..:: MX Studio Fóruns ::..: Novo software de Computação Gráfica sendo desenvolvido por brasileiro - ..:: MX Studio Fóruns ::..

Jump to content

Publicidade




ATENÇÃO

Para evitar posts desnecessários e que não influam para o andamento e desenvolvimento do fórum, clique aqui e leia todas as regras.
Page 1 of 1
  • You cannot start a new topic
  • You cannot reply to this topic

Novo software de Computação Gráfica sendo desenvolvido por brasileiro

#1 User is offline   leocda 

  • Group: Membros
  • Posts: 5
  • Joined: 05-August 08

Posted 05 August 2008 - 04:21 PM

Há um novo software gratuito de Computação Gráfica sendo desenvolvido por um brasileiro para desenho 2D, composição, autoria, retoque, processamento digital de imagens e afins.

Este projeto está sendo feito do zero e terá interface nativa em português (do Brasil) e inglês. A princípio, será uma ferrmenta para Windows, mas com o tempo poderão surgir versões para outros ambientes e sistemas operacionais.

O objetivo é fazer uma fusão tão poderosa entre ferramentas de desenho vetorial e de manipulação de pixels, que seja possível criar uma série de efeitos artísticos matadores com apenas um clique. O designer casual conseguirá resultado bonitos e fáceis, enquanto o designer profissional terá uma gama infinita de combinações possíveis. Haverá efeitos especiais próprios para fotografias e para texto.

Vários algoritmos já foram criados especialmente para serem usados neste software, incluindo:
- corte (clipping) de polígonos arbitrários;
- deformação de objetos vetoriais;
- renderização 2D com suavização;
- remoção de serrilhados em desenhos de baixa resolução (não é interpolação);
- tranformação de bitmaps em imagens vetoriais;
- simplificação de polígonos com auto-interseção;
- cartoonização de fotos;
- transformação de fotos em rascunhos e pinturas;
- etc.

Já existe uma página que funciona como um "bloco de anotações" sobre o desenvolvimento deste projeto. Apesar das interfaces serem feias (as telas são programas de teste das bibliotecas de Computação Gráfica sendo desenvolvidas), os exemplos já mostram algumas coisas interessantes que poderão ser feitas com este novo software.

Se vc gosta de Computação Gráfica ou Design, sugiro que dê uma olhada em: http://picturetopeople.blogspot.com.
0

#2 User is offline   leocda 

  • Group: Membros
  • Posts: 5
  • Joined: 05-August 08

Posted 08 August 2008 - 11:57 AM

Foi criado um novo efeito para o usuário final: transformação de fotos em desenhos a lápis.

Comentários e sugestões são bem vindos.
0

#3 User is offline   luizpadovan 

  • Group: Moderador Global
  • Posts: 766
  • Joined: 23-August 05

Posted 08 August 2008 - 10:18 PM

Amigão, louvável o que esta sendo feito, mas esta para nascer o aplicativo e o computador que irá bater a dupla, Macintosh + Photoshop.
atualment eu sou Operador de Retoque da Burti, ja vi muitos programas de editoração e ja testamos ínumeros outros, softwares que nem chegaram no mercado.

eu acessei o Blog e sinceramente nao vi nenhum diferencial.
0

#4 User is offline   leocda 

  • Group: Membros
  • Posts: 5
  • Joined: 05-August 08

Posted 09 August 2008 - 04:21 AM

QUOTE(luizpadovan @ 8/8/2008 21:08:12) <{POST_SNAPBACK}>
Amigão, louvável o que esta sendo feito, mas esta para nascer o aplicativo e o computador que irá bater a dupla, Macintosh + Photoshop.
atualment eu sou Operador de Retoque da Burti, ja vi muitos programas de editoração e ja testamos ínumeros outros, softwares que nem chegaram no mercado.

eu acessei o Blog e sinceramente nao vi nenhum diferencial.


Meu caro,

Considere o seguinte:

- Hoje em dia, qualquer resultado é atingível por meio da Computação Gráfica. As questões relevantes atualmente são: quem sabe atingir o resultado, quanto tempo vai levar e quanto vai custar. Levando isso ao extremo, qualquer imagem imaginada pode ser gerada, nem que seja pixel a pixel e demorando uma enorme quantidade de tempo.

