íris, pede pros adms liberarem quick reply para esta sala, please?
vamos ver...
i ai galera blz!!!
bom sou novo aqui e fiquei muito feliz de saber que esiste um forum sobre esse assunto, ja que estava começando a aparecer perguntas mais dificeis pra eu achar as respostas na net thumbup.gif
para isso estamos aqui... quando aparecer os perrengues, procura a gente!!!
Por exemplo, meu arquivo tem medidas de um A4!! mas precisava deixar uma sangria de pelo menos 0,5 cm quando faço isso no Corel ou no Illustrator, eu apenas aumento o fundo do arquivo, deixando esse espaço e peço para imprimir em A3 com marcas de corte, e vuala!!! esta feita minha sangria. só que no photoshop não é assim!!
Se o seu material tem medidas de corte para ficar A4 ele deve ser gerado com 307x220 (medidas de A4 + 10mm, ou seja, 5mm pra cada lado) e resolução de 300ppi.
quando aumento o tamanho do fundo (canvas size) e peço pra imprimir com marcas de corte ese fica como se o arquivo fosse do tamanho todo, ou seja, ajunta o A4 mais o 0,5cm da sangria que eu queria deixar...
cuidado. não é + 5mm, isso geraria uma sangria de 2.5mm pra cada lado... o mínimo que se usa de sangria é 3mm, assim lembre-se: a sangria deve acontecer para os dois lados, logo 5mm + 5mm (pra cima e pra baixo!!!).
o problema maior é que ja fiz o trabalho e ja foi aprovado, mas estou com medo de mandar para grafica pois na hora do corte pode sair errado!!! alguem me ajude por favor!!! thumbup.gif
se o seu trabalho foi feito corretamente... ou seja, 307x220mm, com 300ppi e respeitando as margens internas de segurança para não termos problema no refile 95% dos problemas estão resolvidos.
bom, vamos lá... enviar arte em imagem apenas não é bom.... a forma como a íris faz está certa.. ela gera a sangria e tal, aí a galera do bureau joga a imagem em um programa qq e faz o filme usando marcas automáticas... mas me diz uma coisa... e se tiver uma dobra no meio? como vão saber???
o ideal (e correto) é gerar a sangria durante o processo de criação.. usando canvas ou já definindo na hora de estabelecer o tamanho.. usar os setups q sempre conversamos... cmyk, 300ppi, etc... e na hora de finalizar
NAO USAR O PHOTOSHOP!!!o photoshop é um programa para uso em tratamento de imagens, não para finalização.. para isso recomendo o PageMaker, InDesign ou Quark... assim, caso seja apenas o corte seco em um formato A4 basta inserir a imagem (place) no centro da página e pronto.. quanfo for mandar imprimir basta pedir as marcas de corte, barras de cor, registro e o que mais precisar.
se tiver alguma dobra, aí tem que fazer na mão.. com linhas tracejadas... picotes tb na mão.. com linhas pontinhadas... sempre com o contorno na cor de registro.
o legal de mandar a arte já montada é q vc sabe o que vai sair e não fica dependendo de outro operador que pode não perceber algum detalhe importante... isso eu recomendo para os dois, viu, íris!!!
espero ter ajudado.
PAX!
aLx.