..:: MX Studio Fóruns ::..: cenário e inimigos - ..:: MX Studio Fóruns ::..

Jump to content

Publicidade

Page 1 of 1
  • You cannot start a new topic
  • You cannot reply to this topic

cenário e inimigos a lógica por tras disso

#1 User is offline   Senshi 

• Group: Membros

Posted 28 February 2006 - 02:34 AM

Veja bem, não quero codigos aki.. e sim saber a Lógica de fazer cenarios e os inimigos. smartass.gif
Por exemplo, vejo muitos jogos de naves, plataforma (super mario, sonic..) e outros...e fikei curioso:
1 - Como é feito o esquema dos cenários?
É feito um arkivo do tamanho da fase do jogo?? pq c for isso os jogos devem ficar gigantescos!!
2 - Quais as maneira mais faceis e as mais usadas nesse tipo de trabalho?

tava pensando em fazer um jogo estilo mario, mas fica dificil começar sem saber essas logicas basicas!
Sem falar q tem o esquema tb das colisoes com o cenário: vc poder pular em cima de um cano ou pedra.. escalar a parede.....
Tudo isso dificulta na hora de fazer o jogo!
Outra coisa tb, é a inteligencia artificil dos inimigos!

C alguem poder ajudar ae nesses problemas eu ficaria muitu grato.. ate pq vai ajudar muitas pessoas! Membros experientes deem uma forcinha ae ^^
Colunas de wesites, PDFs, Dicas de livros, Tutoriais, codigos fontes... Vale tudo aki...

Fico aguardando comentario de vcs aki!
0

#2 User is offline   Senshi 

Posted 07 March 2006 - 12:17 PM

ta meio complicado este forum aki..
ta precisando de usuários! ninguema te agora deu sua opiniao sobre minha duvida >.<
ae complica!

vou continuar na luta.. quem tiver informações, por favor, compartilhe com a comunidade! ^^
0

#3 User is offline   xanderhaker 

Posted 09 May 2006 - 05:40 PM

QUOTE(Senshi @ 7/3/2006 11:03:31)
ta meio complicado este forum aki..
ta precisando de usuários! ninguema te agora deu sua opiniao sobre minha duvida >.<
ae complica!

vou continuar na luta.. quem tiver informações, por favor, compartilhe com a comunidade! ^^
View Post

Olá amigo... Minhas duvidas são as mesmas das suas. É o básico mesmo pra começar a construir um cenário e personagens, enfim, um jogo.
Acho que alguem poderia dar uma dica legal para nós... bay thumbup.gif
0

#4 User is offline   perambulador 

Posted 12 May 2006 - 11:16 PM

fala pessoal... na ânsia por respostas às minhas dúvidas que há tempos me iniciei neste fórum e justamente pela falta de interesse de pessoal que deixei de entrar... entretanto para minha surpresa agora o fórum conta com pessoas como vocês que parecem estar empenhados na idéia de desenvolver um jogo... por isso voltarei sempre que puder aqui... não que saiba muita coisa mas o pouco que cada um sabe pode ajudar e muito o outro... bom para inicio... as duvidas em questão...

pelo pouco que sei acredito que o cenário em um plano 2d tenha mesmo que ser feito integralmente ou entao... somente o fundo e os objetos aparecendo por funcoes aletórias de modo que a fase sempre se altere quando jogada...

no caso do personagem... é feito um mc com tds os movimntos dele e qdo apertadas determinadas teclas chama o sequencia ou o quadro do movimento desejado... para facilitar seria interessante que todos publicassem seus experimentos para compartilhar o conhecimento tb... eh isso....

nos experimentos que fiz sempre programei os objetos e os "efeitos" (colisao,sons) separado de modo que soh acionados em determinada função... tendo no final, dentro do laço principal; apenas as chamadas das funcoes dos usuarios e testes condicionais para chamar as funcoes...

