..:: MX Studio Fóruns ::..: Banner com Foto - ..:: MX Studio Fóruns ::..

Jump to content

Publicidade

ATENÇÃO

Para evitar posts desnecessários e que não influam para o andamento e desenvolvimento do fórum, clique aqui e leia todas as regras.
Page 1 of 1
  • You cannot start a new topic
  • You cannot reply to this topic

Banner com Foto

#1 User is offline   Silent_bh 

• Group: Membros

Posted 11 November 2007 - 11:32 PM

Olá a todos, sou novato por aqui e ha pouco tempo estou me aventurando com co Flash. Basicamente sou usuário do Dreamweaver.

Estou a tempos querendo fazer um banner no estilo deste ao todo desta página:
http://www.brasildemochila.com/
O banner parece ser bem simples, gostaria de fazer este estilo apenas com uma imagem, no caso uma foto que será exibida de cima para baixo, ou pode ficar subindo e descendo por ela.

Alguem poderia me ajudar ?
Desde já agradeço

Silent_bh.

0

#2 User is offline   ubi_rj 

• Group: Moderador Global

Posted 12 November 2007 - 12:10 AM

E aee Silent_bh como vai ??
Primeiramente bem vindo ao fórum !!

Então, o efeito que você quer criar é bem simples, é uma das coisas mais básicas que você irá aprender com animação em flash.
No entando, como não sei o quanto você realmente sabe para executar esse efeito, irei te explicar da maneira mais mastigada possivel....
Pode parecer grande, mas é extremamente fácil, e depois que você aprende não levará mais de 15 segundos para executar essa ação.

Passo 1:

-> Abra o flash e crie um novo arquivo com as dimensões que você deseja utilizar para o seu banner.
-> Vá em File -> Import -> Import to library.
-> Selecione a imagem que você quer importar para o flash, aquela que você irá utilizar no fundo do seu banner.
Repare que aparecerá 1 ícone no canto esquerdo da tela, na abinha da sua Library, com o nome da sua foto.
-> Clique e arraste sua foto para dentro do seu projeto
-> Com o botão direito do mouse clique na foto e escolha a opção "Convert to symbol" e ná proxima janela selecione a opção "Movie Clip"
-> De um nome qualquer que desejar, como por exemplo "Meu Banner"
Repare que mais uma vez um ícone foi criado em sua library, com o nome que você escolheu para o seu Movie Clip, no nosso caso "Meu Banner".
-> De um duplo clique na imagem que esta no seu palco principal, e repare que vc "entrou" dentro do Movie Clip onde a foto esta alocada.

Passo 2:

Repare que no topo do seu programa existe uma "régua", que nós chamamos de timeline. E como se fosse a representação do tempo passando.
Repare que existe somente um quadrarinho no número 1, ou seja o tempo não sai do 1.
Para fazer o tempo andar devemos criar o que chamamos de "keyframe" em um outro lugar mais adiante na timeline.

-> Clique no quadradinho de número 50 por exemplo.
-> Aperte F6
Repare que agora existe um retangulo cinza com um ponto inicial e um ponto final.
O ponto inicial é onde sua foto irá começar, o ponto final é o local onde sua foto ira terminar.
-> Clique no pontinho final, e mude a foto de posição, para uma nova posição onde você gostaria que ela terminasse.
-> Clique no meio do retangulo cinza, e na barra "proprieties" no canto inferior da tela escolha a opção "Motion" ca caixa de seleção "Tween"
-> Pressione CRTL + ENTER e veja que a sua imagem agora se move do estado inicial para o estado final.

Agora repare também que quando a imagem chega no estado final, ela pula para o estado inicial e começa a dar um loop na animação, ficará se repetindo eternamente.
E não é isso que queremos, queremos que quando ela chegue ao final do processo ela pare lá, e não entre em loop.
Por isso, temos que dar um STOP no final da apresentação.

-> Clique no quadradinho (chamamos de frame) de número 50, onde está o estado final de sua apresentação.
-> Clique na abinha "Actions" localizada no canto inferior da tela.
Nesse quadrado você diz ao flash a programação que irá acontecer quando a animação chegar no frame 50.
Nós queremos que ele dê um stop certo ?
-> Então escreveremos o seguinte comando:
CÓDIGO
stop()

-> Pressione CRTL + ENTER novamente, e veja que a animação agora para no estado final.

Pronto, a animação de seu banner está pronta.
Agora faça isso e poste novamente para a gente saber se conseguiu e onde você encontrou dificuldades !!

Depois se você quiser a gente vai continuando, mudamos a velocidade, colocamos textos e links, tudo da forma mais simples possível !

Coloquei um link para você realizar o download de um arquivo que eu fiz que é EXATAMENTE o que está escrito aqui !
Faça o download do arquivo aqui

Abração e boa sorte ! thumbsup.gif

0

#3 User is offline   Silent_bh 

• Group: Membros

Posted 01 December 2007 - 10:50 PM

QUOTE(ubi_rj @ 12/11/2007 00:11:04) <{POST_SNAPBACK}>
E aee Silent_bh como vai ??
Primeiramente bem vindo ao fórum !!

Então, o efeito que você quer criar é bem simples, é uma das coisas mais básicas que você irá aprender com animação em flash.
No entando, como não sei o quanto você realmente sabe para executar esse efeito, irei te explicar da maneira mais mastigada possivel....
Pode parecer grande, mas é extremamente fácil, e depois que você aprende não levará mais de 15 segundos para executar essa ação.

