Publicidade
|
|
Logomarca: um erro (use o termo certo)
Posted 30 October 2004 - 05:47 PM
esclarecimentos - o conteúdo do site designgrafico onde ALEXO MARAVALHAS faz parte - é exclusivamente do site designgrafico e não pode ser reproduzido mesmo com a fonte citada - isso infelizmente só soube agora em 13/02/2005
para as pessoas com duvidas sobre o termo indico os outros links q seguem neste post - OBRIGADA
Posted 30 October 2004 - 08:13 PM
ah e pra q se alguem veja este erro antes de avaliar o trabalho do cara de um toque pra ele q o termo ta errado -
Posted 30 October 2004 - 08:16 PM
Flw
Posted 31 October 2004 - 05:24 PM
Posted 02 November 2004 - 03:04 AM
Parabéns por divulga-la aqui
=RSV=
Posted 09 January 2005 - 02:14 PM
A palavra Logomarca é correta, uma vez que ela se refere a um determinado tipo de simbolo.
Explicando:
Logotipo: Chama-se de logotipo, todo símbolo criado utilizando-se somente o nome da Empresa ou produto, cujas letras tenham um design próprio e não está associado a nenhum desenho gráfico, ex: o antigo logotipo Coca-Cola, que era feito somente com letras de design exclusivo e nada mais.
Logomarma: chama-se Logomarda, todo símbolo criado, onde é utilizado juntamente: um símbolo gráfico e o nome da Empresa ou produto por extenso, ex: a atual logomarca da Coca-cola, que além do nome, está associado ao fundo vermelho, com a faixa em forma de ondulação na cor branca (um símbolo gráfico).
Marca: Chama-se marca, todo símbolo criado que representa por sí só, o nome da Empresa ou produto.
Nesse caso, o símbolo gráfico substitui o nome da Empresa, uma vez que o símbolo já está suficientemente gravado na memória do consumidor. Um bom exemplo, é a marca da Volkswagem, que é utilizada muitas vezes, sem o nome por extenso da Empresa.
Quando as pessoas vêem a marca, automaticamente a associam ao nome da Empresa, sem que esta esteja presente.
Identidade Visual: Trata-se não do logotipo, logomarca ou marca em sí, mas sim do conjunto de regras que devem ser seguidas para a excelente e plena utilização dos referidos símbolos da Empresa, nos mais variados tipos de veiculação visual.
Como vcs puderam ver, existe distinção entre os termos utilizados, cada um referindo-se a um determinado tipo de símbolo de uma Empresa ou produto.
Gilghamesh
Posted 08 February 2005 - 04:44 PM
espero q releia o artigo e veja o que foi defendido em dizer que a palavra LOGOMARCA é um neologismo, além de LOGO e MARCA significarem a mesma coisa - por isso digo aos quatro ventos é uma expressao tupiniquim criada erroneamente e usada por muitos pseudosdesigners
Posted 31 March 2005 - 03:09 AM
são termos diferentes.... quanto ao "tupiniquim" e "pseudodesigners". bom tygra.... tanto logomarca, logotipo, marca são palavras que tiveram a influencia tupiniquim como vc diz.
e eu, pessoalmente, vejo isso com bons olhos. toda língua (em especial espanhol e línguas germânicas) fazem isso... não vejo porque seria ruim a língua portuguesa adaptar termos, radicais, prefixos e sufixos.... claro que muito herdamos do latim e do grego nesse sentido.. assim como todas as línguas.... mas é comum a individualidade na hora de tratar das adaptações.
outra coisa.os neologismos..... anterior a essas discussão de logomarcaxlogotipo está a questão "neologismos"....... ainda não existe um consenso sobre isso, pelo contrário. Para muitos professores e literatos os neologismos são úteis e necessários..para tantos outros não...... então para mim é errado eu anular uma palavra ao qualificá-la como resultado de "neologismo". (o que eu não acho q ocorra com logomarca)
...quanto ao estudo da palavra em si:
Logomarca poderia ser dividida em logo e marca sim.... mas.. aí reside uma grande discussão que muitos professores criticam.... a suposta origem grega de "logo"..... ora, é sabido que existe o radical grego -logo-..... significando aquele que fala ou trata..... pois bem, mas tem um problema. em nossa língua esse radical é aceito como 2º elemento de uma composição, exemplo a palavra "diálogo". (perceba q nessa palavra "logo" não é sufixo pois não há o prefixo....por isso é um 2º elemento de composição)
aqui um link desse assunto específico.
link explicativo do radical
bom.... marka..... e, consequentemente, "signus".. signus nos remete a signo. palavra muito utilizada na literatura científica alemã e russa..... em especial quando vemos uma interessante abordagem de Vigotsky que trata signo como algo universal (que não precisa explicações) e símbolo como algo específico (que precisa uma explicação detalhada).....
bom..... daí vem a larga utilização da palavra marka .... ela nos remete a idéia de signo, universalidade... e, ao meu ver, é isso que a palavra Logomarca transmite.... " a universalidade de uma idéia"
como o gilghamesh citou antes ali...... a logomarca da coca cola..... todo o desenho..... com fundo vermelho.as letras.. tudo.... a logomarca deixa claro essa idéia de entendimento universal em torno do que estamos vendo.
eu particvularmente acredito ser a palavra logomarca uma junção de termos...talvez neologismos mesmo...... mas acredito ser uma palavra de uso correto sim, e acho q pode ser usada sim....... não a considero sinônimo de logotipo e não a acho redundante de maneira alguma.
