As crescentes discussões a respeito das mudanças climáticas levam à consideração de que talvez um dia não sobre opção para o Homo Sapiens a não ser o abandono da casa da mamãe Natureza e, na colonização de outros planetas, recomeçar evitando os mesmos erros cometidos até agora.
Por mais romântica que soe a ideia, a conquista de territórios desconhecidos, no fundo do oceano ou em outros planetas, é mais complicada do que pode supor nossa vã tecnologia. Assumindo que todos os recursos para ocupar, por exemplo, Marte, já tivessem sido inventados e fossem acessíveis, por onde começar? Que indústrias seria preciso levar para que a vida no Planeta Vermelho se tornasse minimamente sustentável?
Meu palpite é que o começo deveria ser, ironicamente, por segmentos que são os mais poluentes hoje: energia e mineração. Por mais que adoremos odiá-los e culpá-los por boa parte da poluição e de seqüelas diversas ao meio ambiente, sem indústria de base não há civilização. E qualquer modelo econômico auto-suficiente (ou sustentável) precisa ser independente do fornecimento externo de materiais e combustíveis. Não é preciso futurologia para se perceber que, enquanto a relação entre fornecimento de energia e controle de poluição não for resolvida, qualquer nova conquista somente servirá para adiar o problema.
Leia mais (19/12/2011 - 07h02)
Veja versão completa
Publicidade
|
|
Page 1 of 1
Como conquistar Marte
Share this topic:
Page 1 of 1
Similar Topics
| Topic | Forum | Started By | Stats | Last Post Info | |
|---|---|---|---|---|---|
|
Rádio online
como faço para criar? |
Dúvidas Gerais |
c0pp3rf13ld
|
|
|
|
Variável dinâmica num TXT
Como me referir à ela. |
Flash & ActionScript |
Stefano
|
|
|
|
como fazer os swf pegar informações uns dos outros
Não sei qual usar, por favor me ajudem, vou remunerar... |
Flash & ActionScript |
sephir
|
|
|
|
Quebra-cabeça que passa para o próximo frame
Ajuda em criar um jogo que como resultado passe para o próximo frame |
Flash & ActionScript |
Diego_liv
|
|
|
|
Grandes Makers - Forúm
Quer saber como criar jogo facil e rápido? Entre aqui! |
Publicidade e Propaganda |
Ureca
|
|
|
|
Importar objeto da livrary para o palco... [RESOLVIDO]
Como? |
Flash & ActionScript |
leonardo ce
|
|
|
|
colocar degradee dentro de uma tabela....
Como colocar um degradde dentro de uma tabela apenas.... |
InDesign |
marcio_oliver
|
|
|
|
Barra "Image"
como fazer aparecer ? |
Illustrator |
Freitas
|