..:: MX Studio Fóruns ::..: Vc é um webdesigner - ..:: MX Studio Fóruns ::..

Jump to content

Publicidade

ATENÇÃO

Para evitar posts desnecessários e que não influam para o andamento e desenvolvimento do fórum, clique aqui e leia todas as regras.
Page 1 of 1
  • You cannot start a new topic
  • You cannot reply to this topic

Vc é um webdesigner materia de Fabiano Ferreira

#1 User is offline   Tygra 

• Group: Membros

Posted 13 February 2004 - 09:27 PM

Voce é um webdesigner?

A história diz que muitas profissões ou ciências sofreram algum tipo de preconceito. Medicina, artes cênicas, filosofia, etc… Todos elas foram julgadas no seu tempo por motivos político-sociais, religiosos, dentre outros, até que após muita luta se provou o contrário. Pois então a história está adicionando mais uma profissão para o rol das ditas "profissões que qualquer um pode seguir": a difícil missão de ser um Webdesigner.

A complicação começa quando nos deparamos com as seguintes perguntas: Quando surgiu o Webdesign? Quem é Webdesigner? O que eu preciso fazer para ser um? Quanto cobrar por um serviço?

Bem, primeiramente devo alertar: Se você pensa que ser webdesigner é apenas saber mexer mais ou menos em um editor visual de HTML e fazer um FTP, esqueça.

O Webdesign é uma profissão fantástica, mas só têm sucesso aqueles que enxergam além de seus mouses e monitores. Pena que está tão banalizada pela sociedade a ponto de não haver nenhum órgão responsável pela categoria e tampouco um registro reconhecido pelo Ministério de Trabalho para diferenciar os que realmente estudaram para isso dos famosos "sobrinhos que fazem página".

Tal como o hardware, ocorreu o mesmo comigo em reação ao webdesign. Precisei aprender muita coisa para finalmente entender que um webdesigner não é só aquele que clica na tela, puxa e estica fotos, usa um editor visual e mostra sua grande obra de arte para todos verem. Antes de tudo, AME a sua profissão como a si mesmo. (não, não se trata de nenhuma heresia bíblica.). É isso mesmo. Esta profissão requer paixão, vontade e quem tiver DOM para isso, terá percorrido um trecho a mais nesta caminhada.

Em seguida, lembre-se daquele famoso ditado: "O cliente merece respeito e sempre está com a razão".Ou quase sempre… porém se este for o caso, você terá que usar muita psicologia e jogo de cintura para mostrar um outro ponto de vista sem ferir seu orgulho ou inteligência. E o que foi citado acima é o que mais falta nos "webdesigners" da atualidade. Compromisso, respeito e responsabilidade.

Um bom webdesigner não é aquele que sabe "mexer" em todos os programas, mas sim aquele que abstrai o melhor de todos os recursos disponíveis para atingir seu objetivo, e conseqüentemente, do seu cliente. Outro alerta para quem solicita os serviços de um "webdesigner" é lembrar-se sempre de outro ditado muito popular: "O barato pode sair caro". E dependendo do caso, muito caro!

É difícil até um certo ponto dimensionar se o preço cobrado por um "profissional" está compatível com o que pode oferecer, mas existe uma grande arma para quem necessita de um parâmetro: solicitar portifólios e referências. Acredito que atualmente é a melhor maneira de conhecer a pessoa, seus trabalhos, seu estilo e até mesmo suas pretensões.

Quando me solicitam orçamentos, digo que cobro o justo. Assim mesmo, o conceito de justo é questionável. Então peço ao cliente que pesquise não só os preços, mas os profissionais que estão por trás dele. Conseqüentemente muitos deles acabam se convencendo de que o barato não é sempre sinônimo de qualidade e eficiência.

Lembre-se de que, depois da inteligência, somos dotados de outro dom divino: o livre arbítrio. Vamos utilizá-los da melhor maneira para que não soframos mais com tantas injustiças.

