Bom dia Pessoal!
Estou fazendo meu primeiro trabalho impresso usando o Illustrator, e estou tendo dificuldade de achar uma gráfica que aceite o arquivo *.ai, minha dúvida é a seguinte;
Devo procurar outra gráfica ou é difícil encontrar uma gráfica que trabalhe com Illustrator?!
Por que o que a gráfica me sugeriu foi que se o arquivo não fosse *.cdr, entaum que eu convertesse me trabalho para bitmap, configurasse a qualidade para 300dpi.
Mas eu naum concordei.
Gostaria da orientação de vcs nesse assunto.
Grato.
Publicidade
|
|
Page 1 of 1
Exportar para à Gráfica ...
Posted 09 June 2005 - 03:11 AM
Cara, trabalho com Illustrator a anos e te digo: é o que dá menos pau. Gráfica que é grafica (e não não aquelas coisas de fundo de quintal) acitar arquivo em qualquer formato que vc enviar. Se só aceita em um formato...fuja, pq ou a gráfica é ruim pacas ou os operadores são cabaço. A maioria dos Bureauzinhos só utilizam o CORORÓ pq tá em portugues, mas deixa isso pra lá...E é super facil achar gráfica que aceite Illustrator, desde que seja na capital. Fugiu disso, já era.
Respondendo a sua pergunta: Depende do que vc está fazendo. Se for um material impresso em papel, você pode simplesmente fecha-lo em PDF composite, desde que vc fique atento a compressao (coloque-a em 300 DPI e nao coloque ZIP nem JPG), com as devidas marcas de corte. Nao dá erro....claro, a não se por amadorismo dos operadores da gráfica.
Agora me pergunto: se ele nao quer em Corel (milagre) e não aceita Illustrator, que raio de formato Vetor ele aceita? Freehand? Nao pode ser, pq gráfica que tem Freehand tem Illustrator, pq são meio parecidos e conversam melhor entre si.
Agora...há casos que não tem como fugir, como camisetas. O povo logo grita no fone SO ACEITA SE FOR COREL! Entao a saída é: Salve em AI, mesmo CS...e abra no Corel e salve na versao 12( a versao 11 quase ninguem usa em grafica, pq da muito pau). Se der erro, exporte um ILLUSTRATOR LEGACY versão 8 e abra no corel, que vai.
Mas conselho: converta tudo em curva antes.
Respondendo a sua pergunta: Depende do que vc está fazendo. Se for um material impresso em papel, você pode simplesmente fecha-lo em PDF composite, desde que vc fique atento a compressao (coloque-a em 300 DPI e nao coloque ZIP nem JPG), com as devidas marcas de corte. Nao dá erro....claro, a não se por amadorismo dos operadores da gráfica.
Agora me pergunto: se ele nao quer em Corel (milagre) e não aceita Illustrator, que raio de formato Vetor ele aceita? Freehand? Nao pode ser, pq gráfica que tem Freehand tem Illustrator, pq são meio parecidos e conversam melhor entre si.
Agora...há casos que não tem como fugir, como camisetas. O povo logo grita no fone SO ACEITA SE FOR COREL! Entao a saída é: Salve em AI, mesmo CS...e abra no Corel e salve na versao 12( a versao 11 quase ninguem usa em grafica, pq da muito pau). Se der erro, exporte um ILLUSTRATOR LEGACY versão 8 e abra no corel, que vai.
Posted 09 June 2005 - 09:19 AM
QUOTE(lfcco @ 19/4/2005 09:04:32)
Estou fazendo meu primeiro trabalho impresso usando o Illustrator, e estou tendo dificuldade de achar uma gráfica que aceite o arquivo *.ai, minha dúvida é a seguinte;
Devo procurar outra gráfica ou é difícil encontrar uma gráfica que trabalhe com Illustrator?!