- Ninguém pode apresentar hoje em dia alguma imagem que já não tenha sido feita parecida por aí. Mesmo hollywood já se repete. Ainda assim, muitos pesquisadores da área de Computação Gráfica (assim como eu) tentam automatizar tarefas ou criar formas mais fáceis e baratas de gerar resultados expressivos. Se você tivesse lido a página, teria percebido que várias coisas que no PS dependem de razoável intervenção no P2P vem de forma mais fácil e imediata (geralmente 1 clique). Este é o mesmo princípio que move um imenso mercado de plugins para o PS: tornar a vida do usuário mais fácil e produtiva. No entanto, rarissimamente estes plugins são de graça.

- Muitas pessoas que tem o PS a disposição não são designers profissionais e não tem tempo/disponibilidade/habilidade para atingir certos resultados mais elaborados. Resultados mais fáceis são totalmente úteis para estas pessoas.

- PS e afins não são gratuitos. Se você tem o PS a disposição no trabalho ou comprou para sua utilização pessoal, ótimo para você. No entanto, muita gente não tem como comprar ou mesmo não acha que suas necessidades compensariam tal gasto. Softwares gratuitos podem oferecer soluções de ótimo custo/benefício. Tudo depende das necessidades e dos objetivos.

- Muitas pesquisas também são feitas no âmbito do desenvolvimento de software gratuito ou livre. Inúmeras vezes coisas novas são desenvolvidas neste meio e depois até incorporadas por softwares comerciais.

Concluindo:

Na minha opinião, o desenvolvimento de um bom software gratuito/livre nunca é em vão. Eu tenho consciência de que a maioria das pessoas que gastou dinheiro comprando o PS e mais uns 2 ou 3 softwares de Computação Gráfica, muito provavelmente sequer gastará tempo testando ou aprendendo softwares gratuitos. Isso é bastante normal e compreensível.

Mas lembre-se de que o mundo é grande e existem infinitas situações e condições diferentes das suas e que são vivenciadas por outras pessoas. Não significa que, por uma coisa não ser útil pra você, que não possa ser útil para muitas pessoas. Se você acredita que o P2P não tenha utilidade para você, apenas não o utilize.

De todo modo, agradeço por sua opinião.

Obrigado.
0

#5 User is offline   luizpadovan 

  • Group: Moderador Global
  • Posts: 766
  • Joined: 23-August 05

Posted 09 August 2008 - 08:03 AM

Ok, vocie deu exemplos para o uso profissional. Meu amigo, não se entra em escala de producão com apenas '' um clikc'', cada imagem, tem um tom, uma gammut diferentew, fontes de luz diferentes, saturação diferentes, vocie não pode otimizar a produção.

uma imsagem pode ficar linda com um click, qwuando voce for pegar a proxima, se tiver uma graduação de tom ou saturação diferente, pronto estragou.

eu esotu me referindo ao uso profissional como voce mesmo mencionou, ao uso doméstico, para mim que usem o que for apresentado, até mesmo Corel drawn.

Mas quem é profissional não se prende a ''ACTIONS'' prontas pelois motivos que eu apresentei acima.
0

#6 User is offline   leocda 

  • Group: Membros
  • Posts: 5
  • Joined: 05-August 08

Posted 09 August 2008 - 01:33 PM

QUOTE(luizpadovan @ 9/8/2008 07:08:28) <{POST_SNAPBACK}>
Ok, vocie deu exemplos para o uso profissional. Meu amigo, não se entra em escala de producão com apenas '' um clikc'', cada imagem, tem um tom, uma gammut diferentew, fontes de luz diferentes, saturação diferentes, vocie não pode otimizar a produção.

uma imsagem pode ficar linda com um click, qwuando voce for pegar a proxima, se tiver uma graduação de tom ou saturação diferente, pronto estragou.

eu esotu me referindo ao uso profissional como voce mesmo mencionou, ao uso doméstico, para mim que usem o que for apresentado, até mesmo Corel drawn.

Mas quem é profissional não se prende a ''ACTIONS'' prontas pelois motivos que eu apresentei acima.


Discordo em gênero, número e grau. Os efeitos rápidos sempre poderão ser acumulados ou modificados por qualquer via, seja ela novos efeitos ou intervenção manual de qualquer espécie. Se essa sua sofisma fizesse sentido, não era necessário o PS ter qualquer filtro. Bastava deixar que as pessoas desenhem tudo do zero apenas com brushes.

