..:: MX Studio Fóruns ::..: Como incluir formulario de e-mail no Fireworks? - ..:: MX Studio Fóruns ::..

Jump to content

Publicidade

ATENÇÃO

Para evitar posts desnecessários e que não influam para o andamento e desenvolvimento do fórum, clique aqui e leia todas as regras.
Page 1 of 1
  • You cannot start a new topic
  • You cannot reply to this topic

Como incluir formulario de e-mail no Fireworks?

#1 User is offline   The Dream Studio 

• Group: Membros

Posted 04 September 2008 - 06:42 PM

Olá amigos, meu nome é Belletti, sou fotografo e estou tentando fazer meu proprio site. Gosto muito dessa area de webdesign e só agora estou começando a pesquisar sobre. Comprei um curso de Fireworks e estou adorando o programa, fiz meu primeiro layout e ainda possuo algumas duvidas. A primeira delas é sobre como fazer um formulario de e-mail no fireworks, daqueles que a pessoa preenche todos os campos e cai direto no meu e-mail. Alguém teria idéia? Ouvi falar que seria necessário fazer lá no Dreamweaver, sei mexer um pouquinho nesse programa mas como trazer depois o formulário para o Fireworks?

Outra duvida, no meu site gostaria de postar fotos no futuro de outros computadores (como viajo bastante tenho a necessidade de postar fotos de casamentos as vezes de hoteis, shoppings, onde eu encontrar conexao wirelles ;-)) - ouvi dizer que isso é o chamado conteudo dinamico. Como eu colocaria isso em meu site? Seria um programa especifico? Como eu não conheço nada de linguagem estou meio perdido. Já tentei pegar algumas apostilas mas mesmo assim ainda fico perdido.

De qualquer forma já agradeço toda a ajuda,

Grande abraço e sucesso a todos,
Belletti
The Dream Studio.
www.edream.com.br
0

#2 User is offline   rodrigo_sant 

Posted 19 September 2008 - 12:15 PM

Bom dia. O lance do formulário teria que ser no dreamweaver mesmo, mesma coisa o conteudo dinamico do site teria que ser feito em .php ou .asp o que é bem complicado para quem está iniciando aconselho vc contratar um profissional para fazer seu site ou fazer ele em html (o que da bem mais trabalho para atualizar)

Se for fazer em html e quiser um formulario de contato pesquise por "formulário" na área de dreamweaver alguma coisa vc deve achar boa sorte
0

#3 User is offline   The Dream Studio 

Posted 07 October 2008 - 10:59 AM

Olá Rodrigo, obrigado pela resposta!
0

#4 User is offline   ThiagoxD 

Posted 07 October 2008 - 01:01 PM

QUOTE(rodrigo_sant @ 19/9/2008 11:09:41) <{POST_SNAPBACK}>
Bom dia. O lance do formulário teria que ser no dreamweaver mesmo, mesma coisa o conteudo dinamico do site teria que ser feito em .php ou .asp o que é bem complicado para quem está iniciando aconselho vc contratar um profissional para fazer seu site ou fazer ele em html (o que da bem mais trabalho para atualizar)

Se for fazer em html e quiser um formulario de contato pesquise por "formulário" na área de dreamweaver alguma coisa vc deve achar boa sorte

Eu não concordo totalmente com essa resposta do Rodrigo.

Concordo que a criação de sites em PHP e ASP são complicadas sim. E que formulario é no Dreamweaver.

Mais discordo que utilizar HTML para construção de um site seja algo dificil de atualizar. Eu uso HTML e atualizo o site rapidamente. Uso folhas de estilo externas qualquer alteração em layout é feita em menos de 5 minutos. E adição de conteudo também é mutio rapido.

Como você vai ser o webstandard do teu site você pode atualizar o site de qualquer lugar atraves do codigo fonte e enviar para o servidor via FTP. Não precisa usar PHP nem ASP para isso já que apenas você vai poder alterar o site.

