Publicidade
|
|
Quantos dpi's é necessário para imprimir uma imagem com qualidade
Posted 07 February 2008 - 01:26 PM
Posted 25 February 2008 - 10:20 AM
a resolução da imagem deve ser 2x a lineatura. quando o luiz diz 300ppi ele se refere a imagens para papel de alta qualidade, que suportam lineaturas da ordem de 150lpi. assim, 150 x 2 = 300ppi. no entanto, jornais e impressões em papel sulfite que serão impressas em 100lpi podem ter resolução de 200ppi.
Posted 25 February 2008 - 09:27 PM
quando vc for fazer a arte final, num In Design ou Illustrator, encaixar textos ou fazer a paginaçao, vc indica a lineatura.
quanto maior a lineatura, menor eh o ponto de impressao.
aqui na grafica nos produzimos imagens para jornais, revistas, livros, PDV, todas com 300dpi/CMYK. quando esses arquivos saum passados para o fechamento, ai eh indicado o lpi da mesma!
300dpi/CMYK eh uma regra geral para midia impressa!
midia exterior que utilize grandes formatos, como empena, envelopamento, o arquivo eh tirado em 100dpi/RGB.
Posted 03 March 2008 - 05:20 PM
qdo os processos de impressão de 175lpi começarem a se tornar comuns, teremos problema com este mito de 300ppi. nesta situação — impressões de 175lpi — o necessário será de 350ppi.
abraços.
Posted 04 March 2008 - 01:50 AM
Cada suporte, suporta um máximo de lineatura. Por causa da gramatura. Papéis como os de HQ's, marvel, dc, turma da mônica saem no máximo entre 35 e 55lpi. imagina voce colocar 175lpi, num papel com gramatura 60. você vai ter dois borrões em CMYK mais especial, se tiver!
HQ's: entre 35 e 55lpi
Revista Veja, Época: entre 62 e 72lpi
Jornal: entre 80 e 120lpi
Grandes formatos: 30lpi
o lpi é exatamente o tamanho do ponto de impressão, que vai formar a retícula, que um conjunto de retículas formam rosetas que é a ilusão de óptica que forma a imagem em CMYK ou RGB.
Posted 10 March 2008 - 10:32 AM
Quando eu falo de processo de impressão chegar a 175lpi não quero dizer impressão em papel offset. para este tipo de papel o limite vai continuar sendo o mesmo atual.
Estou falando de processos mais refinados, como rotogravura, onde lineaturas da ordem de 175lpi são perfeitamente possíveis e, além de tudo, é exigência da indústria que se vale deste processo exigir sempre uma qualidade superior.
A regra que define a resolução como sendo 2x a lineatura é mais do que conhecida. Dizer que 300ppi é regra geral é um mal costume... da mesma forma que dizer que a resolução de uma imagem é de 300dpi.
Posted 10 March 2008 - 09:56 PM
eu me referia a impressoras planas e rotativas.
outra coisa, a pergunta do primeiro post, foi qualidade de imagem, a pessoa nem especificou em qual tipo de impressao. o usuario ainda disse em Corel Drawn. a pessoa talvez nem saiba o que eh lineatura direito!
DPI : Dots per inch ou seja pontos por polegada quadrada.
rotogravura, desculpa mas voce esta apelando para provar seu ponto de vista!
ai eu posso comecar a falar em impressao em especiais, que exigem outro tipo de saida, Premium Black, tampografia, reticula estocastica, ganho de ponto... podemos incluir na impressao um perfil de Griz...tudo isso ajuda na qualidade e naum altera necessariamente a lineatura...
e por favor nunca mais utilize termos como o adjetivo a qual voce me chamou,
eu naum gosto e naum dei liberdade para isso!
Posted 11 March 2008 - 06:05 PM
eu me referia a impressoras planas e rotativas.
E eu não disse PAPEL OFFSET, eu disse processo de impressão offset, podendo ser plano ou rotativo. Vc também disse isso — meio que nas entrelinhas ao citar:
Revista Veja, Época: entre 62 e 72lpi
Jornal: entre 80 e 120lpi
Grandes formatos: 30lpi
Lembrando que grandes formatos podem ser feitos em offset, banner digital ou serigrafia.
Tampografia? impressão em bola inflada, xícaras, materiais de superfície deformada... processo bem interessante.
E eu poderia falar em Dry OffSet? Impressão de latas de alumínio. Impressão de rótulos de bebidas em rotogravura, flexografia, offset, etc.
eu naum gosto e naum dei liberdade para isso!
