Oi pessoal e Tygra,
Pelo o que eu vejo este artigo já está desatualizado. Segue abaixo as correções, visando ajudar quem esteja iniciando em otimização para buscadores:
O que foi dito:[QUOTE]Após o desenvolvimento e publicação de um site, é fundamental cadastrá-lo no maior número de mecanismos de busca existentes[/QUOTE]
O que realmente é:Cadastrar um sítio no maior número possível de buscadores terá mínimo efeito no posicionamento ou mesmo indexação do sítio. Hoje em dia a maior parte dos buscadores utilizam seus próprios bots (programas que varrem a Internet, coletando sítios para os buscadores) para encontrarem conteúdo pela web e mesmo o cadastramento oferecido por Yahoo, Google e outros buscadores pouco influencia se o seu sítio vai ser indexado ou não. Quem decide é o bot.
O que foi dito:[QUOTE]Os meta tags são códigos HTML que ajudam os sites de busca (Altavista, Google ...) a encontrarem o seu site mais rapidamente pois estes códigos organizam as informações que os sistemas de busca precisam para mostrar a sua página em um resultado de busca feita por um usuário.[/QUOTE]
O que realmente é:Sinto dizer que a afirmação acima é incorreta. Os sítios de busca não encontrarão seu sítio mais rápido por causa dos meta-tags. Hoje nenhum dos grandes buscadores depende ou usa os meta-tags para determinar a relevância de uma página ou como um acelerador de indexação (o processo de cópia das páginas de um sítio para os servidores de um buscador). Eles podem ser utilizados pelos buscadores para demonstrar o resumo de uma página do sítio mas só para isto mesmo. Existem vários elementos como número de sítios que ligam ao seu sítio através de links, número de palavras-chaves no texto de cada página, densidade de palavras-chaves, etc... que determinarão quão rápido certas páginas de um sítio são indexadas.
O que foi dito:[QUOTE]A meta-tag Keywords deve conter palavras-chaves ou palavras compostas relacionadas aos assuntos mais importantes abordados em seu site.[/QUOTE]
O que realmente é:A informação acima está incompleta. Muito embora não conte como o elemento principal que vai determinar se uma página será indexada ou não, o meta Keyword deve ser diferente em cada página.
O conselho acima pode funcionar na página inicial mas usar palavras relacionadas aos assuntos mais importantes de um sítio em todas as páginas do sítio é perda de espaço.
Um sítio como o mxstudio lida com diversos assuntos, para cada assunto e para cada página um conjunto de palavras chaves distintos devem ser escolhidos de acordo com o assunto da página. Se lembrem que os bots dos buscadores não estão indexando sítios inteiros mas páginas.
O que foi dito:[QUOTE] Antes de criar suas palavras-chaves e a descrição do seu site, é bom fazer algumas pesquisas nos principais mecanismos de busca como Google e Altavista para verificar entre os sites que tem o mesmo assunto que o seu quais aparecem em primeiro lugar e quais palavras-chaves e descrição estão usando. Desta maneira você saberá quais palavras-chaves tem um melhor resultado, podendo adicioná-las ao seu site.[/QUOTE]
O que realmente é:A afirmação acima está completamente equivocada.
Não existe essa coisa de palavras-chaves que se posicionam melhores que outras. Palavras-chaves não são avaliadas quantitativamente, ou qualitativamente pelos buscadores, páginas sim. A palavra "gato" não é melhor ou pior que "felino".
O que os buscadores irão avaliar é se quando alguém procurar pela palavra "gato" quais os sítios terão conteúdo que parece tratar da palavra "gato" melhor. O mesmo acontecerá quando alguém buscar pela palavra "felino".
O que foi dito:[QUOTE]Evite repetir demasiadamente as mesmas palavras-chaves pois alguns robôs de busca recusam o site se ele tiver muitas palavras repetidas.[/QUOTE]
O que realmente é:Não repita de forma alguma. Spam (uso excessivo) de palavras chaves é penalizável sempre.
O que foi dito:[QUOTE]Além disso é bom não usar mais dom que 20 palavras-chaves pois existem alguns mecanismos de busca que não aceitam mais de 20 palavras-chaves.[/QUOTE]
O que realmente é:Não importa. Os buscadores realmente não se importam com demasiadas palavras chaves contato que não sejam repetidas. Os buscadores na verdade não lerão mais que um certo número de caracteres, o que sobrar eles simplesmente ignorarão.
