aí galera...jah vi uns tópicos aí sobre sangria e macas de dobra...resolvi colocar minha dúvida....to produzindo um material...e eu manjo muito bem de photoshop...mas por enquanto nada de corel ou illustrator.....posso até dar uma estudada se necessário...
mas fiz um material e estou com medo de ficar ruim na impressão.....de derrepente o papel nmaum ficar totalmente impresso....
sei lah...problemas de sangria.....e gostaria de marcar as dobras...
como faço isso.....como faço as marcações e as sangrias?
a máquina que imprime se localiza apartir do centro ou apartir de algum canto?? pois se ela se localizar do centro é só eu aumentar o canvas do photoshop e estender o fundo....mas e com relação as medidas? como a gráfica vai saber o que é pra ser sangria e o que é pra ser folder....
e sobre as dobras?
como eles vão saber como é pra dobrar...ou pra cortar?
tem como eu fazer isso pelo photoshop ou tenho que usar algum outro programa...e se sem...como faço pra só finalizar eles nesses programas...mas usar minha arte feita no photoshop???
abraços
Publicidade
|
|
Page 1 of 1
sangria e marcas de dobra em photoshop?
Posted 08 August 2007 - 10:44 AM
keko, marcas de corte, dobra e registro DEVEM ser aplicadas em programa vetorial.
no photoshop só o q vc deve fazer é o tratamento do bitmap + a sangria.
assim, se seu folder vai ter 300x200mm com duas dobras vc vai ter que criar a arte no PhotoShop com 310x210mm. isso já te dará 5mm de sangria pra cada lado.
lembre-se de respeitar uma margem INTERNA de 5mm para prevenir possíveis falhas no refile.
• a marca de corte é um fio contínuo no local onde vai ser cortado o trabalho. ( ____ )
• a marca de dobra/vinco é um traço intermitende onde terão as dobras ( _ _ _ _ )
• faca especial, assim como corte, tem fio contínuo.
• fora isso vc ainda tem q colocar: identificação das cores, marcas de registro, barras de calibragem... veja o exemplo abaixo.
e isso tudo TEM q ser vetorial. não rola no photoshop... para isso use coreldraw, illustrator ou freehand.
=)
--
Características básicas de um impresso:

01. Marca de corte
A marca de corte indica onde o trabalho deve ser refilado. É representada por um fio contínuo, na cor de registro e com espessura de 0.3pt a 0.5pt.
02. Marca de dobra / vinco
A marca de dobra ou vinco indica onde o trabalho deve ser dobrado. É representada por um fio tracejado, na cor de registro e com espessura de 0.3pt a 0.5pt e intermitente, ou seja, tracejado.
03. Barras de Calibração
As barras de calibração servem para o impressor analisar a quantidade de tinta e ajuste de carga. Podem variar de 5 em 5%, 10 em 10%, 25 em 25%, isso fica a critério de gráfica.
04. Marcas de Registro
Marca de registro, ou cruz de registro, é um desenho em cruz na cor de registro que indica se as cores estão "casando" perfeitamente. Quando observado ao conta-fios deve-se perceber apenas um fio, sem deslocamento das cores.
05. Identificação das Cores
Identifica a cor a ser impressa. Se houver cores pantones no trabalho, ou verniz, deve ser identificado separadamente.
06. Sangria
Área que extrapola a dimensão final do job. Recurso que previne contra filetes brancos durante o refile.
07. Área do trabalho
Tamanho final do trabalho. Não confundir com "área de mancha" — que é a área máxima de impressão no papel. Se o trabalho for um A4 então a área será de 297 x 210mm.
08. Margem de Segurança
Margem interna que também previne contra variações do refile. Se a máquina de corte variar pode-se acabar cortanto um texto importante (endereços, e-mails, telefones, etc). Para prevenir, guarda-se 5mm a partir da linha de corte em direção interna do job.
no photoshop só o q vc deve fazer é o tratamento do bitmap + a sangria.
assim, se seu folder vai ter 300x200mm com duas dobras vc vai ter que criar a arte no PhotoShop com 310x210mm. isso já te dará 5mm de sangria pra cada lado.
lembre-se de respeitar uma margem INTERNA de 5mm para prevenir possíveis falhas no refile.
• a marca de corte é um fio contínuo no local onde vai ser cortado o trabalho. ( ____ )
• a marca de dobra/vinco é um traço intermitende onde terão as dobras ( _ _ _ _ )
• faca especial, assim como corte, tem fio contínuo.
• fora isso vc ainda tem q colocar: identificação das cores, marcas de registro, barras de calibragem... veja o exemplo abaixo.
e isso tudo TEM q ser vetorial. não rola no photoshop... para isso use coreldraw, illustrator ou freehand.
=)
--
Características básicas de um impresso:

01. Marca de corte
A marca de corte indica onde o trabalho deve ser refilado. É representada por um fio contínuo, na cor de registro e com espessura de 0.3pt a 0.5pt.
02. Marca de dobra / vinco
A marca de dobra ou vinco indica onde o trabalho deve ser dobrado. É representada por um fio tracejado, na cor de registro e com espessura de 0.3pt a 0.5pt e intermitente, ou seja, tracejado.
