..:: MX Studio Fóruns ::..: Degradê em serigrafia - ..:: MX Studio Fóruns ::..

Jump to content

Publicidade

Page 1 of 1
  • You cannot start a new topic
  • You cannot reply to this topic

Degradê em serigrafia Separação de duas cores com degradê para serigrafia

#1 User is offline   oliveirarl 

• Group: Membros

Posted 06 October 2007 - 08:06 PM

Olá pessoal.
Estou fazendo uma arte para camiseta em duas cores puras.
A arte tem o contorno em preto com áreas de verde chapado e um degrade em verde e com sombras em preto.
Como faço a separação das duas cores para a impressão da retícula.
Muito obrigado a todos que puderem colaborar.
0

#2 User is offline   gibaba 

Posted 06 October 2007 - 09:30 PM

Isso e facil, se voce estiver usando o corel draw e for uma imagem em vetor, e so selecionar a cor verde e trocar por magenta e mandar tirar o fotolito. se a imagem for um jpg ou bitmap, converta em cmyk, procure no programa que voce usa uma ferramenta chamada misturador de canais, coloque 0(zero) para cyan e amarelo, depois va no canal do magenta e coloque 100 para cyan e amarelo. depois e so tirar o fotolito.qualquer duvida me mande a imagem. ok
fala_ai_mano@hotmail.com. Lembre-se que quando voce manda tirar um fotolito, ele so reconhece magenta, yelow, cyan e black como cores puras.

0

#3 User is offline   oliveirarl 

Posted 09 October 2007 - 01:24 AM

E a retícula, não tenho que fazer?
A tela vai "aceitar" o degrade sem que eu precise transformar a imagem em retícula?
Abs.
0

#4 User is offline   alx 

Posted 09 October 2007 - 10:44 AM

o que cria a retícula não é o PhotoShop ou o CorelDRAW. a retícula é criada pela impressora PostScrip ao imprimir a separação de cores.

vc pode proceder como disse o amigo GIBALTA, passando o conteúdo verde para Magenta ou pode também criar uma cor spot (infelizmente o coreldraw não lida muito bem com isso!!!).

o degradê, juntamente com o resto do desenho, vai ser transformado em retículas.

=)
0

#5 User is offline   gibaba 

Posted 09 October 2007 - 12:12 PM

Ola, Oliveira, como nosso colega mencionou, a maquina de fotolito vai fazer a reticula pra voce, mas antes de mandar tirar o fotolito, va na opção visualização de impressão e separação de cores, e verifique se aparece apenas duas cores, ai voce pode mandar tirar o fotolito tranquilamente, agora em relação a tela(matriz serigrafica), o assunto ja entra um pouco mais na tecnica, pois dependendo da linhagem da matriz, voce vai ter que pedir uma linhagem especifica no fotolito tambem, isso em relação a tinta que voce vai usar e o equipamento que vai imprimir, serigrafia e muito bacana, mas para fazer trabalhos de qualidade que garantam que o cliente volte, voce vai precisar de tecnica.
qualquer coisa me comunique.
Para voce entender melhor.
Linhagem da matriz(quantos fios por cm2 possui)Exemplo=matriz de 90 fios. tecido amarelo. 1x1.
LInhagem do fotolito(quantos pontos por polegada possui).fotolito 110 LPI.
Os dois tem que estar de acordo um com o outro pois caso contrario voce corre um grande risco de ganhar um belo moare
na imagem.
Existe uma tabela que elimina esse problema, mas nao achei a revista e nao lembro de cabeça. faz muito tempo que nao imprimo camiseta.
Me fala qual tinta voce vai usar e eu te dou uma opiniao sobre isso.
0

#6 User is offline   chrisk 

Posted 02 February 2009 - 12:22 PM

oi, galera...

me ajudem tenho que fazer um degrade e nao tenho impressora pra reticula me ensine a fazer sem reticula.

obrigada e urgente

o degrader e de baixo pra cima com azul escuro indo pro azul claro.

obrigada.

