Com poucos recursos cênicos, JWT Curitiba cria campanha calcada no tripé solidez, favorabilidade e proximidade

A partir do tripé solidez, favorabilidade e proximidade, que permeia toda a estratégia de comunicação do HSBC, o banco estreou nova campanha no último dia 15, intitulada "Fundo branco".
De forma minimalista e lúdica, a JWT Curitiba criou para a instituição financeira, que ocupa a sexta posição do segmento entre os bancos privados, esquetes de dez segundos que estão sendo veiculados no último break do Jornal Nacional.
Mímicas e poucos recursos cênicos compõem os filmes, que primam pelo bom humor. Os comerciais têm por objetivo divulgar seis produtos e serviços do HSBC: Crédito à Pessoa Física, Crédito à Pessoa Jurídica, Premier, Previdência, Títulos de Capitalização e o Horário Estendido.
"Ao contrário de outros, o HSBC tem orgulho de ser banco e possui tradição no segmento", provoca Glen Valente, diretor de marketing do HSBC, em referência indireta ao concorrente Unibanco, que adotou recentemente o slogan "Nem parece banco".
A verba destinada para a ação é de cerca de R$ 30 milhões, entre investimentos em produção e compra de mídia. A verba de marketing do banco é de R$ 120 milhões anuais, segundo Valente.
Formato diferenciado
O diretor geral de criação da JWT Curitiba, Mario D'Andrea, lembra que no Brasil não é muito comum a veiculação de comerciais de dez segundos. "A criação foi pensada especialmente para compor o filme com duração de dez segundos", ressalta.
Com relação ao conteúdo, o publicitário enfatiza o tom de entretenimento da campanha. "O consumidor tem que ter prazer em passar um tempo com a marca, por isso apostamos no conteúdo interessante, no entretenimento para envolvê-lo, de modo que ele participe da comunicação".
O plano de mídia inclui seis comerciais criados por Cláudio Freire e Fabio Miraglia, com direção de criação de Mário D'Andrea e Miraglia. Além disso, o banco também pode ser visto na abertura do telejornal, já que o HSBC há um ano patrocina a abertura do JN com uma vinheta de sete segundos.
A nova campanha é inspirada em obras como as do comediante norte-americano Buster Keaton e do mímico francês Marcel Marceau. Os comerciais têm um fundo branco e buscam retratar situações cotidianas que contextualizam os produtos e serviços do HSBC no dia-a-dia de seus correntistas.
Em "Carro", por exemplo, ouve-se um barulho de automóvel e observa-se a imagem de um homem na janela de motorista do carro, que é invisível. O veículo começa a falhar e o condutor desce, abre o capô, e fica sujo de graxa, dando a entender que está na hora de trocar de carro. A locução em off reforça: "Quer um carro novo? Crédito Auto HSBC". A produção é da Cia de Cinema, com direção de Rodolfo Vanni.
A JWT Curitiba, criada depois da conquista por alinhamento mundial da conta do HSBC, completa um ano este mês. Com 55 funcionários, a agência conquistou, nos últimos 12 meses, sete novas contas: Losango, Grupo Positivo, Bergerson Joalheiros, ParkShopping Barigui, Unimed Curitiba, Academia Gustavo Borges (São Paulo e Curitiba) e 96 FM Rock Curitiba.
Por: Jornal P&M

Help














