..:: MX Studio Fóruns ::..: [Ajuda aqui] Verificar Browser - ..:: MX Studio Fóruns ::..

Jump to content

Publicidade

ATENÇÃO

Para evitar posts desnecessários e que não influam para o andamento e desenvolvimento do fórum, clique aqui e leia todas as regras.
Page 1 of 1
  • You cannot start a new topic
  • You cannot reply to this topic

[Ajuda aqui] Verificar Browser como faz isso?

#1 User is offline   Gambá 

• Group: Membros

Posted 29 May 2006 - 06:38 PM

eu queria q tipo, antes do site carregar, verificasse se o cara tava usando Firefox, se estivesse, entraria normalmente, mas se ele não estivesse iria aparecer um aviso assim:
Este site é melhor visualizado com Firefox, deseja fazer o download agora?
[Sim]  [Não]

Se clicasse em "[Sim]", iria começar o download do FF, se clicasse em "[Não]" ele visualizaria o site com o Browser q ele estava msm.

Por favor! Meu site fica horrível com IEca!

E mais uma coisa (não é tão necessário assim): se o cara tivesse usando 800x600, apareceria a seguinte mensgem (esta mensagem apareceria antes da mensagem q verifica o browser do cara):
Este site é melhor visualizado com resolução de 1024x768, deseja mudar suas configurações?
[Sim]  [Não]

"[Sim]" mudava pra 1024x768, "[Não]" ele via o site com 800x600

meu site é esse: http://www.animal-land.dahora.net/
0

#2 User is offline   RafaJaques 

• Group: Moderadores

Posted 29 May 2006 - 09:13 PM

Quer fazer isso em PHP ou em JavaScript?
0

#3 User is offline   Thony Conde 

Posted 29 May 2006 - 11:10 PM

hum...

No Dreamweaver tem uma opção para isso em Windows > Behaviors > Check Browser

http://www.anarkilopolis.kit.net/imagens/checkbrowser.jpg

Ou você pode fazer algo mais especifico e eficiente em JS.

ex:

JavaScript
function browser(){
if (ie4){
//oq fazer caso ie4
}
if (ns4){
//oq fazer caso ns4
}
}

Agora da uma pesquisada sobre JS que você vai encontrar muita coisa sobre esta função.

Links:

Introdução ao JavaScript

JavaScript Direto

E claro, o bom e velho google.

smile.gif

0

#4 User is offline   jacweb 

Posted 30 May 2006 - 09:32 AM

Não sou defensor do IE ou do Firefox, mas acredito que fazer o que você deseja não seja um medida prudente, visto que o IE é o navegador utilizado por mais de 90% dos internautas então não é uma medida muito simpatica o sujeito não entrar em seu site e já de cara receber uma mensagem para baixar o Farifox, além do que muitos podem até clicar sem saber o que estão fazendo baixar mas acabar não instalando o navegador , pense bem antes.
Eu por exemplo um site assim eu nem entro já saio fora, acho esse tipo de coisa muito chata.

Navegueio no seu site com o IE normalmente sem problemas.
0

#5 User is offline   RafaJaques 

Posted 30 May 2006 - 09:41 AM

Eu... embora preze pela semântica, acessibilidade, usabilidade e todas aquelas medidas que devemos tomar para a web se tornar um lugar melhor pra se "viver", devo admitir que gostei (e muito, diga-se de passagem) da sua atitude...
Temos que boicotar o IE...

Embora a sua medida seja bastante drástica, acho que se ninguém fizer isso, vai demorar muito mais até o pessoal começar a usar o FF efetivamente...

Mas, sem stress...
Boa sorte na sua jornada! smile.gif

Abraços
0

#6 User is offline   Thony Conde 

Posted 30 May 2006 - 11:58 AM

opa, nem tinha me ligado nisso. Mas é como o MewRS falou!

Não é obrigação do usuario ter navegador X ou Y. E sim, é obrigação do desenvolvedor criar um site acessivel ao navegador do usuario!

=p

0

#7 User is offline   MARCELOMX 

Posted 30 May 2006 - 11:58 AM

QUOTE(MewRS @ 30/5/2006 09:05:22)
Eu... embora preze pela semântica, acessibilidade, usabilidade e todas aquelas medidas que devemos tomar para a web se tornar um lugar melhor pra se "viver", devo admitir que gostei (e muito, diga-se de passagem) da sua atitude...
Temos que boicotar o IE...