Passo 1:

-> Abra o flash e crie um novo arquivo com as dimensões que você deseja utilizar para o seu banner.
-> Vá em File -> Import -> Import to library.
-> Selecione a imagem que você quer importar para o flash, aquela que você irá utilizar no fundo do seu banner.
Repare que aparecerá 1 ícone no canto esquerdo da tela, na abinha da sua Library, com o nome da sua foto.
-> Clique e arraste sua foto para dentro do seu projeto
-> Com o botão direito do mouse clique na foto e escolha a opção "Convert to symbol" e ná proxima janela selecione a opção "Movie Clip"
-> De um nome qualquer que desejar, como por exemplo "Meu Banner"
Repare que mais uma vez um ícone foi criado em sua library, com o nome que você escolheu para o seu Movie Clip, no nosso caso "Meu Banner".
-> De um duplo clique na imagem que esta no seu palco principal, e repare que vc "entrou" dentro do Movie Clip onde a foto esta alocada.

Passo 2:

Repare que no topo do seu programa existe uma "régua", que nós chamamos de timeline. E como se fosse a representação do tempo passando.
Repare que existe somente um quadrarinho no número 1, ou seja o tempo não sai do 1.
Para fazer o tempo andar devemos criar o que chamamos de "keyframe" em um outro lugar mais adiante na timeline.

-> Clique no quadradinho de número 50 por exemplo.
-> Aperte F6
Repare que agora existe um retangulo cinza com um ponto inicial e um ponto final.
O ponto inicial é onde sua foto irá começar, o ponto final é o local onde sua foto ira terminar.
-> Clique no pontinho final, e mude a foto de posição, para uma nova posição onde você gostaria que ela terminasse.
-> Clique no meio do retangulo cinza, e na barra "proprieties" no canto inferior da tela escolha a opção "Motion" ca caixa de seleção "Tween"
-> Pressione CRTL + ENTER e veja que a sua imagem agora se move do estado inicial para o estado final.

Agora repare também que quando a imagem chega no estado final, ela pula para o estado inicial e começa a dar um loop na animação, ficará se repetindo eternamente.
E não é isso que queremos, queremos que quando ela chegue ao final do processo ela pare lá, e não entre em loop.
Por isso, temos que dar um STOP no final da apresentação.

-> Clique no quadradinho (chamamos de frame) de número 50, onde está o estado final de sua apresentação.
-> Clique na abinha "Actions" localizada no canto inferior da tela.
Nesse quadrado você diz ao flash a programação que irá acontecer quando a animação chegar no frame 50.
Nós queremos que ele dê um stop certo ?
-> Então escreveremos o seguinte comando:
CÓDIGO
stop()

-> Pressione CRTL + ENTER novamente, e veja que a animação agora para no estado final.

Pronto, a animação de seu banner está pronta.
Agora faça isso e poste novamente para a gente saber se conseguiu e onde você encontrou dificuldades !!

Depois se você quiser a gente vai continuando, mudamos a velocidade, colocamos textos e links, tudo da forma mais simples possível !

Coloquei um link para você realizar o download de um arquivo que eu fiz que é EXATAMENTE o que está escrito aqui !
Faça o download do arquivo aqui

Abração e boa sorte ! thumbsup.gif

Fala Ubi, bom demais ?
Não tinha como a explicação ser melhor, ficou funcionando 100% , muito obrigado.

Tenho muita prática com Dreamweaver, até então só tinha usado os efeitos de flash contidos lá. Basicamente tenho agora que me aperfeiçoar em banners e em cima do seu exemplo, fiz alguns testes com textos, ficaram ótimos. Agora tenho um curiosidade; como faço outros efeitos para exibição da imagem ?
Ali basicamente mudo ela de direção, gostaria de inserir outros efeitos, escurecer ela, ou clarear, abrir em zoom, etc...
Um abraço e desde já agradeço;

Silent_bh
0

#4 User is offline   ubi_rj 

• Group: Moderador Global

Posted 02 December 2007 - 04:19 PM

E ae silent como vai ?

Que bom que serviu hehehehe....

Olha, pra brincar com a imagem como você falou, escurecer, clarear, dar zoom.....eh muito simples se você ja entendeu como faz para ela mudar de estado usando o "Motion" como expliquei acima pra você.

Da mesma forma que para ela se movimentar você coloca ela em um lado e em um frame mais a frente move a imagem para o outro, para brincar você faz a mesma coisa, só que ao invés de mover a imagem você pode brincar com os filtros dela.

Como a imagem agora é um MovieClip, você poderá brincar com ela utilizando os Filtros e as Propriedades da imagem.
Os Filtros apresentam opções de sombra, blur, glow e outras coisas....
E as propriedades permitem você clarear, escurecer, pintar, controlar o brilho....

Clique no MovieClip e repare que no canto inferior da tela tem uma abinha "Filters" e outra "Proprieties", ai é só explorar o que que cada opção faz....

Abração !!! thumbsup.gif
0

Share this topic:

Page 1 of 1
  • You cannot start a new topic
  • You cannot reply to this topic

Similar Topics Collapse

Publicidade

1 User(s) are reading this topic
0 membro(s), 1 visitante(s) e 0 membros anônimo(s)