Na minha opnião ASP e PHP seria para o caso de outras pessoas ao se logarem ter acesso a um painel de controles que nem é o caso desse forum aqui. Dai sim necessitaria de PHP ou ASP mais como é apenas você que vai alterar pode ser feito em HTML e CSS a alteração é rapida e pratica e pode ser atualizado de qualquer lugar via FTP.

E outra coisa que discordo é ele falar para contratar um profissional. É obvio que como o nome já diz a pessoa é fera no assunto. Mas se você gosta e pretende aprender a criar um site acho que tem mais é que aprender. Eu aprendi a fazer sites lendo livros, entrando em foruns, treinando, errando e acertando e não contratando profissionais.

Abraço e boa sorte
0

#5 User is offline   The Dream Studio 

Posted 08 October 2008 - 09:55 AM

Olá Thiago, muito obrigado pela resposta!

Como disse acima estou me aventurando na arte do Webdesign... mas ainda estou muito no ínicio, aprendi rapidamente um pouco de fireworks mas me falta o aprendizado em codigos html, php, css...etc...

Você tem idéia onde eu poderia achar algum formulário para e-mail (coisa simples, com poucos campos) e como anexa-lo ao dreamweaver mantendo o layout que já fiz?

Uma outra coisa... gostaria de adicionar futuramente um cadastro de clientes, coisa muito simples tambem, o cliente coloca alguns dados e vem pra minha caixa de e-mail. O processo é o mesmo?

Grande abraço e sucesso!

0

#6 User is offline   ThiagoxD 

Posted 08 October 2008 - 01:03 PM

todo formulario tanto de cadastro quanto de contatos são enviados para o seu email:

fazer um formulario é simples. Eu recomendo para que fique mais organizado o formulario feito em tabelas.

oq você tem que fazer é criar um form onde serão inseridos todos os campos. nesse form você colocara uma action um id umname e um method

Method -> pode ser GET ou POST
Name e ID -> Você escolhe
Action -> No caso de get será http://www.seuservidor.com.br/cgi-bin/s-form.pl no caso de POST será o arquivo PHP ou outro.

ficando assim:

<form action="http://www.seuservidor.com.br/cgi-bin/s-form.pl" method="get" id="contatoForm" name="contatoForm">
</form>

depois de criar um form você vai colocar tudo dentro dele.

Primiro você cria um fieldset

Ficando Assim:

<form action="http://www.seuservidor.com.br/cgi-bin/s-form.pl" method="get" id="contatoForm" name="contatoForm">
<fieldset>
</fieldset>

</form>

Dentro desse fieldset você começa a colocar as informações.

Coloque uma legend que serve para queapareça em cima do formulario um legenda falando sobre oq se trata.

Ficando Assim:

<fieldset>
<legend>Formulário de Contato</legend>
</fieldset>
</form>

Feito isso seu formulario já começa a tomar forma. Mas agora falta o principal que é colocar os campos =D

Para isso você cria uma tabela para consiguir deixar tudo mais alinhadinho e bonito.

Ficando assim:

<fieldset>
<table cellpadding="3" cellspacing="3" border="0">
</table>

</fieldset>
</form>

Bom cell padding e cellspacind definem o espaço entre as cedulas do formulario e border define borda eu coloquei 0 em borda pra que elas não apareçam e fique mais bonito.

Agora vem o tão esperado momento de por os campos =D

Você deve fazer o seguinte <tr> define a uma linha nova e <td> uma cedula nova no formulario.

então faça o seguinte:

<fieldset>
<tr>
<td><label for="assunto">Assunto</label></td>
<td><input type="text" name="assunto" id="assunto" maxlength="30" size="38" tabindex="1" /></td>
</tr>

</table>
</fieldset>
</form>

Agora você acabou de adicionar uma Linha e 2 cedulas em uma cedula contem a Label e m outra um campo do tipo input

Explicando:

Label -> É um rotulo para o campo ou seja oq aparece do lado dele para indicar oq tem que ser posto dentro.
Input -> É o campo que pode ser de varios tipos. No caso usamos texto
Text -> Indica o tipo do campo ou seja mostra que é um campo para se adicionar caracteres numeros etc.
Name -> É o nome do campo
ID -> É a identidade do campo
Maxleght -> É o numero maximo de Caracteres qu epode ser adicionado no campo
Size -> É o tamanho do campo em numero de caracteres.
Tabindex -> É definido para no caso do uso do tab para trocar de campos ele saber para uque campo deve ir.