Errar é humano, mas "errardware" demais não.

materia de Fabiano Ferreira - superdownloads
0

#2 User is offline   babu 

Posted 13 February 2004 - 09:41 PM

Salve,

Sua participação é muto bem vinda em nossa comunidade.

thumbup.gif thumbup.gif

\\
0

#3 User is offline   pa_bruno 

Posted 13 February 2004 - 11:21 PM

mto bom, mto bom. hj em dia eh mto fácil achar webdezainers por ae... dry.gif
0

#4 User is offline   DIMEBAG 

Posted 14 February 2004 - 03:57 AM

ser um webdesigner nao é tao simples como as pessoas pensam...

eu mesmo acho que nunca serei um de verdade... sempre amador... blink.gif

mas quem sabe com smartass.gif tudo se resolve...

falowz...
0

#5 User is offline   flavioac 

Posted 24 February 2004 - 10:51 AM

Sei que o que vou dizer parece burocracia, mas penso que assim a profissão de WebDesigner possa ser mais reconhecida e respeitad pela população :

O ponto principal do meu pensamento, é criação de uma espécie de "conselho regional", assim como existe para administradores, economistas, etc, para webdesigner e programador web . Não quero aqui definir como seriam os critérios para autorização da pessoa trabalhar na área.

Isso inicialmente faria com que os profissionais realmente sérios, buscassem sempre reciclagem e cursos, evitando aqueles que sujam o nome da categoria fossem incluídos com as que realmente trabalham sério . O que consequantemente traria uma maior reconhecimento e repeito da sociedade com o webdesigner.

Gostaria de ouvir a opinião de voces quanto à esse assunto : voces são contra ou a favor, tem outro tipo de pensamento , etc ...

Flávio Cortez
0

#6 User is offline   Marcus VBP 

Posted 24 February 2004 - 11:20 AM

Concordo com vc, sobre o fato de q o web design não ser reconhecida como profissão séria. Isso acontece por diversos motivos. axo q os principais são: a própria internet, que por ser muito nova, algumas pessoas não conseguem ver o potencial dessa nova mídia, e também o fato de como é facil ter ferramentas de criação hj em dia; antigamente era dificil até ter computador (um amigo meu me contou q no começo ele trabalhava com um 486 e com o Corel Draw! 4, entaum qdo ele fazia um grafico mais complexo, saía pra tomar um café enquanto o processador fazia os cálculos, hehehe). hj em dia tem um pc em cada residencia, e os programas sao acessiveis, fazendo com que apareçam "sobrinhos" em toda esquina. Consequentemente, vai haver uma banalização e protituição, por assim dizer, da profissao. Algumas pessoas n sabem q para ser realmente design tem q fazer universsidade de Desenho Industrial, etc, etc...

Sobre o lance a Associação, isso eh um tema muito discutido em diversos foruns. Axo que criar uma um "Conselho Nacional" n eh a solução. Na minha opinião um WEB DESIGNER eh, primeiramente, um DESIGNER, e como tal, se quiser se associar a algo, associe-se à ADG. Veja bem, existe em algumas universsidades oferecem a especialização em Design para Web, mas pra isso vc precisa ter feito Desenho industrial jah, entaum vc tem toda a formação de Designer e um pouco mais.

Sinceramente, hj eu trabalho como Web Designer, mas eu já trabalhei criando logomarcas e trabalhos publicitários. Adoro o web design, mas se eu pudesse continuar com trabalhos impressos e webdesign, seria otimo wink.gif
0

#7 User is offline   DIMEBAG 

Posted 24 February 2004 - 12:44 PM

e a abraweb? nao serve pra nada?

uma coisa estranha deles é que qualquer um pode colocar no site o selo associado ABRAWEB (ou algo assim)...

sendo ou nao um web designer...

falowz...
0

#8 User is offline   marcus 

Posted 25 February 2005 - 11:05 AM

oi.. esse forum é irado .. e queria dizer que caso queira ser um designer formado, a faculdade ideal é Design Gráfico.. ela é totalmente direcionada para web design, foto, video, desenho, animação, etc.. estou no terceiro periodo e amo a profissão .. mas na minha opião, só a faculdade não adianta, "os cursos e intensivos" são tão importante quanto a faculdade para uma boa formação.

www.cronic.com.br
0

#9 User is offline   kikomx 

Posted 25 February 2005 - 11:25 PM

Salve comunidade !