O feedback positivo que tenho recebido de designers profissionais de inúmeros países (inclusive do CGTalk, o maior forum de CG do mundo) e o grande número de pedidos de novos efeitos me parece bastante conclusivo para eu decidir como devo encarar as coisas.

O tempo dirá se o meu projeto vai ter sucesso ou não.
0

#7 User is offline   luizpadovan 

  • Group: Moderador Global
  • Posts: 766
  • Joined: 23-August 05

Posted 09 August 2008 - 02:08 PM

ja que voce tem tanta seguranca, entnao me responde a umas perguntas simples de produção grafica, que certamente seu programa resolve


Como em um unico click eu resolvo inversão de canal? muitas vezes o CCD ou um CMOS de cameras digitais invertem os canais magenta e yellow.
arquivos geradas em camera raw e depois convertidos para *. tiff ou *.eps necessitam de tratamento, principalmente se for pele.

como num click eu retiro moirê de trama de tecido ou espelho?
como num click padronizado eu retiro manchas de pele?

aplicar perfis ICC para dar mais volmes ao preto e graduações de grayscale?

primeiro entenda o conceito de filtro. mesmo os filtros do PS tem configuração para mexer pois cada imagem é diferente uma da outra. mesmo os plugins tem configuração!

as vezes na produção da foto o profissional utilizou uma grande angular ao invés de uma 35mm, o tratamento da foto ja difere!
seu software aceita numa boa configuração de Pen Tablet? perfis ICC? curvas espcificas para papel reciclado? canais alpha para cores especiais, verniz total e localizado?

tenho mais um monte de perguntas a fazer, mas gostaria de ver vocie responder essas primeiros!


se você me disser que em um click o programa resolve tudo isso, vamos fechar a burti, a litokromia, a Pancrom, a ADOBE, fecha a Apple.

estou extremamente curioso com suas respostas.
0

#8 User is offline   leocda 

  • Group: Membros
  • Posts: 5
  • Joined: 05-August 08

Posted 09 August 2008 - 02:22 PM

QUOTE(luizpadovan @ 9/8/2008 13:08:42) <{POST_SNAPBACK}>
ja que voce tem tanta seguranca, entnao me responde a umas perguntas simples de produção grafica, que certamente seu programa resolve


Como em um unico click eu resolvo inversão de canal? muitas vezes o CCD ou um CMOS de cameras digitais invertem os canais magenta e yellow.
arquivos geradas em camera raw e depois convertidos para *. tiff ou *.eps necessitam de tratamento, principalmente se for pele.

como num click eu retiro moirê de trama de tecido ou espelho?
como num click padronizado eu retiro manchas de pele?

aplicar perfis ICC para dar mais volmes ao preto e graduações de grayscale?

primeiro entenda o conceito de filtro. mesmo os filtros do PS tem configuração para mexer pois cada imagem é diferente uma da outra. mesmo os plugins tem configuração!

as vezes na produção da foto o profissional utilizou uma grande angular ao invés de uma 35mm, o tratamento da foto ja difere!
seu software aceita numa boa configuração de Pen Tablet? perfis ICC? curvas espcificas para papel reciclado? canais alpha para cores especiais, verniz total e localizado?

tenho mais um monte de perguntas a fazer, mas gostaria de ver vocie responder essas primeiros!


se você me disser que em um click o programa resolve tudo isso, vamos fechar a burti, a litokromia, a Pancrom, a ADOBE, fecha a Apple.

estou extremamente curioso com suas respostas.


Eu não disse que tudo vai virar um clique, nem disse que muitos dos meus efeitos não vão ter configuração para ser usada caso desejado. Meu software também vai ter um engine de camadas e tudo mais. Efeitos automatizados sempre vão ser úteis em diversas situações, não importando o que tenha que ser feito antes, durante ou depois.

As intervenções manuais sempre vão continuar existindo em diversas situações e os efeitos inteligentes vão continuar sendo produzidos por mim e por outras pessoas. São coisas complementares e não mutuamente exclusivas.

Continue vendendo o seu peixe que eu continuo vendendo o meu. Seja feliz com seu PS e deixe meu projeto em paz. Tenho certeza de que não irão faltar usuários para o P2P.
0

Share this topic:


Page 1 of 1
  • You cannot start a new topic
  • You cannot reply to this topic



Publicidade




1 User(s) are reading this topic
0 membro(s), 1 visitante(s) e 0 membros anônimo(s)