..:: MX Studio Fóruns ::..: Illustrator X Corel - ..:: MX Studio Fóruns ::..

Jump to content

Publicidade

ATENÇÃO

Para evitar posts desnecessários e que não influam para o andamento e desenvolvimento do fórum, clique aqui e leia todas as regras.
Page 1 of 1
  • You cannot start a new topic
  • You cannot reply to this topic

Illustrator X Corel Qual é o mais utilizado?

#1 User is offline   Homem Sem Reflexo 

• Group: Membros

Posted 29 May 2004 - 03:45 PM

OLá, pessoal! Sou novo aqui no fórum e em primeiro lugar gostaria de parabenizar à Administração por um fórum organizado e muito bem frequentado!

Bom, agora vamos à dúvida...

Trabalho com Corel Draw há pelo menos 4 anos! Tenho um conhecimento bem amplo acerca do programa. Mas sei que o Illustrator é um excelente programa e muito utilizado por quem trabalha em grandes gráficas. Como eu só trabalhei em gráficas pequenas até agora, sempre me utilizei do Corel... MAs a grande dúvida é... "Afinal, qual desses softs é o mais utilizado atualmnte??"

Obrigado desde já!!

Muita Paz!

0

#2 User is offline   deividy 

Posted 31 May 2004 - 11:21 AM

vc tem que usar aquele que vc esta mais acostumado é claro que seria legal se vc aprende-se os dois isso aumentaria suas chance em melhorar de trabalho, e tambem te ajudaria a ter uma melhor visualização em projetos em vetor.

isso é só a minha opnião.
0

#3 User is offline   pa_bruno 

Posted 04 June 2004 - 12:16 PM

bom, trabalho com o corel tem um tempo também. ele é bom, mas tem mtos defeitos, estou a alguns meses utilizando o illustrator e percebi como eh bom também, principalmente para logomarcas. Tb recomendo a utilização dos 2, pois isso é bom. Mas em relação de qual é mais usado, creio que o corel seja, pois eh mais facil, amigavel, mas o illustrator eh mais profissional. thumbsup.gif
0

#4 User is offline   Homem Sem Reflexo 

Posted 04 June 2004 - 08:23 PM

Aí que tá... Sempre ouço dizer que o Corel dá Pau de montão, principalmente quando o assunto é impressão. Em 4 anos, eu só tive um problema com o Corel uma única vez. Bom, talvez seja como eu disse, só trabalhei em Gráficas pequenas em trabalhos monocromáticos na maioria das ocasiões... Atualmente trabalho numa fábrica de barcos infláveis e juntamente com meu patrão faço o projeto das embarcações todas em Corel 9. É um tipo de serviço que à vezes sobrecarrga o Corel, mas ele dá conta do serviço.

A respeito do Illustrator, eu o conheço, já fiz alguns trabalhos para Web com ele, mas nunca o utilizei como ferramenta vetorial número1...

Bom... É isso!!

Obrigado!!

Muita Paz!

0

#5 User is offline   deividy 

Posted 07 June 2004 - 10:34 AM

é a facilidade que temos em usar o corel faz com que nos o utilizemos mais.

eu tambem uso bem mais o corel !

0

#6 User is offline   falke 

Posted 11 June 2004 - 02:43 AM

Eu tbm so usei o Corel e acredito q seja o mais facil de mexer e o mais utilisado.
0

#7 User is offline   alx 

Posted 15 June 2004 - 07:09 PM

illustrator e corel tanto faz... o q importa é usar corretamente.

só pra não ficar em cima do muro... illustrator pra mac. (e corel pra pc!) wink.gif
0

#8 User is offline   ROX 

Posted 28 June 2004 - 11:43 AM

Na minha opinião o Illustrator é muito melhor, para criação (tem muito mais ferramentas), mas o Corel é indiscutivelmente mais prático, suas teclas de atalho facilitam muito a diagramação.