Estava pensando sobre uma possível "associação" de webdesigners, não tenho opinião definitiva sobre o assunto, mas acredito que, talvez, não fosse a solução do problema. Analisando alguns dos possíveis prós e os contras de uma associação:

PRÓS
1) teria-se uma identidade (registro) para identificação perante uma proposta de trabalho
2) possíveis cursos direcionados, com descontos
3) uma entidade sempre cobrando atualizações profissionais

CONTRAS
1) teria-se que trabalhar somente com softwers registrados (alguém sabe qto custa um pacote incluindo windows, office, flash, fireworks, freehand, coldfusion, dreamweaver, etc... ?)
2)para se ter uma associação responsável e respeitável, com certeza haveria um alto custo para mantê-la. Conheço muita gente que não consegue nem pagar uma hospedagem, imagina depender de um pagamento para garantir a sua função profissional? !
3)Para tal, poderia haver uma tendência em aumentar consideralvelmente os valores dos trabalhos, dando margem, para quem não fosse associado, à concorrência desleal. Como acontece com "profissionais" na área da informática que "roubam" vagas dos realmente profissionais com canudo na mão, formados.

Aí eu pergunto a vcs, lendo a matéria trazida pela tygra, efetivamente o que seria webdesigner?
- um designer gráfico formado, com sólidos conhecimentos em web ?
- uma pessoa não formada, mas com conhecimentos em sowtwers de editoração ?
- alguém que saiba programação web (javascript, php, asp...) ?

Até hj não vi ninguém dizer o que, realmente, é um webdesigner, ao contrário de webmaster. Pelas matérias que vejo na net e principalmente as da tygra aki no fórum, não basta ser design gráfico, a internet tem toda uma característica particular na elaboração do design, levando-se em conta a navegabilidade, tipologia, velocidades de modens, analizando o público alvo...

Por fim, pra não dizer que vim só pra complicar (risos) acho que a tendência é de que essa profissão, muito em breve, venha a fazer parte de todas as universidades de peso (algumas já têm), o que poderia ser uma solução. Enquanto isso não ocorre, quem for o mais apaixonado, esforçado, estudioso e apresentar o MELHOR portfólio, sempre será reconhecido, podendo cobrar um valor justo pelo nível do seu trabalho.

É isso ae pessoal
T+ thumbsup.gif
0

#10 User is offline   Pablo Brenner 

Posted 27 February 2005 - 11:53 AM

òtima matéria, o autor teve muito bom censo. Eu diria que hoje o Webdesign em geral está meio "banalizado", porque eu digo isso? É bem simples, acho que aqui mesmo na comunidade temos vários exemplos, um muleque chega num camelo, vê um CD pirata do Photoshop 7.0, compra e paga à vista, chega em seu computador, instala o programa criminoso, então começa a "estuda-lo", faz uns tutoriais aqui, outros ali, volta e meia resolve fazer um layout, que não fica grande coisa, mas mesmo assim já se acha um ótimo WebDesigner, digno de um cargo importante em uma comunidade referente, ai então ele posta para avaliação seu bendito layout, alguns elogiam, dizem que está perfeito, se bobear, rola até um nota 10, vinda de um ser da mesma espécie que o autor, ai então, chega um cara que realmente "manja da coisa", e se esforça para não só estudar seus programinhas, mas sim a essencia do design, elas faz algumas críticas construtivas, não despreza o trabalho do nosso amigo "noob", mas aproveita para lhe dar umas dicas....

O que eu quero dizer, é que pouca gente se dedica a realmente estudar o design em si, só quer saber de fazer tutoriais, sem nunca fazer algo seu, alguns chegam até a plagiar ra receber alguns elogios..... EU ainda não me considero um bom WebDesigner, estudo a 2 anos somente, mas estou me esforçando pra um dia me destacar.

É isso, salve conunidade, e vamos estudar wink.gif
0

Share this topic:

Page 1 of 1
  • You cannot start a new topic
  • You cannot reply to this topic

Publicidade

1 User(s) are reading this topic
0 membro(s), 1 visitante(s) e 0 membros anônimo(s)