Embora a sua medida seja bastante drástica, acho que se ninguém fizer isso, vai demorar muito mais até o pessoal começar a usar o FF efetivamente...

Mas, sem stress...
Boa sorte na sua jornada! smile.gif

Abraços
View Post

Apoiado!

Era mais ou menos o que eu ia falar, e essa porcentagem de 90% do IE está caindo dia-a-dia.

NO IEca!

0

#8 User is offline   RafaJaques 

Posted 30 May 2006 - 12:25 PM

QUOTE(vilao @ 30/5/2006 11:05:01)
Não é obrigação do usuario ter navegador X ou Y. E sim, é obrigação do desenvolvedor criar um site acessivel ao navegador do usuario!
View Post

Com certeza...

Mas seria mais interessante se o usuário colaborasse!

Nós não temos culpa de a maioria dos usuários usarem um navegador de segunda mão só porque ele já vem instalado no Window$...

Você há de convir comigo que as pessoas usam o IE porque ainda não experimentaram o FF...

A diferença entre IE e FF é gritante... O FF é muito mais estável e proporciona uma navegação muito melhor... Sem contar que interface é mais amigável, ele tem suporte nativo à extensões, induz o usuário a utilizar a barra de favoritos (que no IE faz o cara pegar nojo de guardar seus links), o suporte nativo à leitura de RSS é notável....

(Respira...)

O bloqueador de popup do FF é mais inteligente que o do IE porque não foi feito nas coxas só pra cobrir uma necessidade que o FF já tinha suprido. O FF é free e tem código aberto... Os desenvolvedores do FF se preocupam com os usuários...

E pra finalizar...

As atualizações importantes do FF saem a cada 5 meses...
As do IE, a cada 5 anos...

Sem mais...
0

#9 User is offline   Thony Conde 

Posted 30 May 2006 - 01:35 PM

Mas seria mais interessante se o usuário colaborasse!

O usuario não tem que colaborar, ele tem que usar! Quem colabora é o colaborador.

Nós não temos culpa de a maioria dos usuários usarem um navegador de segunda mão só porque ele já vem instalado no Window$...

E graças a já vim instalado no Windows que a internet esta hoje tão difundida como esta. Com milhares de usuarios! O windows facilitou o acesso a informação, a Microsoft esta recheada de razao ao liberar seu sistema e junto o navegador! Ou o usuario deveria instalar um sistema sem navegador? o.O

A diferença entre IE e FF é gritante... O FF é muito mais estável e proporciona uma navegação muito melhor... Sem contar que interface é mais amigável, ele tem suporte nativo à extensões, induz o usuário a utilizar a barra de favoritos (que no IE faz o cara pegar nojo de guardar seus links), o suporte nativo à leitura de RSS é notável....

Sim, isso é notável para mim e para você e outros usuarios desde forum. Mas será que para o usuario que apenas acessa a pagina para ver uma informação ou ler um e-mail é tão importante saber que o FF em suporte a RSS e o IE nao? "Mas oq é RSS mesmo?" FF é mais restrito ao uso de desenvolvedores.

As atualizações importantes do FF saem a cada 5 meses...
As do IE, a cada 5 anos...

Lembrando que o IE foi o primeiro navegador a adotar os padrões! Mas isso já faz anos... E lembrando também que o IE é o navegador da Microsoft que tem como principal produto o seu sistema operacional. Em breve, IE será atualizado e esperamos boas novas quanto a isso.

Mas no geral! O INTERESSE e a OBRIGAÇÃO é o desenvolvedor em criar paginas acessiveis! E não do usuario em ter navegador X ou navegador Y! Podemos indicar que o usuario navegue com X ou Y, mas nao dizer: 'Oh, pra acessar aqui tem que ter navegador X ou entao nao navega.'. Isso é assinar o atestado de incompetencia.