Por isso quando eu começo um trabalho novo, eu vou pelo Illustrator, depois que é praticamente só aplicações, eu uso o Corel.
0

#9 User is offline   Senshi 

Posted 06 July 2004 - 09:31 PM

QUOTE (ROX @ 28/6/2004 10:06:23)
...
Por isso quando eu começo um trabalho novo, eu vou pelo Illustrator, depois que é praticamente só aplicações, eu uso o Corel.

bom num intendi deireito o que vc quis dizer nessa ultima frase...
seria que na diagramação vc usaria o corel? bom.. o corel pode até ser bom pra issu pois ele (na minha opiniao) quer ser varios programas em um soh!!!
Eu uso os produtos da Adobe (depois desse "grupo" CS muito mais ainda) soh num utilizo o Golive pq ainda prefiro o dreamweaver (ate pq naum sei mexer bem no golive!!) mas tipo uso o photoshop , illustrator e para Diagramar utilizo o Indesign!!
Acho que esse é o fato das pessoas escolherem o corel, ele tem varias funçoes em um soh programa, em quanto os outros, se especializam em funçoes "particulares"!!
eu trabalhu assim: editaçao de imagens - uso o photoshop, illustraçao - illustrator, e diagramaçao - indesign !!! Assim o trabalho rende mais na minha opiniao!!
Achu meiu estranha as pessoas usarem illustrator, corel ou freehand juntos , pq ele foram criados para a mesma funçao.....
Apesar de naum saber mexer no illustrator e no indesign.. eua doru mexer neles.. e cada coisa que eu descubro eu pulu da cadeira!! hahahaha tongue.gif

finalizando: PAra alguns casos não existe um programa melhor que o outro... existe sim, que ele pode ser bom em algumas funçoes e talz ..., o que vale é vc se sentir melhor com a ferramenta que vc escolheu .. seja ela ILLUSTRATOR, COREL ou FREEHAND!!! wink.gif
0

#10 User is offline   SOAD 

Posted 30 August 2004 - 03:24 PM

corel pra mim eh amador . O illustrator eh usado pelos melhores designers. Eu disse designer, não gráficos . Trabalho em uma agencia de publicidade - http://www.costaclaro.com.br - e só usamos illustrator, mas qd vamos mandar arquivos pras graficas, temos que converter em EPS e salvar em corel.

Mas , como em todo software, quem faz a arte nao eh o programa, e sim a peça que está na frente do monitor =) .

Mas se for pra indicar algum, eu indico o Illustrator wink.gif
0

#11 User is offline   alx 

Posted 01 September 2004 - 02:22 PM

se fosse eu mandava em ai mesmo... na conversão do eps pra cdr muita coisa pode acontecer.. principalmente com os pantones.

agora... homem sem reflexo = montanha ???
0

#12 User is offline   Combiner 

Posted 01 September 2004 - 04:45 PM

illustrator
0

#13 User is offline   SOAD 

Posted 02 September 2004 - 09:58 AM

QUOTE (alx @ 1/9/2004 13:09:52)

agora... homem sem reflexo = montanha ???

Ó nobre AXL, ilumine a mente de pobre mortal ...

homem ??? montanha ???
0

#14 User is offline   alx 

Posted 20 September 2004 - 02:37 PM

ah... tava querendo saber se este user homem sem reflexo é o mesmo user do wmo chamado montanha...

biggrin.gif

abrass.
0

#15 User is offline   Homem Sem Reflexo 

Posted 20 September 2004 - 02:43 PM

QUOTE(alx @ 20/9/2004 13:09:11)
ah... tava querendo saber se este user homem sem reflexo é o mesmo user do wmo chamado montanha...

biggrin.gif

abrass.
View Post

Eu mesmo!! eheheheheh!!

