Publicidade
|
|
Vc é um webdesigner materia de Fabiano Ferreira
Posted 13 February 2004 - 09:27 PM
A história diz que muitas profissões ou ciências sofreram algum tipo de preconceito. Medicina, artes cênicas, filosofia, etc… Todos elas foram julgadas no seu tempo por motivos político-sociais, religiosos, dentre outros, até que após muita luta se provou o contrário. Pois então a história está adicionando mais uma profissão para o rol das ditas "profissões que qualquer um pode seguir": a difícil missão de ser um Webdesigner.
A complicação começa quando nos deparamos com as seguintes perguntas: Quando surgiu o Webdesign? Quem é Webdesigner? O que eu preciso fazer para ser um? Quanto cobrar por um serviço?
Bem, primeiramente devo alertar: Se você pensa que ser webdesigner é apenas saber mexer mais ou menos em um editor visual de HTML e fazer um FTP, esqueça.
O Webdesign é uma profissão fantástica, mas só têm sucesso aqueles que enxergam além de seus mouses e monitores. Pena que está tão banalizada pela sociedade a ponto de não haver nenhum órgão responsável pela categoria e tampouco um registro reconhecido pelo Ministério de Trabalho para diferenciar os que realmente estudaram para isso dos famosos "sobrinhos que fazem página".
Tal como o hardware, ocorreu o mesmo comigo em reação ao webdesign. Precisei aprender muita coisa para finalmente entender que um webdesigner não é só aquele que clica na tela, puxa e estica fotos, usa um editor visual e mostra sua grande obra de arte para todos verem. Antes de tudo, AME a sua profissão como a si mesmo. (não, não se trata de nenhuma heresia bíblica.). É isso mesmo. Esta profissão requer paixão, vontade e quem tiver DOM para isso, terá percorrido um trecho a mais nesta caminhada.
Em seguida, lembre-se daquele famoso ditado: "O cliente merece respeito e sempre está com a razão".Ou quase sempre… porém se este for o caso, você terá que usar muita psicologia e jogo de cintura para mostrar um outro ponto de vista sem ferir seu orgulho ou inteligência. E o que foi citado acima é o que mais falta nos "webdesigners" da atualidade. Compromisso, respeito e responsabilidade.
Um bom webdesigner não é aquele que sabe "mexer" em todos os programas, mas sim aquele que abstrai o melhor de todos os recursos disponíveis para atingir seu objetivo, e conseqüentemente, do seu cliente. Outro alerta para quem solicita os serviços de um "webdesigner" é lembrar-se sempre de outro ditado muito popular: "O barato pode sair caro". E dependendo do caso, muito caro!
É difícil até um certo ponto dimensionar se o preço cobrado por um "profissional" está compatível com o que pode oferecer, mas existe uma grande arma para quem necessita de um parâmetro: solicitar portifólios e referências. Acredito que atualmente é a melhor maneira de conhecer a pessoa, seus trabalhos, seu estilo e até mesmo suas pretensões.
Quando me solicitam orçamentos, digo que cobro o justo. Assim mesmo, o conceito de justo é questionável. Então peço ao cliente que pesquise não só os preços, mas os profissionais que estão por trás dele. Conseqüentemente muitos deles acabam se convencendo de que o barato não é sempre sinônimo de qualidade e eficiência.
Lembre-se de que, depois da inteligência, somos dotados de outro dom divino: o livre arbítrio. Vamos utilizá-los da melhor maneira para que não soframos mais com tantas injustiças.
Errar é humano, mas "errardware" demais não.
materia de Fabiano Ferreira - superdownloads
Posted 13 February 2004 - 09:41 PM
Sua participação é muto bem vinda em nossa comunidade.
\\
Posted 13 February 2004 - 11:21 PM
Posted 14 February 2004 - 03:57 AM
eu mesmo acho que nunca serei um de verdade... sempre amador...
mas quem sabe com
falowz...
Posted 24 February 2004 - 10:51 AM
O ponto principal do meu pensamento, é criação de uma espécie de "conselho regional", assim como existe para administradores, economistas, etc, para webdesigner e programador web . Não quero aqui definir como seriam os critérios para autorização da pessoa trabalhar na área.
Isso inicialmente faria com que os profissionais realmente sérios, buscassem sempre reciclagem e cursos, evitando aqueles que sujam o nome da categoria fossem incluídos com as que realmente trabalham sério . O que consequantemente traria uma maior reconhecimento e repeito da sociedade com o webdesigner.
Gostaria de ouvir a opinião de voces quanto à esse assunto : voces são contra ou a favor, tem outro tipo de pensamento , etc ...
