..:: MX Studio Fóruns ::..: Site se movimenta em 800x600 e acima ele se ajusta... - ..:: MX Studio Fóruns ::..

Jump to content

Publicidade

ATENÇÃO

Para evitar posts desnecessários e que não influam para o andamento e desenvolvimento do fórum, clique aqui e leia todas as regras.
Page 1 of 1
  • You cannot start a new topic
  • You cannot reply to this topic

Site se movimenta em 800x600 e acima ele se ajusta... Esse recurso parece ser interessante pra muita gente galera!

#1 User is offline   keynnermxstudio 

• Group: Membros

Posted 29 November 2007 - 05:00 PM

Fala galera, tudo blz?

Olha só que legal o recurso que vou descrever pra sites full flash e full browser, é bem interessante!

Creio que possa servir pra muita gente que está com as mesmas dúvidas do que eu, ou semelhantes... A lógica e tranqüila: Se a res for 800x600, o site não se distribui na tela não, ele continua visível e com seu tamanho original, porém pra ver o que está além dos limites do browser deve-se chegar com o mouse em suas extremidades pra que ele seja movimentado...

Se tratando da questão resolução, acho muito show de bola, até então apesar de existirem muitos users com 800x600, ela vem simplesmente ficando pra trás da 1024x768 onde esta tem sido a preferência da grande maioria!

Acho que esse método não só facilita o desenvolver do trabalho como também contribui pra estética particularmente em sites desse tipo, pois não correremos o risco da disposição dos objetos perderem seus focos na alteração das resoluções, não só nas res 1024, mais como nas acima também.

Então eu achei legal de mais e gostaria de juntar idéias de como pode ser feito esse lance, isso se já não tem algum material que fale ou entre em detalhe sobre... Mais por falta de referência, o nome a ser dado ao assunto e um pouquinho de tempo a mais, fiquei perdido nas buscas.

Vejam perfeitamente o que eu disse acima, no site: Republica de Madras (Mais um ótimo projeto do Stúdio Todero)...

Poisé galera, aquele abraço, aguardo ansiosamente por vocês!

Vlwww wink.gif
0

#2 User is offline   Natan 

• Group: Moderador Global

Posted 01 December 2007 - 10:02 PM

Não tem muito segredo para fazer o que você deseja. Existe uma função chamada onResize que é chamada sempre que o tamanho do palco é modificado. Então, sempre que essa função for chamada você usa uma condição para verificar o tamanho da tela e determinar o que fazer.

Um exemplo simples:

var listener:Object = new Object();
listener.onResize = function() {
if (Stage.width <= 800) {
/* Se o palco for menor que 800 */
/* Executa um determinado comando */
}
if (Stage.height <= 600) {
/* Se o palco for menor que 600 */
}
};
Stage.addListener(listener);

Resta agora a você incrementar essa função e brincar um pouco com essa função que é muito simples.

[]s
0

#3 User is offline   keynnermxstudio 

Posted 06 December 2007 - 10:55 AM

Oopa Natan! Blz?

Olha, consegui fazer na boa, se a resolução for inferior a 800x600 o movie se movimenta pelo restante do borwser de acordo com o movimento do mouse, porém ainda tenho uma dúvida que perguntarei logo depois do código abaixo, que foi o que eu usei e deu tudo certo... wink.gif

CÓDIGO
if ((Stage.width <= 800) || (Stage.height <= 600)){

var alinhamentoprincipal:Object = new Object();
alinhamentoprincipal.onResize = function() {

alturadopalco = Stage.height;
laguradopalco = Stage.width;
conteudo_height = conteudo._height;
conteudo_width = conteudo._width;

diferencadaaltura = conteudo_height - alturadopalco;
diferencadalargura = conteudo_width - laguradopalco;
tdaaltura = diferencadaaltura / alturadopalco;
tdalargura = diferencadalargura / laguradopalco;

onEnterFrame = function(){
    posicao = (_root._ymouse * tdaaltura);
    conteudo._y = posicao;
    posicao = (_root._xmouse * tdalargura);
    conteudo._x = posicao;
    }

onEnterFrame = function(){
    posicao = (_root._ymouse * tdaaltura) * -1;
    conteudo._y = posicao;
    posicao = (_root._xmouse * tdalargura) * -1;
    conteudo._x = posicao;
    }
}