03. Barras de Calibração
As barras de calibração servem para o impressor analisar a quantidade de tinta e ajuste de carga. Podem variar de 5 em 5%, 10 em 10%, 25 em 25%, isso fica a critério de gráfica.
04. Marcas de Registro
Marca de registro, ou cruz de registro, é um desenho em cruz na cor de registro que indica se as cores estão "casando" perfeitamente. Quando observado ao conta-fios deve-se perceber apenas um fio, sem deslocamento das cores.
05. Identificação das Cores
Identifica a cor a ser impressa. Se houver cores pantones no trabalho, ou verniz, deve ser identificado separadamente.
06. Sangria
Área que extrapola a dimensão final do job. Recurso que previne contra filetes brancos durante o refile.
07. Área do trabalho
Tamanho final do trabalho. Não confundir com "área de mancha" — que é a área máxima de impressão no papel. Se o trabalho for um A4 então a área será de 297 x 210mm.
08. Margem de Segurança
Margem interna que também previne contra variações do refile. Se a máquina de corte variar pode-se acabar cortanto um texto importante (endereços, e-mails, telefones, etc). Para prevenir, guarda-se 5mm a partir da linha de corte em direção interna do job.
Posted 08 August 2007 - 11:05 PM
CARACA!!!! VALEU mesmo!!!!
muito bom!
vou fazer assim então....se não se importar posso postar aqui depois um folder exportado pra ver se tah tudo correto?
concerteza vou fazer um curso de design gráfico....tem muito truque que acaba faltando pro cara desenvolver um materia de qualidade!
Abraços
muito bom!
vou fazer assim então....se não se importar posso postar aqui depois um folder exportado pra ver se tah tudo correto?
concerteza vou fazer um curso de design gráfico....tem muito truque que acaba faltando pro cara desenvolver um materia de qualidade!
Abraços
Posted 23 August 2007 - 06:37 PM
Aproveitando o topico, as marcas de dobra são feitas na "cor de registro", mas o que é isso? é a mesma cor que eu usei no papel?? e se eu fizer essa linha tracejada ela nao vai sair na impressão??
ou eu tenho que mandar duas versões pra gráfica, uma com a linha tracejada e outra sem???
ah, so mais uma coisa, vou mandar imprimir um A4 sangrado, com 1 dobra no meio, então não tenho que fazer as marcas de corte né? (já que elas vão ser a própria extremidade da pagina)?? só a de dobra é isso??
Brigadao!
ou eu tenho que mandar duas versões pra gráfica, uma com a linha tracejada e outra sem???
ah, so mais uma coisa, vou mandar imprimir um A4 sangrado, com 1 dobra no meio, então não tenho que fazer as marcas de corte né? (já que elas vão ser a própria extremidade da pagina)?? só a de dobra é isso??
Brigadao!
Posted 24 August 2007 - 10:42 AM
cor de registro é uma cor que aparece em todas as outras. nos programas como coreldraw, illustrator, indesign, etc tem a cor REGISTER. esta cor aparece tanto nas cores CMYK como nos pantones.
visualmente parece preto.
a impressão vai sair na parte de fora do impresso, ou seja, na área que vai ser cortada. por isso não precisa enviar duas versões para a gráfica, apenas uma seguindo a amostra que coloquei aí em cima. no seu caso do A4, o papel seria o retângulo LARANJA. A sangria é o retângulo VERMELHO e a área útil (desconsiderando a área de segurança) é a marcação em VERDE.
perceba que vc deve montar um lay-out bem maior do que o A4 final, justamente para aplicar todas as suas considerações.
a impressão vai sair na parte de fora do impresso, ou seja, na área que vai ser cortada. por isso não precisa enviar duas versões para a gráfica, apenas uma seguindo a amostra que coloquei aí em cima. no seu caso do A4, o papel seria o retângulo LARANJA. A sangria é o retângulo VERMELHO e a área útil (desconsiderando a área de segurança) é a marcação em VERDE.
perceba que vc deve montar um lay-out bem maior do que o A4 final, justamente para aplicar todas as suas considerações.
Posted 25 January 2010 - 09:01 PM
QUOTE(alx @ 24/8/2007 10:08:46) <{POST_SNAPBACK}>
cor de registro é uma cor que aparece em todas as outras. nos programas como coreldraw, illustrator, indesign, etc tem a cor REGISTER. esta cor aparece tanto nas cores CMYK como nos pantones.
Desculpem-me. Nunca precisei imprimir para gráficas mas estou tendo agora e estou com algumas dúvidas. Por ex: Como eu insiro ( em que programa? ) as 'marcas de dobra', as linhas pontilhadas? As marcas de corte eu ja consegui, usando o Ps Cs2. As linhas de dobra podem ser inseridas usando ele também?
Agradeço desde já e me desculpem se a pergunta parece 'boba', mas realmente nunca fiz isto e não sou design gráfico, apenas estou tendo que entregar um trabalho básico que acabei aceitando. Obrigado a todos. Muito bom este fórum.
Share this topic:
Page 1 of 1
Similar Topics
| Topic | Forum | Started By | Stats | Last Post Info | |
|---|---|---|---|---|---|
|
Pirataria de marcas movimenta até US$ 6 bilhões...
Terra Tecnologia |
Notícias |
TiTi Celestino
|
|
|
|
Dobradinha iTunes e iPod causa processo à Apple
|
Notícias |
Notícias
|