QUOTE(O Ilusionista @ 9/6/2005 02:06:36)
Cara, trabalho com Illustrator a anos e te digo: é o que dá menos pau. Gráfica que é grafica (e não não aquelas coisas de fundo de quintal) acitar arquivo em qualquer formato que vc enviar. Se só aceita em um formato...fuja, pq ou a gráfica é ruim pacas ou os operadores são cabaço. A maioria dos Bureauzinhos só utilizam o CORORÓ pq tá em portugues, mas deixa isso pra lá...E é super facil achar gráfica que aceite Illustrator, desde que seja na capital. Fugiu disso, já era.
Este é um problema mais comum fora das capitas, como disse O Ilusionista... entretanto, conheço gráficas em Ribeirão Preto e em Franca que trabalham com outros programas que não o CorelDRAW (Gráfica São Francisco, Gráfica União, etc) e contam com bons operadores. Recentemente discutimos um tema semelhante na Orkut justamente falando sobre esta questão de "formatos que uma gráfica pode aceitar"... o resultado, claro, tendendo para o lado da equipe de desenvolvimento foi de que a gráfica que se vire.
Eu, particularmente, não penso assim. Acredito que o melhor que se pode fazer é conversar com a equipe responsável em executar o serviço e ver como desenvolver de forma mais "redonda" para o andamento do trabalho. No caso, o projeto já teria sido desenvolvido em Corel.
Existe uma situação que O Ilusionista não falou. E acredito que não falou por ser extremamente rara. Tem empresas que trabalham apenas com software legalizado, e, com isso, ter TODOS os softwares pode ser um custo excessivo... assim, a empresa opta por um determinado pacote. Vamos analisar então: quando se compra o CorelDRAW você já está adquirindo o programa vetorial (coreldraw), o programa de bitmaps (corel photopaint), um gerenciador de fontes (Font Navigator), programa de Código de Barras (BarCode Wizard), um programa de animação (Corel Rave), entre outros. Tudo isso sai pelo preço de apenas um outro programa.. seja o Illustrator, Freehand, PhotoShop ou outro qualquer. Mesmo comprando a Suite CS o preço seria muito mais elevado.
Isto praticamente justificaria a escolha pelo pacote da Corel, concorda?
Por que o que a gráfica me sugeriu foi que se o arquivo não fosse *.cdr, entaum que eu convertesse me trabalho para bitmap, configurasse a qualidade para 300dpi.
Mas eu naum concordei.
Grato.

Mas eu naum concordei.
Grato.

Sobre esta questão de converter tudo em bitmap, teve uma Publish que chamou isso de PRAGA BITMAP, onde muita gente estava salvando seus trabalhos como imagem.
Ao fazer isso você perde muitos detalhes, principalmente de contornos mais finos, texto pequenos e outras coisas minúsculas. Esta saída é simplesmente inviável e chega ser uma mostra de muito baixa qualidade da equipe que sugeriu esta proposta!
...
Entao a saída é: Salve em AI, mesmo CS...e abra no Corel e salve na versao 12( a versao 11 quase ninguem usa em grafica, pq da muito pau). Se der erro, exporte um ILLUSTRATOR LEGACY versão 8 e abra no corel, que vai.
...
Entao a saída é: Salve em AI, mesmo CS...e abra no Corel e salve na versao 12( a versao 11 quase ninguem usa em grafica, pq da muito pau). Se der erro, exporte um ILLUSTRATOR LEGACY versão 8 e abra no corel, que vai.

Pelo jeito ele aceita CorelDRAW sim.
O Ilusionista, eu usava o Corel 11 sem problemas, a única coisa que precisei fazer foi alterar o lay-out do meu teclado INGLÊS para o layout de teclado Português porque o Corel insistia em trabalhar com este teclado... o que acabou sendo bom para eu usar o Quark também! =)
A dica de converter tudo em curvas antes de trabalhar em outro programa é fundamental, pois o suíte CS trabalha com valores diferentes de ajuste de letras (kernning, tracking, etc) e um texto do Illustrator CS só vai estar perfeitamente ajustado nele mesmo...
Eu procederia exportanto para uma versão anterior. Esteja atento aos efeitos, caso os tenha usado. Por exemplo, nunca testei o resultado de um Apperance com vários preenchimentos em um mesmo objeto ao abrir no CorelDRAW... simplesmente não sei o que aconteceria.
O Corel também trabalha com uma lista reduzida de pantones, não sei como ele interpretaria um pantone criado por você mesmo, como o Illustrator faz tão facilmente...
O que eu quero dizer é o seguinte: para converter um arquivo do Illustrator para o Corel será necessário uma revisão muito minuciosa... além de ver se os vetores vieram corretamente, vai precisar analisar tamanhos, posicionamentos, cores, etc.
Vai dar trabalho!