Aí, falow!!
0

#16 User is offline   alx 

Posted 21 December 2004 - 04:23 PM

eu sabia!!!
0

#17 User is offline   O Ilusionista 

Posted 09 June 2005 - 03:21 AM

Illustrator, sem dúvida. O Cororó só dá pau.
0

#18 User is offline   alx 

Posted 09 June 2005 - 09:24 AM

discordo.. o problema do corel é que ele tem recursos problemáticos... blends, sombras, mesh fill... mas isso tudo também pode dar problema no illustrator.

veja se concorda: se um cara que manja bem de corel (e conhece as suas limitações) fizer um bom e estruturado trabalho no corel o resultado não seria o mesmo de um bom trabalho no illustrator?

não dá pra falar que um programa seja melhor que o outro... apenas depende do operador e do conhecimento que tem em relação ao programa escolhido.

e, pra terminar, se um Mané for trabalhar no illustrator não vai sair B.sta? ou seja, a culpa é de quem???

aLx.
0

#19 User is offline   O Ilusionista 

Posted 09 June 2005 - 11:48 PM

Mas isto é muito relativo cara. Vc teria que comparar assim:

Pega um cara fera em Corel e um cara fera em Illustrator. Em qual programa ele vai ter mais chances de erro?

É uma velha disputa: aqui havia um amigo meu que falava toda hora "Tá vendo, no Corel é mais rápido, é mais prático!" E eu respondia "Mas no Illustrator funciona" hehe

É isso...o Illustrator tbem da uns paus (tipo fechar do nada), mas o Corel as vezes tem uns bugs no além, como uma vez em que eu fazia uma agenda no Corel (pq a arte ja estava lá) e eu chequei diversas vezes em modo aramado e nada, tudo perfeito. Mandava imprimir...aparecia uma faixa enorme preta sobre a capa. E não tinha nada de errado com o arquivo.

Nestas horas, fazemos uma brincadeira: fazemos como se tivessemos 3 dedos e assobiamos o tema do Arquivo X quando um bug cabuloso de outro mundo acontece smile.gif
0

#20 User is offline   alx 

Posted 10 June 2005 - 08:38 AM

é nessas horas que é bom ter o telefone do Padre Quemedo!

hahaha

=)
0

#21 User is offline   O Ilusionista 

Posted 10 June 2005 - 10:18 AM

Com certeza, pq isto non equeziste!
0

#22 User is offline   Senshi 

Posted 02 August 2005 - 07:38 PM

alguem aki viu o novo Illustrator? versao CS2 ??

tenho pena das outras ferramentas!
versao cs2 ta monstruosa!!

novo sistema de auto-trace... meu deus.. vcsprecisam mexer nisso!
hehehe
0

#23 User is offline   fabio.costa.leal 

Posted 11 August 2005 - 09:11 AM

Trabalhei somente com corel durante um tempão. Não posso reclamar, foi como eu aprendi. Há muito tempo tinha interesse em conhecer a familia da adobe. Conheci e não largo mais.
A grande vantagem do Illustrator é a impressão. Tinha muitos problemas para imprimir do corel, incluisive retirar canal de cor de imagens.
O illustrator no comeco de carreira, era um visualizador de eps, praticamente uma evolução do ps, que é a linguagem das impressoras laser's e imagesetter's.
Não tenho mais problemas imprimindo do illustrator, nem com sombras, blends, transparências, effects.
Além disso, amei a GUI, as teclas de atalho, enfim, me sinto bem no illustrator, e acho que isso é o importante.
0

