..:: MX Studio Fóruns ::..: Já não se faz mais estagiários... - ..:: MX Studio Fóruns ::..

Jump to content

Publicidade

Page 1 of 1
  • You cannot start a new topic
  • You cannot reply to this topic

Já não se faz mais estagiários... materia de Caio Grafietti

#1 User is offline   Tygra 

• Group: Membros

Posted 06 May 2004 - 11:15 AM

Já não se faz mais estagiários...

Apesar de não ser velho (pelo menos acho que não sou, tenho "só" 29 anos), acho que muita coisa mudou desde que comecei a trabalhar em propaganda.
Sou do tempo de manchar layout com ecoline, fazer past-up, arte final com caneta nanquim, enfim, todas essas coisas ultrapassadas que a nova geração nunca nem ouviu falar. O estagiário de hoje é muito diferente do de alguns anos atrás. E sinceramente, pode até ter uma qualidade melhor, mas tem uma postura muito questionável. Quero que fique claro que não sou contra estagiários. Muito pelo contrário. Já fui um e sei das dificuldades que se passa pra se estabelecer na profissão. O que sinto, é que muitos cortam etapas na sua formação. Espero não estar sendo um chato saudosista, mas sou do tempo que estagiários arrumavam livros na estante, procuravam e scaneavam imagens, montavam layouts em pranchas, saíam para comprar referências para layouts, entre outras coisas.

E eles tinham, por incrível que pareça, prazer em fazer isso. Vasculhavam bancos de imagem como alguém que garimpa ouro. Sou do tempo (lá vem o saudosita de novo) em que estagiário era o primeiro a chegar e o último a sair. Sou do tempo em que estagiário ficava feliz da vida quando tinha um anúncio alltype 10x10 cm pra diagramar. Sou do tempo em que qualquer opinião de alguém com mais experiência era um presente, um sinal de confiança no trabalho. Sou do tempo que estagiário observava, e muito. E aprendia coisas pra vida toda só olhando. Sou do tempo, é verdade, que estagiário dificilmente ganhava leão em Cannes. Mas também dificilmente perdia a chance de fazer, e bem, um job, por menor que fosse. Hoje a coisa mudou muito. Muitos sentam-se a frente de seu iMac ou G4 e aindam reclamam dos jobs que recebem. "- Procurar imagem para diretor de arte? Nem pensar, afinal, tenho muitos fantasmas pra fazer. Além do que, sou muito mais criativo que ele. Não sei porque ainda não me contrataram no lugar dele." Essa postura pouco participativa foi que me levou a escrever esse texto. Infelizmente nesses casos, acho que o glamour da profissão chegou muito antes do trabalho. E isso é um perigo. Porque quem não tem base, uma hora desmorona. E na verdade, o medo maior está no fato de não se perceber isso, e a partir de então enxergar essas situações com profunda normalidade. Mais uma vez, espero que não me vejam como um anti-estagiário. Sou apenas contra uma postura que não pode ser ignorada. Pelo próprio bem destes futuros profissionais. Quem têm talento sim, só não têm ainda controle sobre ele.

Caio Grafietti Diretor de arte - Grey caio@greybr.com.br

alguns trabalhos do autor:

Thumbnail - Clique na imagem para visualizar em tamanho natural.

0

Share this topic:

Page 1 of 1
  • You cannot start a new topic
  • You cannot reply to this topic

Similar Topics Collapse

Publicidade

1 User(s) are reading this topic
0 membro(s), 1 visitante(s) e 0 membros anônimo(s)