Agora que você já sabe para que serve cada coisa já da para colocar o resto.

O formulario com todos os campos vai ficar assim ficar assim:

<fieldset>
<tr>
<td><input type="text" name="assunto" id="assunto" maxlength="30" size="38" tabindex="1" /></td>
</tr>
<tr>
<td><label for="nome">Nome</label></td>
<td><input type="text" name="nome" id="nome" maxlength="30" size="38" tabindex="2" /></td>
</tr>
<tr>
<td><label for="email">E-mail</label></td>
<td><input type="text" name="email" id="email" maxlength="40" size="38" tabindex="3" /></td>
</tr>
<tr>
<td><label for="mensagem">Mensagem</label></td>
<td><textarea name="mensagem" id="mensagem" rows="7" cols="30" tabindex="4"></textarea></td>
</table>
</fieldset>
</form>

Bom os Campos ASSUNTO / NOME / E-MAIL / MENSAGEM estão inseridos mais você deve tá pensando po legal mais o cara esqueceu de colocar os botões de enviar e limpar.

Eu não esqueci não é que os botões de enviar e limpra vão fora da tabela e antes deles ainda tem que se adicionar algumas coisas.

Antes de colocar os botões você deve definir no seu formulario 3 hidden fields mas oq são hidden fields?
Bom HIDDEN FIELDS são campos que pegam o que está escrito mais que não são visiveis no formulario.

Então o codigo ficar Assim:

O formulario com todos os campos vai ficar assim ficar assim:

<fieldset>
<tr>
</tr>
<tr>
<td><input type="text" name="nome" id="nome" maxlength="30" size="38" tabindex="2" /></td>
</tr>
<tr>
<td><input type="text" name="email" id="email" maxlength="40" size="38" tabindex="3" /></td>
</tr>
<tr>
<td><textarea name="mensagem" id="mensagem" rows="7" cols="30" tabindex="4"></textarea></td>
</table>
<input type="hidden" name="subject" value="Formulário de Contato - Site">
<input name="receiver" type="hidden" id="receiver" value="seu@email.com.br">
<input name="confirm_page" type="hidden" id="confirm_page" value="http://www.paginadoseusite.html">

</fieldset>
</form>

Vou explicar a funçõa deles o primerio campo hidden é o assunto que o email vai ter quando chegar na sua caixa de entrada no caso Formulário de Contato - Site

o segundo é o email que vai receber o formulario então onde está seu@email.com.br você coloca o email que quer que chegue o formulario.

E o terceiro é a pagina que a pessoa vai ser submetida ao enviar o formulario. Normalmente uma pagina agradecendo o contato.

Agora que isso foi feito podemos colocar os botões.

<fieldset>
<tr>
</tr>
<tr>
</tr>
<tr>
</tr>
<tr>
</table>
<input name="confirm_page" type="hidden" id="confirm_page" value="http://www.paginadoseusite.html">
<input type="submit" value="Enviar" tabindex="5" />
<input type="reset" value="Limpar" tabindex="6" />

</fieldset>
</form>

O botão de tipo submit é o botão que Envia o formulario onde está value é onde você escolhe oq etá escrito no botão.
O de reset é oq limpa o formulario

Bom é isso Você acabou de criar um formulario de contato para o seu site =D o codigo final é esse:

CÓDIGO
<fieldset>
<tr>
</tr>
<tr>
</tr>
<tr>
</tr>
<tr>
</table>
<input type="submit" value="Enviar" tabindex="5" />
<input type="reset" value="Limpar" tabindex="6" />
</fieldset>
</form>

Bom Agora é so colocar isso no body do site.