#24 User is offline   Neto Paiva 

Posted 20 August 2005 - 02:26 AM

Acho que a máxima que diz "o melhor software é aquele que você se sente bem", que conhece, que sabe usar é cada vez mais verdadeira.
Quanto à rivalidade desses dois vetoriais, concordo com a opinião emitida que corel é pra PC e illustrator pra Mac, pois invertidos é pau na certa, independente de operadores.
Outra verdade dita foi "o melhor é conhecer os dois e tirar o máximo de cada um”.
Também acho que o mau do Corel é querer ser muitos programas em um só. Tudo bem que ele tem condições para diagramar um livro, se alguém quiser e tiver saco pra isso, mas ele é um programa vetorial, de ilustração, finalização. Neste item o illustrator tá certo: não abre mais que uma página, afinal quando se fazia uma arte, uma ilustração, antes da existência desses programas, pegava-se uma folha de papel, lápis e pinceis e mãos à obra.
Outra verdade aqui dita foi sobre a ferramenta do profissional, o illustrator, concordo. Este programa não faz as coisas por você, é preciso ter conhecimentos além dos de usuário vetorial pra ter bom rendimento.
O autor deste tópico, ao falar de seu ambiente de trabalho e prática, me lembrou quando eu desenvolvia projetos de novos equipamentos de pesca - molinetes, carretilhas, iscas... – e nesta empresa (de um coreano), por sua política de "upgrade", era preciso usar PC e o meu tinha tanto corel quanto illustrator e um mundareo de RAM e processador. Eu usava os dois programas, por afinidade utilizava mais o illustrator e ia pro corel mais para aproveitar um recurso ou outro que facilitaria o trabalho e daria ganho de produtividade, já que tempo era fator fundamental naquele desenvolvimento, mas finalizava tudo no illustrator por sua precisão. A produção dos objetos era na Coréia e tive que ensinar os caras de lá a usar o programa.
Só pra terminar uma “ilustraçãos” dos programas citado:
Sou um profissional de antes dos micros e dos Aldus e Corel 1.0 e naquela época existiam três figuras fundamentais num estúdio de arte - nomenclatura da época -: o layoutista, o artefinalista e o pasteupista (pestapista).
O cara do layout criava as peças, ilustrava, desenhava, pintava, era uma tarefa mais livre, de criação para aprovação.
O da artefinal era um cara mais técnico que usava régua, esquadro, compasso, tira-linha e guache branco, caneta nanquim ou a pincel, curva francesa, régua paralela e “finalizava” tudo (em P/B) aquilo que o layoutista tinha criado e tinha sido aprovado pelo cliente.
E o cara do pastup (pestape) era o que pegava uma folha de papel supremo (cartão duplex) e montava todos os elementos da peça gráfica – textos feitos na fotocomposição, fotoletras ou letra-set, áreas de fotos ou illustrações, cópias de logo, overlay com indicações de cores, retículas, aplicações, prismas... – enfim, colava tudo que compunha aquela página (veja, uma só página de cada vez). Eu já fui esses três caras, começando no pastup.
Fazendo uma analogia entre os 3 caras e os softwares de hoje, o layout poderia ser o photoshop, mais livre, solto, intuitivo, expressivo; o da artefinal seria o vetorial, o illustrator, com as precisões de suas curvas, ferramentas de fundir, cortar, calcular...; e o do pastup os programas de diagramação, indesign, quark, page, que manipula todos os elementos integrantes da página, mas não os edita.
Era isso.
Abraços.
0

#25 User is offline   Razz 

Posted 12 September 2005 - 01:34 AM

A pergunta é Corel ou Illustrator.
A resposta está na sua habilidade e como você conhece os recursos do programa utilizado. Esse papo de um programa dar mais paus que o outro na hora de montar ou fechar arquivo é tudo balela, os dois dão problemas iguais, têm bugs, e nenhum programa (mesmo os que não foram mencionados) dão pau, isso é regra para qualquer área de trabalho. Sou profissional com mais de 25 anos de profissão, trabalhei em grandes e pequenas agências e também como designer na Batagliesi (quem já ouvui falar neste nome sabe de quem estou falando), fui gerente de marqueting em houses e atualmente como diretor de criação e planejamento , sou da época da "prancheta", instrumento desconhecido pela maioria dos profissionais da área, e desde aquele tempo, o talento é o primordial, se quer ser um ilustrador, aprofunde-se na ferramenta que melhor se adapta e esqueça comentários sem fundamentos. se quer designer ou outro nível de profissional, faça o mesmo. trabalhei em agência onde só tinha Mac. (Illustrator e Free hand como ferramentas vetoriais) de tanto dar pau nos trampos, perdemos uma conta que a arte saiu errada na impressão, mas o arquivo estava certo, com distorção de imagens, troca de fontes, entre outros. resumindo, em menos de dois dias, TODOS os Mac estavam com Corel instalados e foi o programa oficial da empresa por mais 3 anos e não estou falando de agência pequena. O mesmo tipo de problema aconteceu com o Corel, que depois de pouco tempo somente o Illustrator fazia parte do setup da empresa. Em resumo. Os dois dão paus, têm limitações, pela complexidade do Illustrator suas limitaç~eos são maiores e o tempo que se leva para criar e gerar um arquivo é maior que o corel, em contrapartida, as definições de imagens e cores no Illustrator (Mac) são incomparáveis.