O que foi dito:[QUOTE]Quando as meta-tags são bem utilizadas, a probabilidade do seu site aparecer nas primeiras páginas de uma pesquisa é muito alta, portanto pesquise bem para utilizá-las da melhor forma possível.[/QUOTE]
[QUOTE]Além do Google utilizar meta-tags para catalogar os sites na sua base de dados, ele utiliza outros recursos sofisticados. [/QUOTE]
O que realmente é:Como dito acima meta-tags não influenciam em quase nada ou nada no posicionamento de uma página nos resultados de busca quer seja em Google, Yahoo ou MSN.
O que foi dito:[QUOTE]Para que seu site seja beneficiado com este recurso é bom que você faça parcerias de troca de links com outros webmasters pois quanto mais links houverem para seu site, melhor será sua colocação no Google.[/QUOTE]
O que realmente é:Não é assim que a coisa funciona. Google, MSN e Yahoo analizam a qualidade dos links e se, por exemplo, o sítio que está ligando para você através de um link for de agricultura enquanto o seu é de web design, você não ganha nenhum bônus com a troca. Links vindo de blogs e forums também tem menor valor na hora de determinar a popularidade de um sítio. Um sítio recebendo 100 links únicos vindo de blogs e fóruns ou sítios cujo o assunto não é mesmo que o seu tem menor (se algum) valor que um só link vindo de um sítio reconhecido e da mesma área.
Entretanto, links vindo de outros sítios não relacionados ou de blogs e fóruns podem ajudar os bots a encontrarem o seu sítio, sem entretanto ajudar no posicionamento nas páginas de resultado.
O que foi dito:[QUOTE]Outra opção além das parcerias é se cadastrar em sistemas de troca de links: estes sistemas funcionam como os sistemas de troca de banners mas neste caso utiliza-se a troca de links.[/QUOTE]
O que realmente é:Troca de links cai sob a análise de qualidade dos bots. A depender do sítio que você está ligando com link em sua página, você pode acabar sendo penalizado. principalmente se o sítio para o qual você está ligando estiver envovlido com spam ou práticas de
otimização para buscadores baseadas em spam e outras práticas banidas por motores de busca.
O que foi dito:[QUOTE]Existem alguns mecanismos de busca em que a ordem de colocação dos sites nos resultados de busca não depende de meta-tags, descrição do site nem título: eles utilizam um sistema pago que coloca o seu site nos 5 primeiros lugares de cada busca feita utilizando palavras-chaves escolhidas por você: um sistema deste tipo que é muito bom com resultados consideráveis é o TeRespondo.com www.terespondo.com: ele coloca seu site nas primeiras posições de mecanismos de busca como Aonde.com, Aonde.com.br, RadarUol, Achei, Bol, Ig e outros.[/QUOTE]
O que realmente é:Esta parte já está desatualizada, o Te respondo agora virou Overture, uma companhia da Yahoo.
O que foi dito:[QUOTE]A maioria destas ferramentas é paga, mas existe uma ferramenta nacional e muito boa que faz isto, trata-se do Mr Web Meta-cadastro www.mrweb.com.br: basta entrar no site e usufruir do serviço gratuitamente.[/QUOTE]
O que realmente é:Como dito, cadastrar seu sítio em um milhão de páginas de busca terá pouco efeito em posicionamento ou indexação.
Mas se você seguir adiante, certifique-se que você sabe qual o mínimo tempo requerido para re-submissão já que re-submissões repetidas foram duramente penalizadas pelos aparelhos de busca no passado por essa razão que este método é o menos eficiente para incluir o seu sítio; os motores de busca já foram bastante abusados no passado.
O que foi dito:[QUOTE] Título do site
Antes mesmo de criar o site pense bem em um nome e URL para o mesmo: se o site for sobre games um bom nome para que ele seja achado facilmente seria apenas games com a URL www.games.com.br: nunca coloque algo como Isquisito Games www.isquisitogames.com.br, pois o usuário estará procurando por games e não por esquisito, além disso o www.games.com.br ficaria na frente do www.isquisitogames.com.br nos mecanismos de busca.[/QUOTE]
O que realmente é:Esta parte é difícil de entender pois confunde título com Url. Sim, palavras chaves na url ajudam a determinar relevância, mas o conteúdo da página determinará se esta virá em uma posição ou outra. Na internet de hoje é impossível achar nomes de domínio como games.com.br, além do mais, usar uma palavra inglesa no seu nome de domínio coloca você em competição com sítios em outras línguas.
Bem, eu creio que o artigo também perdeu a oportunidade de ressaltar a importância do uso de HTML semântico (H1, H2, H3, etc..., strong, em) para ressaltar palavras chaves e ajudar no posicionamento nas páginas de resultados.
A etiqueta <title> é muito importante mas nada sobre ela foi dito.
Espero que esta atualização possa ajudar a quem esteja começando na área de
encontrabilidade.