Bem como pediram e é bem tranquilo, estou aqui falando do uso que eu fiz do método random() da classe Math.
Mas primeiro vamos a como eu cheguei a isso.
Quis trocar meu avatar (apesar de ainda curtir o outro..
Então pensei, vou fazer um filme com uma imagem em cada frame e fazer com que a cada vez que esse filme seja executado ele abra em uma posição diferente.
Logo uma forma é usar um random.
Mas vamos ao código em sí.
Para começarmos com o random(), podemos fazer o simples teste de inserir um random em uma variável e dar um trace para ver o q rola:
var exemplo:Number =Math.random()
trace (exemplo)
Criamos a variável exemplo, que tem seu valor obtido através do random e com o trace exibimos seu valor no painél de saída.
No meu caso o primeiro que sai foi :
0.534430393949151
Então aí está o mais simples teste com o método random()
Mas precisamos de um valor melhor não é?
Então fiz o seguinte, multipliquei o valor da variável por 10 e inseri outro método da classe Math para arredondamento, o round().
O código ficou assim:
var exemplo:Number =Math.round(Math.random()*10)
Pronto agora a saida do trace nos passa números mais reais: 9, 2, 0, 10 e etc..
Agora é só inserir esse código de forma adequada em um gotoAndStop no primeiro frame:
gotoAndStop(Math.round(Math.random()*10));
Pronto agora quando seu filme rodar, esse goto vai para um frame aleatório até 10.
Insiram imagens nos frames de 1 a 10 mas lembrem de colocar um stop() em casa frame hein ...
Enquanto pensava no que colocar aqui pra vcs achei melhor falar do uso dos métodos da classe Math.
Mas um uso mais fácil é simplesmente inserir random() com o intervalo até onde vcs querem.
É sempre apartir de 0, então por exemplo até 6 use:
random(6)
Com isso ele gera números aleatórios de 0 até 6 e já arredondados.
No final passei pra vocês duas formas de fazer...
Essa última forma é bem mais fácil e rápida, mas no outro código passei uma noção do uso desses dois métodos da classe Math.
É bem tranquilo galera, façam uns testes e qualquer dúvida postem ae, de preferência no fórum de flash mesmo pois nem sempre a galera visita esse fórum de Tutos né ?!
Falow
[ºº]
Nospheratu

Help