escala, voce pode imprimir o material com o software que voce prefere na impressora de sua preferencia e enviar a prova para o serigrafo seguir as cores. Particularmente eu prefiro que meu cliente envie uma impressao em papel fotografico do que ele quer para que eu prepare as tintas. Mas esse assunto de seguir cores fielmente so serve se a imagem que voce vai imprimir for cores chapadas, se for uma cromia ou tiver degrade vai ser muito dificil(nao impossivel) chegar na cor exata, vai ficar proximo mas nao 100%.

Em relação ao uso do corel pelos serigrafos, voce vai ter esse problema sempre se nao aprender a mexer com ele pois a maioria prefere o corel em relação aos outros softwares. Logico que tem muitos que aceitam arquivos .pdf .jpg .ai etc.

Qualquer duvida e so me comunicar.

Giba
0

Share this topic:

Page 1 of 1
  • You cannot start a new topic
  • You cannot reply to this topic

Publicidade

1 User(s) are reading this topic
0 membro(s), 1 visitante(s) e 0 membros anônimo(s)