Falaí, galera =D
Eu tive a necessidade de usar isso, pode ser que alguém tenha também.. sei que o uso de variáveis pela URL é bem específico mas, em alguns casos, é preciso pegá-las de alguma forma.
Aqui eu estou sugerindo uma forma fácil de pegá-las com javascript.
Sintam-se à vontade para usar esta função aonde precisarem

| JavaScript |
/* esta função retorna um objeto cujas propriedades são as variáveis da querystring a idéia aqui é que, executando-se essa função, você possa acessar facilmente qualquer variável vinda da querystring. exemplo de uso: - se a querystring for "http://www.pagina.com?nome=eu&sobrenome=voce" - fazendo var variaveis = varsQstring(); você obterá: variaveis.nome = "eu" e variaveis.sobrenome = "voce" - se a querystring estiver vazia, a função retorna um objeto vazio sem propriedades. */ function varsQstring() { var objQstring = new Object(); var qString; var parChaveValor; var chave; var valor; var i; //queryString qString = window.location.search.substr(1, window.location.search.length).split("&"); //jogando as variáveis e seus valores no obj; for( i=0; i<qString.length; i++ ) { //joga apenas variáveis que existirem. parChaveValor = qString[i].split("="); chave = parChaveValor[0]; valor = parChaveValor[1]; if( chave.length > 0 ) { //gravando propriedade no objeto eval('objQstring.' + chave + ' = "' + valor + '"'); } //limpando variáveis para próxima iteração parChaveValor = ""; chave = ""; valor = ""; } return objQstring; }
|
Creio que funcione em todos os browsers, mas testei apenas no firefox e no internet explorer.