0

#7 User is offline   gibaba 

Posted 02 February 2009 - 10:19 PM

QUOTE(chrisk @ 2/2/2009 12:02:48) <{POST_SNAPBACK}>
oi, galera...

me ajudem tenho que fazer um degrade e nao tenho impressora pra reticula me ensine a fazer sem reticula.

obrigada e urgente

o degrader e de baixo pra cima com azul escuro indo pro azul claro.

obrigada.

smartass.gif Ola Chrisk, pelo jeito voce esta meio desesperada, calma que tudo tem um jeito, primeiro vamos por partes, se voce vai fazer um degrade azul escuro para azul claro e nao possui um biro para tirar fotolito do degrade, a unica solução e fazer com a mistura das tintas. Esse processo e demorado, precisa de pratica e perde muita tinta, mas muitas estamparias ainda usam essa tecnica pois o degrade fica sem os pontos do fotolito. Vamos la

Tinta Plastissol ou a base de agua - prepare a cor azul escuro - espesse a tinta ate o ponto dela nao cair da espatula - faça o mesmo com o azul claro - pegue um rodo bom e plano - risque com uma caneta o centro do rodo - PONTO 2 -pegue com a espatula a tinta azul escuro e coloque na parte do rodo que vai imprimir o degrade do azul escuro para o azul claro - pegue a tinta azul claro e coloque na outra parte do rodo - separe um pano na mesa corrida ou no berço de impressao - coloque a matriz de serigrafia na posição de impressão - puxe o rodo de cima para baixo as vezes necessarias para as tintas se misturarem no centro do rodo - lembre-se sempre que o rodo deve ser puxado de cima para baixo e nunca cobrir a matriz. - se a tinta cair do rodo e porque ela nao esta no ponto certo, voce tem que espessar mais - quando o degrade estiver do jeito que voce quer começe a estampar a produçao - com o tempo o degrade vai perdendo o efeito - junte a tinta do rodo e coloque em um pote separado para reaproveitamente posterior em outra produção e proceda novamente desde o ponto 2 - e assim caminha a humanidade.

Agora se voce tem um biro para tirar fotolito sugiro voce transformar o azul escuro em magenta e o azul claro em amarelo, isso apenas para tirar o fotolito. quando voce for imprimir sabe que o magenta e azul escuro e o amarelo e azul claro, nao tem erro.

Lembrete - isso tudo e muito basico, as tecnicas mudam de acordo com o tecido que voce for estampar, se voce vai aplicar fundo branco ou se vai aplicar a imagem direto no tecido, entao espero ter ajudado pelo menos um pouco.
0

#8 User is offline   leonunes 

Posted 11 February 2009 - 11:23 PM

Ola!

Gostaria de fazer um curso de serigrafia, em São Paulo, e gostaria de saber se algum de vcs poderia me indicar um especial, bom barato e próximo do centro ( Santa Cecília, Centro, Consolação etc...) se não for pedir muito né. eheheh.
Desde já sou grato.
0

#9 User is offline   gibaba 

Posted 16 February 2009 - 10:45 AM

QUOTE(leonunes @ 11/2/2009 23:02:57) <{POST_SNAPBACK}>
Ola!

Gostaria de fazer um curso de serigrafia, em São Paulo, e gostaria de saber se algum de vcs poderia me indicar um especial, bom barato e próximo do centro ( Santa Cecília, Centro, Consolação etc...) se não for pedir muito né. eheheh.
Desde já sou grato.

Ola Leonunes, um curso bom e barato de serigrafia que ensina muita coisa fica no Senai de Brasilia-Df, aqui em São Paulo, voce tem a opção do Senai Theobaldo de Nigris, mas como ex-professor de la, ja aviso que o curso caiu muito de qualidade pois o governo nao repassa verbas para cursos e entao a escola esta com muito pouco material de ensino. Mas mesmo assim o basico da serigrafia voce vai aprender, o resto voce tem que estudar via internet, revistas especializadas e no dia a dia. ph34r.gif

0

Share this topic:

Page 1 of 1
  • You cannot start a new topic
  • You cannot reply to this topic

Publicidade

1 User(s) are reading this topic
0 membro(s), 1 visitante(s) e 0 membros anônimo(s)