Apenas me preocupo com os conhecimentos envolvidos em gerar um PDF para impressão.. hoje em dia todo mundo fala: Fecha um PDF e pronto... parece que qualquer pessoa está apta a gerar um arquivo para impressão.
Enviar um PDF não signifca que seu arquivo seja um arquivo livre de erros. Claro que "conseguindo" gerar um PDF significa que muita coisa ruim já foi filtrada, mas erros podem "entrar" no seu arquivo PDF.
Veja, como trabalharia com cores Pantone em PDF? usaria qual configuração do Distiller para isso? PDF Press Quality? PDF X-1/A? PDF X-3?
Entendeu? SABER o que se está fazendo ao gerar um PDF pode significar a diferença entre o trabalho dar certo ou ter que arcar com uma impressão errada... Fora isso, seu pessoal já falou que OU É Corel OU É Tiff... não acho que a equipe vá conseguir trabalhar com PDF, caso fossem, eles mesmos já teria aberto a possibilidade de usar este formato.
abraços e sinto muito ter sido tão extenso... é um mau hábito!
aLx.
Posted 09 June 2005 - 11:43 PM
nao, explicar as coisas não é mau hábito não 
O problema (?) da legalidade existe: alguns lugares vc nao pode usar produtos "alternativos" e acaba ficando preso ao software que o lugar tiver, muitas vezes em versões bem antigas, como Flash 5.
Eu raramente crio algo no Corel, só em casos extremamente raros, quando eu sei que a grafica mal sabe o que é Illustrator e só aceita Corel Draw. Mas tbem vamos ser sinceros: muitos designers AMAM ficar enchendo o trabalho de lentes, efeitos, o diabo a quatro....e quando vai rodar, simplesmente nao roda. Culpa da grafica? Nao.
Sobre o PDF, sim, fazendo direito vc evitaria uma série de erros...mas outros tbem poderiam surgir. Por isso que muitas vezes prefiro fechar um PS, que é grande, mas é mais livre de erros do que um PDF e muito mais livre de erros do que AI, CDR, etc.
E se eles aceitam TIFF, ótimo. Apenas não o compacte e preserve os layers, deixando a qualidade no máximo. JPEGs, mesmo em alta, costumam comprimir alguns pontos.
É isso, espero ter ajudado.
O problema (?) da legalidade existe: alguns lugares vc nao pode usar produtos "alternativos" e acaba ficando preso ao software que o lugar tiver, muitas vezes em versões bem antigas, como Flash 5.
Eu raramente crio algo no Corel, só em casos extremamente raros, quando eu sei que a grafica mal sabe o que é Illustrator e só aceita Corel Draw. Mas tbem vamos ser sinceros: muitos designers AMAM ficar enchendo o trabalho de lentes, efeitos, o diabo a quatro....e quando vai rodar, simplesmente nao roda. Culpa da grafica? Nao.
Sobre o PDF, sim, fazendo direito vc evitaria uma série de erros...mas outros tbem poderiam surgir. Por isso que muitas vezes prefiro fechar um PS, que é grande, mas é mais livre de erros do que um PDF e muito mais livre de erros do que AI, CDR, etc.
E se eles aceitam TIFF, ótimo. Apenas não o compacte e preserve os layers, deixando a qualidade no máximo. JPEGs, mesmo em alta, costumam comprimir alguns pontos.
É isso, espero ter ajudado.
Posted 04 November 2005 - 01:36 PM
oi eu sou aquelequefalae por eu pergunto e irrito bastante mas eu te dito me inscrivi mais pra tentar te ajudar nessa, não trabalho muito com grafica, aliais nada rsrs.mas eu que se vc esportar um trabalho do illustratos com o formato SVG(*.SVG) e importar parao corel, cara não sei se a configuraçáo fica perfeita mas te digo o desenhos agradeveis e saceiaram minha exxigencias e acho que qualquer grafica vai aceitar,quando essa imagem estir dendro corel estar apta para trabalhar nosmalmente acredite se quizer.... daí vc acerta oqeu tiver que acertar. brigado
Share this topic:
Page 1 of 1
Similar Topics
| Topic | Forum | Started By | Stats | Last Post Info | |
|---|---|---|---|---|---|
|
Microsoft aposta em Windows Mobile 6.5 para ganhar mercado de móveis
|
Notícias |
Notícias
|
|