Poderia dizer: – Vc é bem persistente no seu ponto de vista, hein? Mudaria alguma coisa? Também não quero liberdade contigo, apenas que pensei que poderíamos discutir pontos de vista diferentes com algum tipo de respeito e profundidade técnica.
Agora, Luiz, antes disso eu admirava suas respostas.
Quando eu via um tópico que havia sido respondido por você, eu nem entrava pq achava q vc já tinha resolvido a parada para o usuário.
Achei que poderíamos conversar mais.. mas acho que não vai dar, né?
E vou começar a ver o que você anda respondendo... quem sabe tenhamos outros pontos discordantes.
Abraços.
Posted 11 March 2008 - 06:39 PM
Conforme dito, a resolução da imagem está relacionada com a resolução de saída.
Um exemplo: Se você vai fazer um banner do tamanho de um prédio... Você vai usar 300 DPI em tamanho original? Claro que não.
Outro exemplo: Em Out Door... aquela imagem gigante foi gerada a 300 DPI? Claro que não...!!!!
Resumindo... "Determinar a Resolução de uma imagem
Para determinar a resolução de uma imagem, a indústria gráfica adoptou a seguinte regra básica: 2 pixeis por ponto de trama no tamanho final fornecem o grau de detalhe necessário para reprodução.
A cada unidade de lpi deverão corresponder 2 pixeis de imagem:
- Se pretendermos utilizar uma lineatura de 150 lpi (impressão offset em papéis couché), a resolução ideal para imagens em quadricromia é de 300 ppi (150 lpi x 2 pixeis).
- Se pretendermos utilizar uma lineatura de 133 lpi (impressão offset em papéis não revestidos), deveremos digitalizar uma imagem a cores a 266 ppi (133 lpi x 2 pixeis).
Textos e imagens a traço
A medida em PPI (pixeis por polegada) determina a resolução atingível e o detalhe de textos/traços.
1200 ppi são suficientes para obter textos e traços perfeitos com máxima qualidade. Acima de 1200 ppi não são perceptíveis os ganhos em definição."
fonte: http://www.portaldasartesgraficas.com/pre_...o/resolucao.htm
"In general, optimal image resolution is twice the line screen: optimal dpi = 2 x lpi (min.). But size is an important factor, too. When you reduce an image, you increase the effective resolution; when you enlarge the image, you decrease the resolution. So if you're resizing the original scan for use in your publication, the formula to use is : dpi = 2 x lpi x percent of the original size"
fonte: http://www.monitor.ca/monitor/advertise/magazine/design.html
Posted 20 March 2008 - 12:10 PM
Posted 26 September 2008 - 09:15 PM
É só para apimentar um pouco mais a discussão! he he he!!!
E também ver se chegamos a um consenso!
Abraços a turma toda!
Posted 16 October 2008 - 10:45 AM
DPI - Resolução da Impressora Laser ou Jato de Tinta
LPI - Lineatura da Impressão (offset, rotogravura, flexografica, etc)
PPI - Resolução da Imagem Digital (psd, tif, jpg, etc. comumente confundida com DPI)
Isto tudo pode ser confirmado usando o help do PhotoShop. Aliás, fica a dica: sempre usem o HELP dos programas.
Para saber mais leia
[ÚTEIS] PPI, DPI e LPI - Definições | All4PG
A relação entre eles é a seguinte:
Resolução da Imagem (ppi) = 2 X Lineatura do Serviço (lpi)
Este 2 é o fator de qualidade.
Quando deseja uma qualidade alta, usa-se o fator 2. Alguns profissionais alegam que fator 1.5 já seria suficiente, assim, a fórmula seria alterada para ppi = 1.5 X lpi. Eu, particularmente, discordo. Prefiro continuar usando FQ 2.
Assim, antes de afirmarmos QTOS DPIs vc precisa, precisamos:
1º. corrigir o termo. A pergunta certa seria: quantos PPIs eu preciso.
2º. definir a lineatura de impressão:
consideremos:
jornal a 100lpi - imagens com 200ppi
revista ou jornal a 133lpi - imagens com 266ppi
revistas em papel revestido a 150lpi - imagens com 300ppi
rótulos em BOPP rotogravura a 175lpi - imagens com 350ppi
Beleza agora?
tks.
Share this topic:
Similar Topics
| Topic | Forum | Started By | Stats | Last Post Info | |
|---|---|---|---|---|---|