olá pessoal
á sempre um prazer postar no mx pois sei que sempre tiro as minhas dúvidas.
Vamos la´!!!
Gente sei que é básico, mas estou louco pra aprender a dar uma animação num botão alem das suas animações. Essas coisa up, over, down e hit. Queria algo tipo
o usuário clica nesse botão que eu já criei e ele vira outra coisa, se parte, vira uma outra coisa. (Tipo uma janela fechada quando o mouse passa sobre, ela se abre, pegaram?) mas esse é só um exemplo. O que eu quero entender mesmo é o processo. Como ele funciona? Adoro passo à passo.
Obrigado a todos.
Publicidade
|
|
Page 1 of 1
botões animações além das animações
Posted 06 March 2004 - 10:58 PM
Que eu saiba, tem dois jeitos de dar uma encramentada no botão.
O primeiro:
Você usa as frames normais do botão (down, up, over, hit). Em cada uma das frames que você quiser animação, soca um movie clip (hehe
). Tipo quando o usuário passar o mouse no seu botão, ele começa a rodar...
O segundo:
Usar as funções "on (rollOver)", pra quando o cara passar o mouse em cima, "on(rollOut)" pra quando o mouse sair do botão, "on (press)" pra apertar e "on (release)" pra quando soltar.
Clique no seu botão e coloque as ações no painela de "Actions" a sua direita. A vantagem desse método é que você pode fazer sub-menus, como você mesmo disse (botões extras que saem do primeiro, quando você passa o mouse sobre eles), além de outras maluquices com movieclips...
Dê uma procurada em outros tópicos dessa seção que já temos essa dúvida esclarecida. Boa sorte!
O primeiro:
Você usa as frames normais do botão (down, up, over, hit). Em cada uma das frames que você quiser animação, soca um movie clip (hehe
O segundo:
Usar as funções "on (rollOver)", pra quando o cara passar o mouse em cima, "on(rollOut)" pra quando o mouse sair do botão, "on (press)" pra apertar e "on (release)" pra quando soltar.
Clique no seu botão e coloque as ações no painela de "Actions" a sua direita. A vantagem desse método é que você pode fazer sub-menus, como você mesmo disse (botões extras que saem do primeiro, quando você passa o mouse sobre eles), além de outras maluquices com movieclips...
Dê uma procurada em outros tópicos dessa seção que já temos essa dúvida esclarecida. Boa sorte!
Posted 06 March 2004 - 11:40 PM
o negocio eh tu inseri um quadro-chave em "Over" e dae transformar o botao em um mc (movieClip), dae da dois clique nele e la dentro tu faz a animacao, por exemplo o menu se partindo, faz quadro a quadro. Resumidamente eh isso, se quiser se aprofundar, da uma olhada num tutorial aki do site de um menu com submenu ou se nao posta ae. Conheco tbm um otro site de flash, tem bastante tutoriais, swf's, fla's, e tbm um forum, nao sei se ja conhece...
www.flashmasters.com.br
Abracao a tds!!
www.flashmasters.com.br
Abracao a tds!!
Posted 07 March 2004 - 04:33 AM
Para esse efeito, você pode criar um movieclip, e fazer um botão em um layer só com o HIT, assim ele fica invisivel, vc coloca uma ação stop(); nos frames 1, 5 e 6 do movieclip, daí no primeiro frame vc desenha o botão como se fosse o UP, do frame 1 ao 5, vc faz uma animação como se ele fosse passar pro OVER, no 6 vc coloca ele no estado de press, e do frame 7 até o décimo vc faz uma animação inversa ao do frame 1 para o 5, para ele parecer que está voltando para o frame 1, e na verdade vai parar lá mesmo quando encontrar o stop(); no botão vc coloca a seguinte ação:
on (rollOver) {
gotoAndPlay(2);
}
on (press) {
gotoAndStop(6);
}
on (release) {
gotoAndPlay(5);
}
on (rollOut) {
gotoAndPlay(7);
}
Eu fiz um exemplo disso bem feio aquí mas funcional, baixe pra vc dar uma olhada:
on (rollOver) {
gotoAndPlay(2);
}
on (press) {
gotoAndStop(6);
}
on (release) {
gotoAndPlay(5);
}
on (rollOut) {
gotoAndPlay(7);
}
Eu fiz um exemplo disso bem feio aquí mas funcional, baixe pra vc dar uma olhada:
| CODE |
| http://gcarneirinho.sites.uol.com.br/botao_feio.zip |
Se não for isso que estiver precisando, poste aí novamente.
abraço,
Carneirinho
Share this topic:
Page 1 of 1
Similar Topics
| Topic | Forum | Started By | Stats | Last Post Info | |
|---|---|---|---|---|---|
|
Kekkaishi para DS lidera vendas no Japão
|
Notícias |
Notícias