Flávio Cortez
Posted 24 February 2004 - 11:20 AM
Sobre o lance a Associação, isso eh um tema muito discutido em diversos foruns. Axo que criar uma um "Conselho Nacional" n eh a solução. Na minha opinião um WEB DESIGNER eh, primeiramente, um DESIGNER, e como tal, se quiser se associar a algo, associe-se à ADG. Veja bem, existe em algumas universsidades oferecem a especialização em Design para Web, mas pra isso vc precisa ter feito Desenho industrial jah, entaum vc tem toda a formação de Designer e um pouco mais.
Sinceramente, hj eu trabalho como Web Designer, mas eu já trabalhei criando logomarcas e trabalhos publicitários. Adoro o web design, mas se eu pudesse continuar com trabalhos impressos e webdesign, seria otimo
Posted 24 February 2004 - 12:44 PM
uma coisa estranha deles é que qualquer um pode colocar no site o selo associado ABRAWEB (ou algo assim)...
sendo ou nao um web designer...
falowz...
Posted 25 February 2005 - 11:05 AM
www.cronic.com.br
Posted 25 February 2005 - 11:25 PM
Estava pensando sobre uma possível "associação" de webdesigners, não tenho opinião definitiva sobre o assunto, mas acredito que, talvez, não fosse a solução do problema. Analisando alguns dos possíveis prós e os contras de uma associação:
PRÓS
1) teria-se uma identidade (registro) para identificação perante uma proposta de trabalho
2) possíveis cursos direcionados, com descontos
3) uma entidade sempre cobrando atualizações profissionais
CONTRAS
1) teria-se que trabalhar somente com softwers registrados (alguém sabe qto custa um pacote incluindo windows, office, flash, fireworks, freehand, coldfusion, dreamweaver, etc... ?)
2)para se ter uma associação responsável e respeitável, com certeza haveria um alto custo para mantê-la. Conheço muita gente que não consegue nem pagar uma hospedagem, imagina depender de um pagamento para garantir a sua função profissional? !
3)Para tal, poderia haver uma tendência em aumentar consideralvelmente os valores dos trabalhos, dando margem, para quem não fosse associado, à concorrência desleal. Como acontece com "profissionais" na área da informática que "roubam" vagas dos realmente profissionais com canudo na mão, formados.
Aí eu pergunto a vcs, lendo a matéria trazida pela tygra, efetivamente o que seria webdesigner?
- um designer gráfico formado, com sólidos conhecimentos em web ?
- uma pessoa não formada, mas com conhecimentos em sowtwers de editoração ?
- alguém que saiba programação web (javascript, php, asp...) ?
Até hj não vi ninguém dizer o que, realmente, é um webdesigner, ao contrário de webmaster. Pelas matérias que vejo na net e principalmente as da tygra aki no fórum, não basta ser design gráfico, a internet tem toda uma característica particular na elaboração do design, levando-se em conta a navegabilidade, tipologia, velocidades de modens, analizando o público alvo...
Por fim, pra não dizer que vim só pra complicar (risos) acho que a tendência é de que essa profissão, muito em breve, venha a fazer parte de todas as universidades de peso (algumas já têm), o que poderia ser uma solução. Enquanto isso não ocorre, quem for o mais apaixonado, esforçado, estudioso e apresentar o MELHOR portfólio, sempre será reconhecido, podendo cobrar um valor justo pelo nível do seu trabalho.
É isso ae pessoal
T+
Posted 27 February 2005 - 11:53 AM
O que eu quero dizer, é que pouca gente se dedica a realmente estudar o design em si, só quer saber de fazer tutoriais, sem nunca fazer algo seu, alguns chegam até a plagiar ra receber alguns elogios..... EU ainda não me considero um bom WebDesigner, estudo a 2 anos somente, mas estou me esforçando pra um dia me destacar.
É isso, salve conunidade, e vamos estudar
Share this topic:
Similar Topics
| Topic | Forum | Started By | Stats | Last Post Info | |
|---|---|---|---|---|---|
|
Japoneses criam material elástico condutor de eletricidade
|
Notícias |
Notícias
|
|
|
|
Operadores Lógicos...Aritiméticos...
Material sobre operadores! |
ColdFusion |
Juscilesio
|
|
|
|
dúvida nesse menu
ja procurei um tutorial ou alguma materia mas não achei |
Flash & ActionScript |
cesarmg
|
|
|
|
Libere M. Ram com o AnalogX MaxMem
materia Baboo |
Outros |
Igor [-)IsN_IP(-]
|
|
|
|
[VAGA] Webdesigner (efetivo ou estágio)
|
Mercado / Vagas |
LK.
|
|
|
|
Diego Darlan (DDarlan) - Webdesigner - Desenvolvimento de websites, layouts personalizados, logomarcas, folders, newsletters, malas diretas e logotipo
|
Portfólio |
Diego Darlan (DDarlan)
|
|
|
|
Vaga para Webdesigner - temporário
construção de protótipos para grande cli |
Mercado / Vagas |
anapaula
|