..:: MX Studio Fóruns ::..: Dúvida – direitos autorais. - ..:: MX Studio Fóruns ::..

Jump to content

Publicidade

ATENÇÃO

Para evitar posts desnecessários e que não influam para o andamento e desenvolvimento do fórum, clique aqui e leia todas as regras.
Page 1 of 1
  • You cannot start a new topic
  • You cannot reply to this topic

Dúvida – direitos autorais.

#1 User is offline   lucas.sampa 

• Group: Membros

Posted 14 October 2007 - 04:06 PM

Galera minha dúvida é a seguinte.
Vamos supor que eu trabalho em um escritório de design e lá eu desenvolvo alguns trabalhos com criação totalmente minha e outras com participação de um diretor de arte.
Quais seriam meus direitos sobre esses trabalhos, eu posso usá-los em meu portifolio pessoal ou ainda, se eu montar uma empresa posso colocá-los como desenvolvimento da dessa nova empresa?

Valeu pessoal.

0

#2 User is offline   lucas.sampa 

Posted 14 October 2007 - 07:20 PM

CARAMBA! ninguém sabe nada sobre este assunto?
Pessoal, isto é de interesse de todos.
Vamos lá galera.

0

#3 User is offline   luizpadovan 

• Group: Moderador Global

Posted 15 October 2007 - 04:56 PM

Cara, tudo depende do contrato que vc vai assinar.
leia o regulamento do CONAR.

lembre-se que ética nos negócios também depende de pessoa para pessoa.
se todos fossem honestos, nossa justiça não estaria tão atolada.
0

#4 User is offline   le0xd 

Posted 04 March 2009 - 11:02 AM

Eu não tenho conhecimento jurídico pra te responder, mas aí vai uma boa dica: Mande essa pergunta para a coluna direito na web, na revista webdesign.

cool.gif
0

#5 User is offline   Nine_Branco 

Posted 12 August 2009 - 02:51 PM

Tb não tenho conhecimento juridico, mas.... Minha opinião é a seguinte:

1- Os trabalhos q vc desenvolveu sozinho, vc pode usar no seu portifólio, colocando o nome da empresa.
Suponha q vc fique trabalhando uns anos em uma firma e queira procurar emprego. Não dá pra usar o portifólio antigo, desatualizado. Vc tem que mostrar o trabalho q vc fez no ultimo emprego. Logo, não vejo nada demais vc colocar no seu portifólio. DETALHE: dizendo q foram trabalhos desenvolvidos por vc durante o tempo em q trabalhou na empresa Tal. Colocando o nome da empresa.

2- Os trabalhos que vc desenvolveu com o diretor de arte, vc tb pode colocar no seu portifólio (mas não acho boa idéia)
DETALHE: Colocando claramente que foram trabalhos desenvolvidos por vc durante o tempo em q trabalhou na empresa Tal(nome da empresa ), sob a orientação do diretor de arte Fulano de Tal.
Por isso não sei se vale a pena colocar no portifólio. A pessoa q for ver seu portifólio vai ficar na dúvida. O q afinal foi vc q desenvolveu e o q foi o diretor de arte????

3- Se vc montar uma empresa acho q vc NUNCA poderá colocá-los como desenvolvimento da dessa nova empresa. Isso seria mentir. Foi desenvolvido por vc sim, mas em outra empresa.

4- Quanto a seus direitos... Bem o q vou dizer parece meio cruel, mas... tente entender.
Suponha q vc contrate alguém para fazer alguma coisa pra vc, exemplo, vc contrata alguém pra pintar uma parede na sua casa. O pintor faz um trabalho lindo. Faz uma textura na parede e coloca com uma cor toda especial. O trabalho é do pintor, mas a parede é sua, as tintas e o material que o pintor pediu foi vc q comprou. O pintor tem direito de tirar uma foto da parede e mostrar para o próximo cliente. Para q o próximo cliente veja o trabalho q ele faz e possa contrata-lo para fazer pra ele tb. Mas a parede é sua. O pintor não pode levar a sua parede.
Quando somos contratados em uma empresa, o trabalho q desenvolvemos lá é da empresa. Não podemos querer ter direitos de propriedade. Apenas direitos autorais. Entende? O autor é vc, mas a obra-de-arte é de quem pagou por ela, no caso a empresa para quel vc trabalhou. Como vc é o autor, vc pode colocar no seu portifólio, mas dizendo que aquela obra foi vc q fez, mas não é sua, vc vendeu essa obra para a empresa.

Bem... minha opinião. laugh.gif

Aline Branco
Designer
www.alinebranco.com.br
http://alinebranco.blogspot.com/

0

Share this topic:

Page 1 of 1
  • You cannot start a new topic
  • You cannot reply to this topic

Publicidade

1 User(s) are reading this topic
0 membro(s), 1 visitante(s) e 0 membros anônimo(s)