..:: MX Studio Fóruns ::..: O que seu filho faz? - ..:: MX Studio Fóruns ::..

Jump to content

Publicidade

Page 1 of 1
  • You cannot start a new topic
  • You cannot reply to this topic

O que seu filho faz? Por:Henrique Comitre Vieira

#1 User is offline   Tygra 

• Group: Membros

Posted 18 April 2006 - 04:22 PM

É preciso divulgar a profissão para disseminar a verdadeira atuação do designer

Todos os que trabalham na área de design já sentiram dificuldade em explicar para os pais, parentes e amigos qual é a função de designer.

Eu aposto que sua mãe, na tentativa de responder a uma pergunta da amiga (a mesma que dá título a este artigo), para não prolongar a conversa, respondeu: "Meu filho trabalha com computador."

Para complicar mais, nossa profissão é classificada por variações de nomes como desenho industrial, comunicasão visual, projeto gráfico, design gráfico. Design Gráfico? Agora piorou! A Junção de uma palavra inglesa com outra portuguesa. Era só o que faltava.

Gilbert Strunck recomenda em seu livro "Vivendo de Design", que utilizemos a palavra "design", que é de origem inglesa, assim como muitos termos empregados em nossa profissão: Layout, rough, copyright, home page, print, briefing, etc.

Nunca se falou tanto em design. É parte de um vocabulário novo, surgindo, na maioria das vezes, quando nos referimos a algo que esteja na moda. Nos comerciais de TV ou nas peças publicitárias, o termo design vem sido usado para atribuir qualidades mais importantes ao produtos. Design agrega valor, diferencia uma marca. A missão do designer gráfico relaciona-se à concepção, à criação de conceitos que serão traduzidos em informação visual.

Mas o que faz o designer gráfico? Nós vendemos logotipos, embalagens, cartazes, home pages...ERRADO! Tudo isso, o seu "vizinho" faz também! E, às vezes, faz até bem. Devemos compreender que "o vizinho" não faz design. CONCEITO é a palavra-chave! É ele que faz a diferença no nosso trabalho. Não esquecendo, é claro, do talento e do conhecimento adquirido. Pois imaginação e criatividade "o vizinho", também pode ter de montão! O designer vende SOLUÇÕES para problemas de comunicação!

Escolhemos uma das mais difíceis profissões. Temos que agradar a gregos e troianos. E ao gerente de marketing, ao gerente de produto e ao diretor da empresa a quem prestamos serviços. E, é claro, a nós mesmos. O principal cliente do designer é ele mesmo. Divulguem a profissão, contribuam com a nossa categoria!

fonte: http://pmkt.com.br/
0

#2 User is offline   paulofbc 

Posted 18 April 2006 - 06:08 PM

é bem isso mesmo, sempre quando alguem pergunta pra minha para saber no que trabalho, ela sempre diz, "ele trabalha com computador, internet" ehehehe....
0

#3 User is offline   Tygra 

Posted 19 April 2006 - 03:39 PM

hahah a minha tb hahahhahahah e ainda completa ahhh ela fica o dia todo na frente do computador nao sei como ela consegue - rs
0

#4 User is offline   paulofbc 

Posted 19 April 2006 - 04:48 PM

rs... verdade.

ou se não ela fala, não sei o que ele fica fazendo tanto no computador, ehhehee...
0

#5 User is offline   soraiapauli 

Posted 02 May 2006 - 11:06 PM

Imaginei que só eu tinha esse ''problema em casa''.
Tenho uma filha de 6 anos.

E quando questionada sobre minha profissão a frase:
"não sei, mas ela não sai da frente do computador"
sempre esta presente. cool.gif
0

#6 User is offline   Leonardo_C_P_ 

Posted 11 May 2006 - 12:15 AM

Isso é com todos. XD

Mamãe vive falando isso, e olha que eu só tenho 15 anos.

Mas minha sorte é que meu pai entende bem disto. XD

Abraços !
0

#7 User is offline   Vico 

• Colunista
  • Group: Moderadores

Posted 11 May 2006 - 12:34 PM

hahahaha........ o brabo mesmo é quando alguém diz que vc trabalha com "Computação Gráfica".... ai sim dói! hahahahahahahaha

Minha mãe, quando questionada sobre a minha profissão, fala isso.... rs........ eu já tentei milhões de vezes conversar com ela, mas nada.... ela gosta mesmo é de me avacalhar....... (no bom sentido é claro.... hahah)

Muito bom o tópico! thumbup.gif thumbup.gif thumbup.gif thumbup.gif thumbup.gif thumbup.gif thumbup.gif
0

Share this topic:

Page 1 of 1
  • You cannot start a new topic
  • You cannot reply to this topic

Publicidade

1 User(s) are reading this topic
0 membro(s), 1 visitante(s) e 0 membros anônimo(s)