..:: MX Studio Fóruns ::..: Como faço para fazer jogos de luta ??? Do basico - ..:: MX Studio Fóruns ::..

Jump to content

Publicidade

Page 1 of 1
  • You cannot start a new topic
  • You cannot reply to this topic

Como faço para fazer jogos de luta ??? Do basico

#1 User is offline   Isaac Mx 

• Group: Membros

Posted 01 March 2006 - 03:24 PM

Como faço para fazer jogos de luta ??? Do mais simples !

thumbsup.gif

Envie respostas? Pf
0

#2 User is offline   Renatinho_ttt 

• Group: Desafio Flash

Posted 02 April 2006 - 03:36 PM

Olá amigo... é o seguinte... eu não estou com muito tempo para lhe ajudar... então não vou poder te detalhar os codigos aki... mas eu já fiz um jogo de luta me baseando num livro e vou te dar uma base do mecanismo do jogo.. tipo do que precisa pra funcionar legal... pode ser que faltem algumas coisas mas acho que posso ajudar um pouco, bom... ai vai:

1° Os personagens - é legal vc desenhar os personagens primeiro no papel pra soltar sua imaginação.. no começo ninguem acredita nisso... mas é a pura verdade.. rsrs depois passe ele pro pc da forma que vc preferir.. pelo flash mesmo ou por outro programa, se quiser scanear tb dá mas é um pouco mais dificil pra animar depois, o melhor mesmo é vetorizar o personagem...
depois do personagem desenhado... já no flash vc faz os movimentos dele nas diversas ocasioes do jogo.. por exemplo: faz o movimento de soco, de chute, de andar, de pulo, de morte, e por ai vai... e nomeia o primeiro frame de cada animação dessas.. pra vc poder chamar depois qdo o jogador apertar a tecla correspondente...

2° Movimentos - para jogos de luta eu acho que é mais interessante movimentos pelo teclado.. entao da uma olhada, se vc nao souber, na classe Keys, e 'linka' as teclas desejadas com os quadros que vc nomeou dentro do personagem..

3° Consequencias dos movimentos - geralmente as consequencias dos movimentos (acerto ou não de um golpe, perda de sangue, mudança posição, etc) são verificadas por meio de verificações de intersecção entre movie clips (hitTest - qualquer duvida com os codigos é só postar no forum) - por exemplo... é legal que vc verifique se os personagens estão um de frente pro outro, por meio de verificações das posições no eixo _x dos personagens;
Para verificar se o golpe acertou o adversario vc pode fazer movieclips de contato(nas mãos, pés e armas) e quando for efetuado o golpe verificar se os mcs de contato tocaram o adversario... ai vada contato pode ter um valor diferente de força, que será tirada da barra de sangue do adversario;

4° Fim do Jogo - alguns jogos tem um cornometro(eu acho legal) ai qdo o tempo for = 0 vc dá um gotoAndStop pro final do jogo... ai verifica quem está com a barra de sangue mais cheia...
para verificar se o sangue de um dos dois acabou é legal vc fazer uma verificação de tempo em tempo do valor do sangue ou fazer uma verificação cada vez que um golpe for bem sucedido... tb funciona...

5º Recordes - se vc quiser fazer um ranking já precisa de fazer uma pagina dinamica para salvar os pontos em algum lugar e depois resgata-los.. eu acho gosto de php.. mas pode usar a de sua preferencia.. mas ai já fica um pouco mais complicado.. rsrs

espero ter ajudado.. e que tb respondam minha duvida... tongue.gif

abraços
0

#3 User is offline   MasterEexX(MX) 

Posted 15 March 2010 - 03:07 PM

I ai cara tudo bem?
vejo que você é conhecedor dos métodos e técnicas.
tou recorrendo a todos que poderem me ajudar com uma coisa bem simples
quero que o char dê um golpe volte pra posição inicial pra quando voltar eu poder repetir esse golpe como eu faria isso?
Ass:Moisés

0

#4 User is offline   Mikael FP 

Posted 22 December 2011 - 09:43 PM

View PostMasterEexX(MX), on 15 March 2010 - 03:07 PM, said:

I ai cara tudo bem?
vejo que você é conhecedor dos métodos e técnicas.
tou recorrendo a todos que poderem me ajudar com uma coisa bem simples
quero que o char dê um golpe volte pra posição inicial pra quando voltar eu poder repetir esse golpe como eu faria isso?
Ass:Moisés

Oi para todos deste tópico!!
É o seguinte, eu estava vendo um vídeo no Youtube sobre como fazer um jogo de plataforma com sticks (chars fininhos com apenas o tronco como uma linha) no flash, e eu vi como faz pro char andar, e descobri que é como se fosse um golpe : você cria uma animação para quando apertar a tecla de andar, e, no andar, o cara faz ele movimentando o char até a metade do movimento e depois ele copia os primeiros frames para os últimos a fim de completar o char voltando a posição inicial, assim como um golpe. Não sei muito de AS, mas aí vai a dica : você coloca o char para dar o golpe ao teclar da tecla que você escolher (por exemplo : tecla "a" dá início a animação do golpe, que você deve fazer separadamente) e, na animação, faça os movimentos dele golpeando e voltando a posição inicial, assim quando ele voltar a posição inicial, já poderá dar outro golpe assim que você apertar a tecla novamente. Outra dica : faça o char voltando rapidamente para a posição inicial para que você possa clicar repentinas vezes enquanto ele golpeia rapidamente, pois o char terá voltado com rapidez ao ponto inicial, possibilitando assim, um novo golpe!!!
Espero ter ajudado!!!
Se tiver dúvidas, poste aqui!!!
0

Share this topic:

Page 1 of 1
  • You cannot start a new topic
  • You cannot reply to this topic

Publicidade

1 User(s) are reading this topic
0 membro(s), 1 visitante(s) e 0 membros anônimo(s)