Um abraço a todos e deixem de preconceitos

Razz
0

#26 User is offline   Tibanga 

Posted 13 March 2008 - 12:59 PM

Através de uma visão mais ampla em relação a mercado e profissionais da área de produção gráfica, percebo que tanto em pequenas e grandes empresas; ( Gráficas, birôs, agencias, etc ), a ferramenta mais usada por profissionais de criação é sem dúvida alguma o COREL DRAW.

___ O Corel apresenta problemas insignificantes em relação à "PAUS", normalmente apresentados por aqueles que não conhecem profundamente a ferramenta.

___ A Corel possui um trabalho incansável no sentido de resolver e aprimorar pequenos problemas de software e tecnologia de impressão, trazendo com isso até mesmo novos conceitos no mundo da impressão.

___ Algumas variáveis de linguagem binária contidas no código fonte do programa, as vezes apresenta anormalidades de compilação, mas isso ocorre mais por causa do Windows do que pelo COREL.

___ Essas anormalidades são: 1° - COREL FECHA SEM PRÉVIO AVISO
2° - FALHA NA IMPORTAÇÃO DE ARQUIVOS DO ILLUSTRATOR (poucas vezes).
3° - FECHA E PERDE O ARQUIVO, MESMO O QUE FOI SALVO ANTERIORMENTE,
mais no COREL 11 - porém apresenta no 12, o 13 não apresentou ainda
comigo. | Nota: pra isso que existe a cópia de segurança.
4° - PROBLEMAS COM APLICAÇÃO DE SOMBRA INTERATIVA, queixa vinda por
parte de plataformas com 256 a 512 MB de memória.

___ Enfim, são essas algumas das insignificâncias dessa poderosa e ao mesmo tempo simples ferramenta.

Agora em comparação as ferramentas, alguns dizem que os melhores designers utilizam o ILLUSTRATOR, não sei de onde tiraram essa afirmação, pois não é isso que a ESTATÍSTICA apresenta nos números de 89% do mercado mundial de usuários,
incluindo desde designers a usuários simples, é só pesquisar, não há necessidade de falsidades por parte de profissionais.

De cada 10 profissionais da área, 7 usam COREl, os demais usam ILLUSTRATOR, pois se sentem amedrontados com a simples interface do COREL.

Os recursos de INTERATIVIDADE do COREl, superam o ILLUSTRATOR, sem falar no POWERCLIP.

Uns dizem que ILLUSTRATOR é integrado com PHOTO SHOP, isso é lógico, o COREL é integrado com o PHOTO PAINT, que possui uma gama de efeitos mais ampla do que o PHOTO SHOP, a não ser que você turbine o PHOTO SHOP com PLUG-INS.

Tudo que você faz no ILLUSTRATOR, você faz no COREL, só que muito mais rápido e com menos esforço.

Compare as ferramentas interativas um do outro e constate por si mesmo, é uma questão de lógica e não de gostar ou não gostar de um programa, não importa se a interface de um agrada e o outro não, no final, prevalece a velocidade e a qualidade na execução e saída de um gráfico.

___ Quero deixar bem claro que não estou desfazendo da ferramenta de ninguém, apenas apresento alguns conceitos já comprovados em relação ao uso de softwares gráficos.

__O PHOTO SHOP é o mais usado pra edição e pintura de imagens e perde em muito para o PAINTER no sentido de pintura,
o COREl ocupa 89% do mercado mundial, não se compara uma cidade, compara-se o mundo todo.