OBS: Eu apenas criei o formulario a CSS para das estilo a ele não foi criado. Esse Formulario foi criado no method GET para post o procedimento seria o mesmo mais seria necessario uma arquivo em PHP para receber as variaveis.

Esse tutorial não foi pego de nenhum site foi digitado todo por mim então se alguem quiser usar em outro lugar colocar os creditos para ThiagoxD

Espero que tenha ajudado você

Abraço.

PS: Embora esteja na parte de fireworks esse topico é relacionado com Dreamweaver portano vou pedir para que seja movido.

0

#7 User is offline   The Dream Studio 

Posted 08 October 2008 - 02:46 PM

Grande Thiago! Valeu mesmo pela aula!!!! Inclusive acho que esse topico poderia passar a ser fixo, tanta gente tem dificuldade em criar formularios pra e-mail! Vou fazer o seguinte, chegando em casa vou colocar a teoria na pratica e ver se consigo criar tudo certinho dentro do layout que estipulei, assim que der certo publico o site e mando para você dar uma olhada.

Grande abraço, muitissimo obrigado pela aula e sucesso!
Belletti.
0

#8 User is offline   ThiagoxD 

Posted 08 October 2008 - 02:59 PM

Valeu ae que bom que você gosto espero que ajude =D boa sorte ae com seu trabalho

Abraço
0

#9 User is offline   Marcelo_2 

Posted 25 October 2008 - 11:39 PM

ThiagoxD,
legal o tuto, mas.. n entendi bem
p/ q serve essa linha:
<form action="http://www.seuservidor.com.br/cgi-bin/s-form.pl"
?
tipo, testei, mas dá msg "Página não encontrada".. seria isso?
já agradeço a ajuda
0

#10 User is offline   ThiagoxD 

Posted 27 October 2008 - 07:57 PM

Entao marcelo essa linha se tem que usa o do sistema do seu servidor por exemplo quando é IRON fica http://www.iron.com.br/cgi-bin/s-form.pl

é que você tem que mudar de acordo com o seu servidor onde você hospeda o site.

Abraço
0

#11 User is offline   Marcelo_2 

Posted 27 October 2008 - 08:40 PM

Aaahh.. blz estava imaginando mas preferi confirmar..

ah, e continue c/ as dicas, valeu!

obrigadão e outro [ ]

0

Share this topic:

Page 1 of 1
  • You cannot start a new topic
  • You cannot reply to this topic

Similar Topics Collapse

Topic Forum Started By Stats Last Post Info
New Replies Formulario
como fazer
ASP xikinho 
  • 1 Reply
  • 800 Views
New Replies Problemas com envio de formulário
Tenho página em html e php prontas, mas na hora do envio, dá erro
PHP Eber Paulo 
  • 0 Replies
  • 286 Views
New Replies Como colocar link aqui? [RESOLVIDO]
ActionScript
Flash & ActionScript Guilherme Texa 
  • 1 Reply
  • 281 Views
New Replies arquivo externo swf
como puxar
Flash & ActionScript Only Dust 
  • 2 Replies
  • 988 Views
New Replies Efeito Lightbox no Bogpost
Como adicionar efeito lightbox em blog
BLOGS, FLOGS e PODCASTS JMBRASIL 
  • 0 Replies
  • 718 Views
New Replies CSS Box Model e suas definições.
Como funciona formatação de uma DIV!
Biblioteca de Códigos Adriano Aguiar 
  • 1 Reply
  • 5997 Views
New Replies Somar os valores de várias colunas, como? MySQL Igor_fv 
  • 1 Reply
  • 4223 Views
New Replies Como importar estilos de outro arquivo do InDesign
InDsign estilos
InDesign Alex SR 
  • 3 Replies
  • 2674 Views

Publicidade

1 User(s) are reading this topic
0 membro(s), 1 visitante(s) e 0 membros anônimo(s)