Stage.addListener(alinhamentoprincipal);
}

A questão é: Consigo fazer o movie se movimentar com o AS acima, quando especifico o registration do movie acima e a esquerda. Porém preciso deixar o movie totalmente centralizado (_x = Stage.width/2 e _y = Stage.height/2) no palco nas resoluções acima de 800x600, sendo que pra isso e preciso deixar o registration dele marcado no centro certo? E quando eu faço isso, perco o controle do movimento da uma diferença feia, não deixando o enquadramento exato no browser! Me compreende? Podem me ajudar com isso!?

Vlw a atenção galera, vlw mais uma vez Natan!

Aguardo respostas! wink.gif
0

#4 User is offline   Natan 

Posted 07 December 2007 - 10:37 PM

Para deixar o MovieClip centralizado no centro de seu arquivo não precisa mudar o ponto de registro dele, basta mudar a posição em que o MovieClip se encontra. Para resolução maior que 800x600 você usa:

if ((Stage.width <= 800) || (Stage.height <= 600)){
/* Suas ações */
} else {
mc._x = Stage.width/2;
mc._y = Stage.height/2
}
};

Onde mc é a instancia do seu MovieClip que você deseja mudar de posição.

[]s
0

#5 User is offline   Amateur 

Posted 11 December 2007 - 12:01 PM

QUOTE(Natan @ 1/12/2007 21:12:24) <{POST_SNAPBACK}>
Não tem muito segredo para fazer o que você deseja. Existe uma função chamada onResize que é chamada sempre que o tamanho do palco é modificado. Então, sempre que essa função for chamada você usa uma condição para verificar o tamanho da tela e determinar o que fazer.

Um exemplo simples:

if (Stage.width <= 800) {
/* Se o palco for menor que 800 */
}
if (Stage.height <= 600) {
/* Se o palco for menor que 600 */
}
};

Resta agora a você incrementar essa função e brincar um pouco com essa função que é muito simples.

[]s

Tenho uma duvida onde será colocado este AC? Terá que se criar um MC e colocar-lo lá ou mesmo no Stage?

Vou experimentar, tenho tido sempre é o mesmo problema, como é que coloco no html para dar o efeito de resize, já com o swf preparado com os actions referentes ao resize?

O meu problema mesmo é só colocar para html...

Editado: Já tive a ver o tópico que voce me disse isto http://www.mxstudio.com.br/forum/index.php...st&p=169458 , voce aqui fala no arquivo, é o que vai englobar todos o swf nesse arquivo?

Fico no aguardo.

Obrigado e fiquem COM DEUS!!!!
0

#6 User is offline   Natan 

Posted 12 December 2007 - 09:34 PM

As ações devem ser colocadas no frame em que seu MovieClip contendo os itens que você deseja mudar de posição.

As ações que eu passei só serão usadas quando um arquivo swf tiver seu palco modificado (o arquivo que estiver sendo usado pela página em HTML). Se você quer que todo os arquivos de seu site mudem de posição você tem que deixar todos os objetos (MovieClips, botões, etc) no MovieClip criado, ou colocar em suas ações as instancias desses objetos.

[]s
0

#7 User is offline   Amateur 

Posted 13 December 2007 - 11:34 AM

QUOTE(Natan @ 12/12/2007 20:12:33) <{POST_SNAPBACK}>
As ações devem ser colocadas no frame em que seu MovieClip contendo os itens que você deseja mudar de posição.