__ E esse negócio de que só os melhores designes usam o ILUSTRATOR, tomemos cuidado com isso, pois crianças
em casa, já estão à todo vapor no campo da criação no COREl, pois é uma interface extremamente amigável.

0

#27 User is offline   luizpadovan 

• Group: Validating

Posted 13 March 2008 - 09:51 PM

aonde por Deus, te falaram que os criativos em sua maioria usam Corel? numa pesquisa feita pela Corel?
comeca a pesquisar nas grandes agencias de publicidade (W/Brasil, MPM, DM9, DPZ, Africa, Almap, Neogama, TBWA, Giovanni, Borghieri, Famiglia, Fischer America, Loducca, Leo Burnnet e etc) que voce vai ver que o que voce disse cai por terra.

ou melhor vai nos grandes estudios de rtoque de imagem como, Vaticano, Fujoka, Hype ou nas grandes graficas...

turbinar o photoshop com plugins para ele fica parecido com o painter???
irmao, desculpa, mas voce esta um puco por fora da realidade!!!!

Eu sou operador de retoque, conheço corel drawn e derivados desde a versao 4.0, conheço o photoshop e derivados desde a versao 3.0
infelizmente a Adobe saiu na frente....

o pior pau que a Corel enfrenta na industria grafica, eh de que os RIP`s das maquinas impressoras foram desenvolvidos pela Adobe! assim como o *.pdf/x1a ou o x3.

voce ja retocou imagens profissionalmente?

naum eh uma questao de preferencia, mas sim de usabilidade e eficacia!!!

por favor, pesquise antes de postar afirmaçoes como essas.
0

#28 User is offline   bruxo 

• Group: Moderadores

Posted 14 March 2008 - 11:29 AM

Bem, não quero puxar sako da adobe mas eu uso o illustrator, ja usei o corel e cada vez mais prefiro o illustrator... com relação a utilização dele aqui onde moro pelo menos o nível dos trabalhos feitos não são la aqueles esperados e a maioria AQUI é corel, tanto q se vc não souber mexer com corel ta ferrado pq 'todo mundo', tanto gráficas, qnto agencias e estudios usam na maioria o corel, aos poucos taum usando taum aparecendo pessoas q começaram ou q ja mexem mas nada taum grande! agora sempre q encontro trabalhos para referencia 95% praticamente dos q vi tanto nacionais ou não os q q mais me impressionaram foram feitos em illustrator, agora é o tipo da coisa vc mexe com o q mais lhe 'agrada' e facilita sua vida.. eu mexi com os 2 e não abro mais mão do illustrator principalmente pq trabalho com video ai o corel naum rola!
abs
0

#29 User is offline   Gustavo Maia 

Posted 13 May 2009 - 07:17 PM

boa noite galera!
Trabalho com Corel e naum entendo o qdo as pessoa falam em questao do illustrator ser "mais profissional" ou sera q a palavra seria burocratico, pois segundo minha opiniao o mais profissional deveria ser o mais agil e naum o q se perde tempo!
pois com tanta burocracia seria gasto mais tempo do q no Corel!
flw galera!!!
0

#30 User is offline   Matrix32 

Posted 14 May 2009 - 10:02 AM

hhhhihihihhihih, hahahahahha, heheheheh.
Acorda, cai na real, se vc for pegar um trampo e nao ''saca'' o corel vc perde o trampo, a ''massa'' usa o corel, illustrator é bom, sim, é sim, mas o que eu disse é indiscutivél.

Os dois são bons.
0

#31 User is offline   Atanes 

Posted 14 May 2009 - 10:06 AM

Os dois softwares são muito bons e conhecer a fundo os dois implica totalmente no fluxo de trabalho, digo o tempo, funcionabilidade a finalização dos trabalhos. As pessoas falam muito mal do Corel porque dá 'pau', eu trabalho tanto com Corel como com a suíte Adobe e me dou muito bem com ambos. O Corel tem alguns segredinhos, depois que descobri me ajudaram muito. Um desses segredos é sempre começar um trabalho em um novo documento, não aproveitar um arquivo e renomea-lo.