0

#10 User is offline   Gambá 

Posted 30 May 2006 - 03:10 PM

vlw pela ajuda awe galera, ainda não li os posts, mas sei q vão ajudar, quando eu ler eu edito essa mensagem

--------------------------edit------------------------

ei! parem de discutir FF e IE, sou a favor do FF, mas não tenho nada contra o IEca (só falo "IEca" pq é engraçado).

valeu vilao, vc me ajudou muito, não sabia dessa opção do Dreamweaver, meu professor de Web Design não falou sobre ela mad.gif

This post has been edited by Gambá: 30 May 2006 - 03:26 PM

0

#11 User is offline   Thony Conde 

Posted 30 May 2006 - 03:35 PM

=(

vai ver ele nem sabia xDDDDDDDDDDDDD

Mas independente de você usar navegador X ou Y respeite seus usuarios e tente fazer o mais acessivel possivel!

Qualquer coisa, estamos ai. Forte abraço.
0

#12 User is offline   rochester 

• Group: Colunistas

Posted 29 July 2006 - 01:48 AM

Desculpem a ressucitação do tópico, mas acho interessante a discussão, e vou dar meu pitaco biggrin.gif

Bem, sinceramente cara, sou completamente contra esse tipo de avisos em site (esse site é melhor visualizado no firefox e em 1024x768, por exemplo) e muita mais contra ainda você encher o cara de popups logo na entrada do site para mudar a resolução e para fazer download de um navegador (isso pode gerar uma imagem negativa do site, fora que pode gerar problemas, como o cara clicar sem ver e dps não saber como voltar a resolução de tela ao normal - ou vc acha mesmo q mais de 10% das pessoas que navegam na internet tem ALGUM domínio sobre o pc?).

quanto às colocações do Tony....

O usuario não tem que colaborar, ele tem que usar! Quem colabora é o colaborador.

Há quem já fale em um movimento chamado UserLess, que tem como príncipios básicos a visão do usuário não mais como alguem que navega, e sim como alguem que ajuda a construir a internet.

E graças a já vim instalado no Windows que a internet esta hoje tão difundida como esta. Com milhares de usuarios! O windows facilitou o acesso a informação, a Microsoft esta recheada de razao ao liberar seu sistema e junto o navegador! Ou o usuario deveria instalar um sistema sem navegador? o.O

Isso foi mero azar nosso... Se o linux tivesse pegado força ates da micro$oft provavelmente o IEca não teria passado da sua versão 2.1 BETA biggrin.gif

Sim, isso é notável para mim e para você e outros usuarios desde forum. Mas será que para o usuario que apenas acessa a pagina para ver uma informação ou ler um e-mail é tão importante saber que o FF em suporte a RSS e o IE nao? "Mas oq é RSS mesmo?" FF é mais restrito ao uso de desenvolvedores.

O usuário só nao utiliza o firefox ainda por falta de conhecimento. Ele é QUASE rstrito aos desenvolvedores pq só nós sabemos das vantagens, por enquanto. As questões segurança e estabilidade para mim são as que mais pesam, se o usuário soubesse da diferença, não exitaria em usar o Firefox.

Lembrando que o IE foi o primeiro navegador a adotar os padrões! Mas isso já faz anos... E lembrando também que o IE é o navegador da Microsoft que tem como principal produto o seu sistema operacional. Em breve, IE será atualizado e esperamos boas novas quanto a isso.

O primeiro e único a seguir os famosos padrões micro$oft : "Eu faço as minhas regras". Nem no tamanho do pixel eles concordam com a W3C biggrin.gif
Quanto a atualização do IE, acho que só será mais uma das "atualizações" a là microsoft, que só maqueiam erros e deixam tudo mais bonitinho e com um funcionamento porco...

Mas no geral! O INTERESSE e a OBRIGAÇÃO é o desenvolvedor em criar paginas acessiveis! E não do usuario em ter navegador X ou navegador Y! Podemos indicar que o usuario navegue com X ou Y, mas nao dizer: 'Oh, pra acessar aqui tem que ter navegador X ou entao nao navega.'. Isso é assinar o atestado de incompetencia.

Concordo plenamente thumbsup.gif

Não quero que pensem que respondi só ao tony, mas ele foi quem mais opinou aqui, então mostrei minha opinião e meus argumentos mais sobre o q ele escreveu...

Bem, acho que escrevi o bastante por hoje

thumbup.gif
0

Share this topic:

Page 1 of 1
  • You cannot start a new topic
  • You cannot reply to this topic

Publicidade

1 User(s) are reading this topic
0 membro(s), 1 visitante(s) e 0 membros anônimo(s)