As ações que eu passei só serão usadas quando um arquivo swf tiver seu palco modificado (o arquivo que estiver sendo usado pela página em HTML). Se você quer que todo os arquivos de seu site mudem de posição você tem que deixar todos os objetos (MovieClips, botões, etc) no MovieClip criado, ou colocar em suas ações as instancias desses objetos.

[]s

Hum... é que eu não fazia ideia que dava para criar um projecto do flash, tipo um no Dream Weaver, é porque estou a pensar desenvolver de tal maneira o meu portfólio, só que só me falta saber como fazer essa função que vos tenho chateado tanto para aprender, LOL, estou brincando, mas quando conseguir vou colocar tudo que fiz para chegar até lá...

Vou testar depois digo algo, valeu!!!

FIQUEM BEM!
0

#8 User is offline   keynnermxstudio 

Posted 17 December 2007 - 02:05 PM

Opa pessoal, blz? Primeiramente vlw mesmo pela atenção ok!?
Bora lá então:

Natan, entendi o que disse, mais pra que eu centralize o mc no stage, tendo seu ponto de registro (acima a esquerda), não poderia usar "mc._x = Stage.width/2 e mc._y = Stage.height/2", pois o canto superior esquerdo do objeto passaria a ser o x=0 e y=0... Teria que ser algo mais ou menos assim:

CÓDIGO
mc._x = ((Stage.width-mc._width)/2);
mc._y = ((Stage.height-mc._height)/2);
//Onde a posição _x do mc seria: a largura do stage menos a largua do mc dividido por 2... E para a posição _y também, porém trabalhando com sua altura...

Mais tenho mais uma dúvida. Cheguei a conclusão que meu documento principal deve ter seu ponto de registro no centro, aí sim posso usar "mc._x = Stage.width/2 e mc._y = Stage.height/2", pra que ele fique perfeitamente ao centro! Mais só que ainda preciso fazer com que se a resolução for igual ou inferior a 800x600 (o que deixaria o tamanho do mc maior que os limites do browser), sendo assim permitindo que eu mova o mouse pelos cantos, e automaticamente o movie se deslizaria me mostrando o restante de seu conteúdo... Assim como no site que passei acima, olhem ele em 800x600, Republica de Madras. Preciso correr pelo palco wink.gif...

Se puderem me da essa força wink.gif, me mostrarem algum material falando sobre ou algo do tipo, ficaria grato!
No mais, aguardo respostas e novamente vlw pela atenção Natan! Obrigado mesmo! wink.gif

Abraços!
0

#9 User is offline   Natan 

Posted 17 December 2007 - 09:19 PM

Não entendi sua dúvida, você quer saber quando a resolução fica menor que 800x600? Quer modificar o tamanho de algum MovieClip? Explique melhor thumbsup.gif .

[]s
0

#10 User is offline   keynnermxstudio 

Posted 18 December 2007 - 12:23 AM

Fala Natan, tudo jóia!?

Beleza, olha só:
Imagine um mc com tamanho 900 de largura por 600 de altura. Em 1024x768 por exemplo você consegue enxergar todo o movie, certo? Porém em 800x600 o movie fica maior que o limite do browser (não tendo como enxergar toda sua extensão)...

O que preciso é de: quando estiver em 800x600, de acordo com que o mouse seja movimentado pelas extremidades do browser, o restante do movie seja exibido. No link que passei (visualizando em 800x600), entenderá perfeitamente o que estou dizendo...

Resumindo... Tenho um mc com o ponto de registro no centro, preciso que ele fique centralizado em resoluçoes acima de 800x600, e em inferiores ou iguais eu possa movimentar o mouse sobre o mc e visualizar o restante do conteúdo (a medidada com que passar o mouse nas extremidades, o movie vai se delizando... Tipo fui com o mouse um pouco mais acima, o movie vai também, voltei com o mouse um pouco mais abaixo seja pra qualquer direção, o movie vem voltando também... Isso só em 800x600 o inferiores... wink.gif

Só pra reforçar, veja esse site se der por favor: liquified e republicademadras, ambos em 800x600...