Meu parecer é esse, dependendo do que vou fazer uso um ou outro.
0

#32 User is offline   Gustavo Maia 

Posted 18 May 2009 - 10:24 AM

Olha como ja tenho postado em outros foruns sobre a rivalidade Corel e illustrator acho q pessoas q julgam um ou outro como pior e melhor estao equivocados pois como citado acima qm manda naum eh o programa e sim qm manuseia e minha opiniao eh a seguinte o programa mais eficiente eh o q agiliza o serviço e naum o mais burocratico pois com a burocracia e interface do illustrator se demora mais tempo do q a simplicidade do Corel!!
0

#33 User is offline   webpaulinho 

Posted 24 May 2009 - 01:10 PM

Gostei desse tópico...

Sobre o Corel(meu ponto de vista e experiencia de mercado gráfico), trabalho há 6 anos em uma grande gráfica e quando chega arquivo em pdf feito pelo Corel, esquece o servidor não vai, trava os demais trabalhos e o setor de Pré-Impressão fica completamente puto, pois perde horas e horas, sei q Corel nesse aspecto melhorou mto, mas ainda apresenta problemas e não gosto de mexer nesse progama, mas msm assim tenho ele.

Rivalidades de programas sempre teve na minha vida, hehe!! Eu já xeguei a falar mal do Photoshop e defender mto o Fireworks, hje minha visão é diferente, pois na época o meu foco era WEB e nda mais e é para isso que o Fireworks serve. Agora estou indo para os dois focos, Web e midia impressa(ou digital) e Photoshop é o salvador da pátria mtas vezes.

Agora sim sobre o Illustrator, esse programa, qdo comecei a mexer fiquei admirado, ele pode ser complexo pra quem começa, mas com o tempo vc pega o jeito e quando são folders, lâminas ou folhetos, meu nem preciso de Indesign, tenho tbm, mas meu é possivel fazer um belo trabalho no Illustrator sem precisar do Indesign e mandar gráfica em pdf para imprimir sem dar pau e ficar mto bem impresso, mas caso queiram uma segurança maior é bom usar o Indesign. Gosto mto do Illustrator e na boa, não troco os programas da Adobe por Corel.
Uso Pc e nunca tive problemas com o Illustrator.

E claro concordo q temos q mexer com o q nos facilita e com akele q gostamos mais, mas eh bom conhecer o máximo de ferramentas no mercado, mas o Corel, meu Deus, tá dificil.
0

#34 User is offline   Xprez Design 

Posted 05 June 2009 - 12:49 PM

Trabalho com Comunicação Visual, e sempre usei Corel, mas tem algumas coisas que ele é precário ainda...
Principalmente para desenhos vetoriais como por exemplo nuvens..., etc...

0

#35 User is offline   Samurai Pelado 

Posted 06 June 2009 - 11:59 AM

Bom dia Galera!!! smile.gif
Velha e eterna rivalidade....
Bom, trabalho em uma gráfica, na pré-impressão... temos todos os programas instalados aqui... acho que posso dizer que 80% dos arquivos enviados por agencias, são COREL, seguido de ILLUSTRATOR, INDESIGN e uma minuscula minoria ainda, QUARK, FREEHAND....