"O design é uma profissão nova e por isso padrões ainda não existem ou estão sendo produzidos e difundidos.".. acho q essa frase sua no início tygra ilustar tb isso
desculpa pelo exagero de texto
abraços.
Posted 04 April 2005 - 09:52 PM
Posted 20 April 2005 - 01:10 PM
Posted 24 May 2005 - 11:59 AM
Posted 09 June 2005 - 03:57 PM
Vc sabe que vc é uma "mãe" pra todos nós
Vlw
Posted 15 June 2005 - 04:46 PM
Não vejo problema nenhum em continuar chamando de "logomarca"
Posted 16 June 2005 - 12:12 PM
Vc sabe que vc é uma "mãe" pra todos nós
Vlw

bom eu nao vou procurar os topicos la no orkut né - q putz grilla, mas vou citar algumas comunidades q ja discutiram sobre o assunto - ai só entra na comunidade e vcs la procurarem ta:
comunidade diretores de arte: http://www.orkut.com/CommTopics.aspx?cmm=45470, aqui eu lembro q a maioria dos dinossauros da propganado os q tem ja 30 40 anos de carreira defendem o uso do termo LOGOTIPO e detestam o uso do termo logomarca - e os novinhus sempre defendem o uso da palavra logomarca, enfim é procurar ler e opinar por la e cehgar a sua propria conclusao q eu particularmente to cansada deste tema - rs
comunidade da ADG (associação dos designers graficos) - http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=48168 - vira e mexe tem gente abordando este tema nos topicos - ai só vcs procurarem
comunidade grafic designer - http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=235368 é uma comunidade gringa mas se nao me engano ja teve um topico em portgues sobre o assunto
as comunidades de publicidade e propagandas antes do orkut virar modinha tinham umas discussoes interessantes como esta: http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=30761 q ja abordou este tema - hj INFELIZMENTE ta cheio de pessoal querendo AVALIAÇÂO DE PORTFOLIO ou fazem aqueles joguinhus inuteis - mas enfim só dar uma procurada por la q tem sobre o assunto
enfim ta bom né - agora só irem nas comunidades verem se acham os topicos e tirarem suas proprias conclusoes
Posted 22 November 2005 - 11:00 AM
Ana Luiza Escorel esclarece algumas dúvidas sobre logomarca, logotipo e símbolo, confira a matéria completa.
http://ifdcom.blogspot.com/2005/11/logomarca.html
Posted 25 November 2005 - 12:05 AM
Posted 25 November 2005 - 08:35 PM
mas acho q essa dicussao eh "meio inutil", tah certo q ter a unidade e blah blah blah eh importante, mas acho q essa disculao eh mais uma coisa de falar "eu entendo, e vc naum sabe nada"..
acho q o certo pode ser qlqr coisa mas oq cair no gosto vai ser, pode ser o errado ou o certo, se o povo (povo "ignorante", clientes e talz) usar de um jeito vc num vai poder explicar o "certo" pr todos...
eh isso... minha opiniao
Posted 02 May 2006 - 10:53 AM
Comecei no design gráfico há 1 ano e meio, e desde o início busco a verdade sobre LOGOMARCA. Na empresa onde trabalho, fazemos uma requisição de Impresso na Imprensa Oficial do Estado. Lá, temos de descrever por completo todas as especificações do impresso. Tem um campo onde encontro uma lista enorme pra escolher um item só. Dá uma olhada:
Arte possui:
frente:
logotipo
logotipo e logomarca
logotipo e marca
logomarca e marca
somente logomarca
... e assim se segue pra um infinito. Até vou entrar de novo e escrever tdo o que tem lá.
O que quero dizer com isso. Que antes de ler seu artigo, tinha visto muitas opiniões, porque queria mesmo saber a diferença, só que nada muito técnico. Tipo, esse achismo é que mata. Ninguém pesquisa, mas quer dar opinião. Beleza, toda opinião é importante e válida, só que a galera fala como se fosse phd em design e linguagem visual...
RESUMINDO... achei tua opinião muito técnica, e tua linguagem muito clara, objetiva. Ganhaste mais um... acredito ma diferença SÍMBOLO GRÁFICO - SIGNO GRÁFICO
Abraço
Posted 05 May 2006 - 04:24 PM
To fazendo Design Digital caminhando pro segundo ANO.
Conclusão é que logomarca não existe.. Fui bem explicado disso pelos
Professores.
Dica é ler este livro recomendo.:
- O Efeito Mutiplicador do Design
- Autor: Ana Luisa Escorel
- Editora: Senac São Paulo
Leiam o captulo que ela fala: Logomarca, por quê ?
Esse livro é bom pra ti mandaproleo que esta no curso de Design Gráfico.
Unica coisa que eu fico triste é que entro em sites de grandes profissionais e agências. E vejo lá escrito Logomarca nossa eu quero é morrer quando vejo isso escrito...
Anteciosamente
Marco Antonio
Posted 08 May 2006 - 02:28 PM
Falou, abraço meu brother
Leonardo Fischer
flbrother@hotmail.com
Posted 03 September 2007 - 12:09 AM
e logotipo somente quando tem imagem e texto?
Share this topic:
Similar Topics
| Topic | Forum | Started By | Stats | Last Post Info | |
|---|---|---|---|---|---|
|
Efeito mouse arrasta site
|
Flash & ActionScript |
Vânder Ribeiro
|
|
|