Mais uma vez, vlwzão! wink.gif

Abraços!
0

#11 User is offline   Natan 

Posted 19 December 2007 - 09:40 PM

Então, foi o que eu disse anteriormente para você. Você vai ter que criar algumas condições para verificar a resolução da tela. O ideal seria comparar não o tamanho do palco, mas sim se o MovieClip de tamanho de 800x600 estiver em posição negativa (porque sempre que diminuir ou aumentar o tamanho do palco o MovieClip é reposicionado).

Se esse MovieClip estiver em posição negativa é porque provavelmente a resolução é menor e que o MovieClip já não é enchergado por completo. É ai que você terá que implementar um código para mover esse MovieClip.

Pelo que eu vejo você está é com dúvida de como mover esse MovieClip, e não comparar o tamanho do palco para saber a resolução do usuário, certo?

[]s
0

#12 User is offline   keynnermxstudio 

Posted 20 December 2007 - 11:58 AM

Opa Natan, tudo tranquilo?!
Poisé cara, é justamente esse o meu problema... A comparação consigo fazer perfeitamente usando as condições! A dificuldade está mesmo em como movimentar o movie (que tem seu ponto de registro no centro), caso a resolução seja igual ou inferior a 800x600...

Assim por exemplo, como mais ou menos falamos antes:

CÓDIGO
var alinhamento:Object = new Object();
alinhamento.onResize = function() {
    if ((Stage.width <= 800) || (Stage.height <=600)){
        //A função ou código pra movimentar o movie...
    } else {
        nomedomc._x = Stage.width/2;
        nomedomc._y = Stage.height/2;
    }
}
Stage.addListener(alinhamento);

Me compreende?
Vlw mais uma vez então rapaz! wink.gif
Abraços!
0

#13 User is offline   ubi_rj 

Posted 21 December 2007 - 02:20 AM

E ae Keynner como você ta ?!?!

Ontem a noite fiz uma coisa pra você, é mais ou menos o que você quer fazer, só que em escala reduzida.
O MovieClip grande representa o seu site, e o pequeno o seu monito.

Da uma olhadinha no link abaixo:
http://rapidshare.com/files/78017677/Exemplo.rar.html

Abração e boa sorte !! thumbsup.gif
0

#14 User is offline   original 2 

Posted 22 February 2008 - 01:39 PM

Olá Natan, eu sou novo aqui no fórum, na verdade nem sei como ele funciona, e tenho dúvida como você vai receber isso e como eu vou receber isso.

Mas lá vai a minha outra dúvida!

minha dúvida é sobre o Onresize.
Acesse: www.prada.com (percebe que a imagem de fundo muda de tamanho proporcional.)

Agora acesse: www.arteria.com.br/teste (percebe que ele ajusta ao tamanho da página, mas distorce a imagem que coloquei dentro do MC = mcImg.

Veja o código que usei abaixo:

// propriedades do palco
Stage.scaleMode = "noScale";
Stage.align = "TL";

mcImg._height = Stage.height;
mcImg._width = Stage.width;

var ajusteImg = new Object();
ajusteImg.onResize = function(){
mcImg._height = Stage.height;
mcImg._width = Stage.width;

}

Stage.addListener(ajusteImg);

Como eu faço pra deixar igual ao site do prada.com

0

#15 User is offline   Rodrigo Assis 

Posted 02 August 2009 - 01:25 PM

CARA QUAL VERSÃO DO FLASH QUE VC UTILIZOU NESSE EXEMPLO ?
0

Share this topic:

Page 1 of 1
  • You cannot start a new topic
  • You cannot reply to this topic

Publicidade

1 User(s) are reading this topic
0 membro(s), 1 visitante(s) e 0 membros anônimo(s)