..:: MX Studio Fóruns ::..: Publicitários e designers: quem faz o quê? - ..:: MX Studio Fóruns ::..

Jump to content

Publicidade




Page 1 of 1
  • You cannot start a new topic
  • You cannot reply to this topic

Publicitários e designers: quem faz o quê?

#1 User is offline   Tygra 

  • Group: Membros
  • Posts: 3419
  • Joined: 04-January 04

Posted 21 February 2007 - 10:40 PM

Agora resolvi me arriscar de vez e tocar num assunto que eu estava evitando, confesso, por puro medo. É que não faz tanto tempo assim que sou colunista deste site e sei que a maioria dos visitantes é formada por publicitários. Não sei como vão receber isso. Mas vou dar minha cara a tapa e seja o que Deus quiser. Quem sabe alguém me faz mudar de idéia? Ou não?

É que de vez em quando recebo pelo meu site (www.ligiafascioni.com.br) e-mails de estudantes que precisam de ajuda para fazer trabalhos de aula. Por acaso recebi um que queria saber como eu via a questão dos publicitários fazendo logomarcas, se isso não era tarefa para designers. Vamos lá, então.

Bom, penso que há conflitos absolutamente dispensáveis entre o design e a publicidade, mas que ocorrem (imagino eu) por causa da mais absoluta falta de comunicação entre essas áreas (que deveriam estar entre as mais comunicativas, pelo senso comum).

Naturalmente, há bons e maus profissionais em todas as profissões, e o design sofre bastante porque não é regulamentado. Qualquer pessoa pode se auto-intitular designer, inclusive alguém formado em publicidade e propaganda. Como a profissão de publicitário é regulamentada, o inverso não costuma ocorrer, apesar deles também não estarem livres dos curiosos de plantão.

O fato é que são áreas complementares, mas com abordagens completamente diferentes. A publicidade e a propaganda tratam de despertar desejos, emoções. Trabalham com o lúdico, com a sedução. As campanhas são, por natureza, fugazes.

O design, por sua vez, trabalha com o lado racional, com a semiótica, a ergonomia, com métodos sistemáticos de resolução de problemas. Seus projetos têm caráter mais permanente. São formações e rotinas de trabalho com objetivos e meios bem distintos.

Por isso, acredito que o mercado só tem a perder quando agências publicitárias desenvolvem marcas gráficas e sistemas de identidade visual para empresas. Essa tarefa é para designers, que trabalham com soluções gráficas de longo prazo e precisam traduzir a identidade da empresa considerando seus conhecimentos de semiótica, teoria das cores, tipografia, e ainda um bom embasamento teórico e prático bem específico para realizar a tarefa.

Já os publicitários podem e devem usar essas marcas gráficas em suas criações, trabalhar para consolidá-las e gravá-las na mente das pessoas. Só eles têm o talento e a formação adequados para fazer a conexão entre essas marcas e as emoções que elas precisam comunicar. São eles os responsáveis por provocar sentimentos quando aquele símbolo gráfico aparece.

Não tem um melhor que o outro, nem pior. Como já se disse, são trabalhos igualmente importantes e complementares. Publicitários não recebem a formação especializada e imprescindível para criar marcas gráficas; aliás, penso que o monstrengo semântico chamado "logomarca" deve ter vindo daí. Já designers não possuem qualificação formal para criar textos de peças publicitárias, não se exercitaram o suficiente nas técnicas necessárias e não têm muita informação sobre como despertar desejos de compra. Fazem anúncios lindos e ocos.

Isso não quer dizer, em nenhum momento, que um publicitário não possa criar boas marcas gráficas ou que um designer não tenha talento algum para criar anúncios. Não estou falando de talentos individuais, por favor. Tem gente que nem designer e nem publicitário é e faz coisas geniais. Mas não é desse povo que estamos tratando. Essa é uma abordagem bem genérica sobre formação profissional, que fique bem claro.

Para mim, a solução é que os designers e publicitários trabalhem mais juntos. Por que vivem às rusgas? Por que as agências insistem em criar “marquinhas” e os designers teimam em criar textos e slogans equivocados para folders e cartazes? Por que não são menos competitivos (abomino essa palavra, tão em voga) e mais cooperativos? Será que os egos envolvidos não admitem que as áreas de conhecimento são muito diferentes e que um pode aprender muito com o outro?

Penso que só os publicitários e os designers têm as respostas, mas terão que achá-las juntos.

E todo mundo vai ganhar quando isso acontecer.

autora: Lígia Fascioni
fonte: http://www.acontecendoaqui.com.br
0

#2 User is offline   canha 

  • Group: Membros
  • Posts: 10
  • Joined: 14-February 07

Posted 14 March 2007 - 05:02 PM

Tygra, concordo com você.
Como estudante de design gráfico, eu escuto muito de alguns professores que são designers sobre como publicitários são metidos e tudo mais.
E escuto também dos professores que são publicitários.

Concordo 100% no fato de que publicidade e design devem andar juntos, e não cada um tentar ir separado.

Excelente artigo! thumbsup.gif
0

Share this topic:


Page 1 of 1
  • You cannot start a new topic
  • You cannot reply to this topic


Similar Topics Collapse


Publicidade




1 User(s) are reading this topic
0 membro(s), 1 visitante(s) e 0 membros anônimo(s)