Antes de perguntar
Antes de perguntar via email, em um newsgroup ou via chat, faça o seguinte:
1. Tente encontrar uma resposta procurando na web.
2. Tente encontrar uma resposta lendo o manual.
3. Tente encontrar uma resposta lendo um FAQ.
4. Tente encontrar uma resposta por inspeção ou experimentando.
5. Tente encontrar uma resposta perguntando a um amigo mais capacitado.
6. Se você é um programador, tente encontrar uma resposta lendo o código-fonte.
Quando perguntar, lembre-se mostrar que, primeiro, você fez tudo isso; isto ajudará a estabelecer que você não está sendo uma ameba preguiçosa e assim gastando o tempo dos outros. Melhor ainda, mostra que você aprendeu quando seguiu os passos acima.Gostamos de responder perguntas de quem demonstra que pode aprender com as respostas.
Use táticas como fazer uma busca Google pelo texto de qualquer mensagem de erro que você tenha (e procure nos grupos Google também). Isto pode levar direto à documentação da solução ou a uma seqüência de mensagens que respondem à sua pergunta. Mesmo que isso não resolva, dizer "Procurei no Google esta frase mas não consegui nada interessante" é uma boa coisa a se colocar em emails ou mensagens para newsgroups solicitando ajuda.
Prepare a sua pergunta. Pense bem nela. Questões apressadas obtém respostas apressadas, ou nenhuma resposta. Quanto mais você demonstra que colocou empenho e esforço em resolver seu problema antes de pedir por ajuda, mais possibilidade de realmente conseguir ajuda você tem.
Cuidado para não fazer a pergunta errada. Se a sua pergunta for baseada em premissas erradas, o mais certo é Um Hacker Qualquer enviar uma resposta inútil e literal, enquanto pensa "Pergunta idiota...", esperando que a experiência de receber o que você merece ao invés do que pediu vai lhe ensinar uma lição.
Nunca assuma ser merecedor de uma resposta. Não é verdade; afinal de contas, você não está pagando pelo serviço. Você pode vir a merecer uma resposta, se for o caso, por fazer uma pergunta substancial, interessante, que provoca a reflexão - uma pergunta que implicitamente contribui para a experiência da comunidade ao invés de passivamente demandar conhecimento dela.
Por outro lado, deixar claro que você está apto e quer participar do processo de solução é um bom começo. "Alguém poderia me dar um direcionamento?", "O que falta no meu exemplo?" e "Em que site devo procurar?" têm mais possibilidade de ser respondidos do que "Por favor forneça o procedimento que eu deveria seguir.", porque você está deixando claro que realmente quer completar o processo se alguém puder simplesmente colocar você na direção certa.
Veja a matéria completa aqui: Como Fazer Perguntas de Maneira Inteligente
Publicidade
|
|
Page 1 of 1
Como fazer perguntas de maneira inteligente Algumas dicas para formular seus tópicos
Share this topic:
Page 1 of 1
Similar Topics
| Topic | Forum | Started By | Stats | Last Post Info | |
|---|---|---|---|---|---|
|
Jogos da série Dragon Ball sairão para portáteis
|
Notícias |
Notícias
|
|
|
|
Capa de CD
Eu fiz uma Capa para um CD q gravei. |
Avaliação |
Apenas_Iniciante
|
|
|
|
AJUDA-Como criar sistema de Login e senha em Flash+PHP+Access?
AJUDA |
Flash & ActionScript |
Acrobat
|
|
|
|
ABRINDO UMA CONTA ALERTPAY PASSO A PASSO GRATUITAMENTE
CONTA PARA MOVIMENTACAO DE DINHEIRO NA INTERNETE RECEBIMNETO DE $ |
Notícias |
tatuzin
|