..:: MX Studio Fóruns ::..: Dúvidas sobre manipulação de MC e Som - ..:: MX Studio Fóruns ::..

Jump to content

Publicidade

ATENÇÃO

Para evitar posts desnecessários e que não influam para o andamento e desenvolvimento do fórum, clique aqui e leia todas as regras.
Page 1 of 1
  • You cannot start a new topic
  • You cannot reply to this topic

Dúvidas sobre manipulação de MC e Som

#1 User is offline   Andre Brandao 

• Group: Membros

Posted 06 October 2008 - 12:31 AM

Olá pessoas, estou com algumas dúvidas em relação à manipulação de MC e carregamento de som.

Vamos primeiramente ao MC.
To desenvolvendo um site onde tenho uma cena principal e nesta cena tenho um menu que irá "chamar" as outras seções.

Atualmente fiz da seguinte maneira:
Na cena "Principal", colokei uma action que chama um outro SWF externo que criei.
CÓDIGO
loadMovieNum("principal.swf",2)

Sei também que ao invés de criar um outro SWF, posso criar um MC e chamá-lo através da action
CÓDIGO
loadMovie();

A minha dúvida é se existe uma melhor performance em algum dos dois métodos, se o carregamento fica mais lento ou mais rápido, se existem limitações em algumas delas, ou se são somente duas formas de se chegar ao mesmo resultado.

Em relação ao carregamento do som, minha dúvida é a seguinte:
Criei um keyframe e adicionei um som nele, assim quando carrega a cena o som toca.
Quando geiri o SWF, o arquivo tava sando uns 450kb, e para web, acho que fica meio pesado pra se carregar. Aí fui fuçando na library e encontrei diversas opções de compressão, e ao utilizar a compressão Speech com 11khz, o arquivo SWF foi reduzido para uns 160kb e o som não perdeu quase nada em sua qualidade.
Também encontrei um outro método de carregar o som via action script:
CÓDIGO
som = new Sound();
som.loadSound("som_fundo.mp3", true)
som.play();

Porém, quando abrir o SWF, ele terá de carregar o som de 400kb.
Minha dúvida é, qual dos métodos é o mais viável para se utilizar?

Bom, espero ter expressado claramente minhas dúvidas, e espero que possam me ajudar.

Grande abraço a todos, fikem na paz!
0

#2 User is offline   Tiago Braga 

• Group: Moderadores

Posted 06 October 2008 - 11:38 AM

André, seguinte..

1º_ O loadMovie carrega <- SWF, JPEG, GIF, ou PNG.
Vc precisa de um movieclip instanciado no palco e depois fazer o seguinte:

loadMovie("caminho/arquivo.swf", MC_INSTANCIADO);

2º_ loadMovieNum carrega <- SWF, JPEG, GIF, ou PNG.
Este método carrega o objeto, mas com o parâmetro adicional LEVEL (nível).

Ai vc citou o seguinte: "PERFOMANCE". Vai depender mto, pod ser que vc vai utilizar o primeiro ou o segundo, agora eu utilizo a classe MovieClipLoader. No site do mxstudio tem material sobre está classe.

SOM...

O melhor método SEM DÚVIDA é carregar por código:

som = new Sound();
som.loadSound("som_fundo.mp3", true)
som.play();

Pq? Vc não tem o som na library, com seu tamanho pesando o arquivo final, e vc pod tratar a informação como por exemplo, ir para o segundo quadro somente quando o som esetiver totalmente carregado.

Até
0

#3 User is offline   Andre Brandao 

• Group: Membros

Posted 06 October 2008 - 04:47 PM

Valew pelas dicas velhinho!

Só um detalhe em relação ao som.

O som que estou colocando de fundo, possui 400kb, como eu já disse, considero um pouco pesado para carregamento via web.
Você comentou que se eu utilizar o som por código, ele não carrega na library, tornando o SWF mais leve, porém, se eu for utilizar uma action para ele prosseguir somente depois de carregar o som, o usuário terá de esperar da mesma maneira pelo carregamento do .mp3 com seus 400kb mais os 50kb do SWF.

Já utilizei diversos programas de audio para comprimir ainda mais o .mp3, poré, ele perde consideravelmente sua qualidade.

O método que citei foi o seguinte, adicionei o som na library e o coloquei num keyframe.
Depois fui na library e utilizei a compressão Speech com 11 khz.
Feito isso, ele reduziu o SWF para 160kb e o arquivo de som não perdeu tanta qualidade.

Grande abraço, e obrigado por sua atenção.
0

#4 User is offline   Tiago Braga 

• Group: Moderadores

Posted 06 October 2008 - 05:21 PM

Ok então... Até
0

Share this topic:

Page 1 of 1
  • You cannot start a new topic
  • You cannot reply to this topic

Publicidade

2 User(s) are reading this topic
0 membro(s), 2 visitante(s) e 0 membros anônimo(s)