0

#5 User is offline   Jokerbh 

Posted 18 May 2006 - 10:30 AM

Bom, contando comigo, somos quatro pessoas interessadas em desenvolver e aprender mais e mais sobre jogos.

e lendo o tópico tive uma idéia.

temos a mesma dúvida, temos a mesma vontade. Temos um esilo de jogo já postado. Porque não nos unimos e vamos bolar um jogo com essas características?

eu estou disposto. Apesar do tempo curto no serviço.

O que acham? juntos podemos resolver nossos problemas e depois poderemos ajudar os próximos que aparecerem por aqui.

e para começar, se alguém animar, proponho trabalharmos na história do jogo: Como vai ser, objetivos do personagem, história por traz do jogo.

já proponho quatro heróis:
Jokerbh
Senshi
perambulador
xanderhaker

o que acham?
0

#6 User is offline   perambulador 

Posted 18 May 2006 - 03:22 PM

por mim tudo bem... apesar do mesmo problema de tempo...

e para quem mais quiser acompanhar o projeto vamos usar o tópico para isso, assim todas as novidades e afins serão postados para todos auxiliarem também...

temos que decidir o tipo de jogo... creio que um plataforma seja bacana de se começar...
0

#7 User is offline   M. Vinícius Brandão 

Posted 03 June 2006 - 08:08 PM

QUOTE(perambulador @ 18/5/2006 14:05:10)
por mim tudo bem... apesar do mesmo problema de tempo...

e para quem mais quiser acompanhar o projeto vamos usar o tópico para isso, assim todas as novidades e afins serão postados para todos auxiliarem também...

temos que decidir o tipo de jogo... creio que um plataforma seja bacana de se começar...
View Post

eu animo tbm, serah q cenário futuristico eh melhor q épico?
0

#8 User is offline   Jokerbh 

Posted 05 June 2006 - 10:53 AM

Bom ver respostas aqui, achei que ninguém iria animar
hahahaha

bom, comecei a fazer aqui um joguinho quase no estilo de mario, a diferença é que o cenário não anda, mas sim, quando o personagem chega no fim da tela ele passa para o outro lado e o cenario muda.

tbm crei personagens 4 orcs (traços simples e divertidos), assim que der posto um aqui

um orc barbaro
um orc Fighter
uma orc amazon
e um orc mage

o jogador vai escolher um deles para a aventura, que é limpar suas cavernas de criaturas bonzinhas e bonitinhas que invadiram o lugar.

já fiz os movimentos, eles já obedecem os movimentos pelo teclado, agora estou criando os "golpes" de cada um e cenario e inimigos biggrin.gif.
0

#9 User is offline   Senshi 

Posted 10 June 2006 - 10:08 PM

caraca... postei isso e so depois de 3 meses alguem deu a luz! ehhe
po.. eu ate parei de mexer com jogos por falta de tempo.. eu tava estudando sobre colisoes so tive q parar...
ainda penso em recomeçar.. mas c alguem tiver mesmu disposto a ajudar seria bem melhor q aprender sozinhu!

eu tinah eito ume stuod de movimentação de canario c achar ele aki em casa eu posto pra gente ja ter inicio ok?

valeu galera.. postem ae!!
0

#10 User is offline   perambulador 

Posted 23 June 2006 - 10:57 PM

ae galera eh o seguinte soh vou postar meu site, qua alias esta defasado nao de hoje e que precisa de reformas; para acordar todo mundo ae porque post q eh bom nem pensar... rs

onde estao os projetos? Seria interessant quem ja estiver desenvolvendo qqr coisa q compartilhasse com tds. . .

Jogos antigos e que jah havia postado aqui antes. . . mas q ao menos sirva d incentivo... valew... postem todos...
0

Share this topic:

Page 1 of 1
  • You cannot start a new topic
  • You cannot reply to this topic

Publicidade

1 User(s) are reading this topic
0 membro(s), 1 visitante(s) e 0 membros anônimo(s)