Minha experiencia do dia-a-dia:
Quando um arquivo é produzido por um profissional competente, não importa qual programa foi utilizado, você não terá problema algum. O que ocorre, é que como todos já sabem, o COREL é muito mais popular, qualquer escola de informática da um curso meia boca de COREL, e como a interface dele é simples como já foi citado neste tópico, a pessoa que faz um curso, vai aprendendo na marra depois, e com isso, temos alguns profissionais que acabam se "viciando" com alguns "defeitos" ao produzir um trabalho.
Temos vários problemas que encontramos aqui para dar saída em PS no COREL, como por exemplo, gradientes, é muito difícil não termos problemas com o arquivo quando é usado um gradiente quadrado por exemplo, e com isso, se perde muito tempo para arrumar os arquivos dos clientes. Outro Problema por exemplo é em relação a textos, por exemplo, muitas vezes, a pessoa que faz o trabalho pensa, "vou converter o texto em curvas, vai que a gráfica não tem a fonte!", não seria mais correto e profissional mandar a fonte utilizada no trabalho? Ai o que acontece, problema ao gerar o PS, pois o COREL tem uma limitação com nós, acima de 5mil ou menos, não sei o número exato, num mesmo objeto, ele da PAU, mas vejam bem, tudo isso que falei, é conhecimento, se o cara que for fazer um trabalho souber desses "macetes", não o faz... tudo bem... mas se tem GRADIENTE p usar, e da para converter o TEXTO EM CURVA, pq da problema? eu Costumo dizer que o COREL é um bom e velho POLÍTICO, ele oferece muitas coisas, mas quando você vai usa-las, elas não cumprem o que prometem.
Esses 2 exemplos que eu dei, são por falta de conhecimento do usuário correto? Mas também temos os bons e velhos paus do COREL, como por exemplo TRAVAR, FECHAR DO NADA, perder arquivo Mesmo tendo SALVO o danado.

Bom, também quero deixar claro que sempre trabalhei com COREL Draw, e estou migrando p o ILLUSTRATOR.

Em relação a ILLUSTATOR, a única coisa que posso falar é que, quando recebemos arquivos em ILLUSTRATOR já ficamos aliviados, pois nunca tivemos problemas para fechar arquivo e gerar PDF depois. Coisas do tipo importar um PSD sem problemas na criação do trabalho, já no COREL por não ser da família ADOBE acredito, importando um PSD, ele fica todo serrilhado, não importa a resolução, ai você tem de CONVERTER em imagem para ficar legal.

Bom é isso, essa é minha experiencia com os 2 PROGRAMAS na área de impressão, é claro quem tem pontos que o COREL é melhor que o ILLUSTRATOR e vice versa.

Meu veredicto final(ói que chique) rs

COREL: a interface é mais fácil, porém, esta longe de oferecer estabilidade, precisa melhorar muito nesse quesito, mas da para fazer ótimos trabalhos nele.

ILLUSTRATOR: faz tudo o que o COREL FAZ , só que com comandos e ferramentas diferentes, é questão de costume, e oferece uma ESTABILIDADE que deixa você com maior segurança para produzir um trabalho.

Quanto um programa ser melhor que o outro, nunca chegaremos num consenso, e a grande maioria que falam que o ILLUSTRATOR é difícil de mexer, tem que entender o seguinte, ao ABRIR o programa, delete tudo o que sabe do COREL da cabeça, não adianta ficar tentando fazer as mesmas coisas, com os mesmos comandos e/ou ferramentas, porque assim, nunca conseguira fazer um folheto sequer.

Espero ter ajudado em algo, qualquer coisa, gritem.

Abraço galera! thumbsup.gif
0

#36 User is offline   Mística 

Posted 30 July 2009 - 03:58 PM

Corel para Gráfica (Impressão) e Illustrator para Web (Monitor). smartass.gif
0

#37 User is offline   masopias 

Posted 13 August 2009 - 01:42 PM

QUOTE(Mística @ 30/7/2009 14:07:29) <{POST_SNAPBACK}>
Corel para Gráfica (Impressão) e Illustrator para Web (Monitor). smartass.gif

Mística, me desculpa, mas não entendi a lógica usada por você.

Muito pelo contrário, o Illustrator fecha melhor para gráfica do que o CorelDRAW.
Acho que se for para Web, ideal mesmo não é nem um nem outro, mas entre os dois não vejo motivo técnico para escolher um deles. Não afirmei que não há motivo, mas que desconheço.
0

Share this topic:

Page 1 of 1
  • You cannot start a new topic
  • You cannot reply to this topic

Publicidade

2 User(s) are reading this topic
0 membro(s), 2 visitante(s) e 0 membros anônimo(s)