MXStudio » Flash » Novidades do Flash CS5 – Parte 1

Novidades do Flash CS5 – Parte 1


Olá comunidade.

Nessa primeira parte da série de artigos sobre o Flash CS5, estarei mostrando para vocês as novidades visuais, criação de aplicativos para iPhone, novos elementos gráficos da ferramenta Deco Tool, novas opções para a ferramenta Bone e integração com serviços online chamado Adobe CS Live.

Novo visual

Pela terceira vez, a Adobe decide mudar a identidade visual dos aplicativos do pacote Creative Suite. A primeira mudança que percebemos já começa no ícone dos aplicativos, alteração que não me agradou muito.

Ícones CS5

Além dos ícones, a tela inicial também passou por alterações e ficaram bem mais legais comparado as mudanças nos ícones.

Inicio Flash
Inicio Flash Builder
Inicio Photoshop

E ae tela de boas vindas também passou por algumas alterações.

Tela de boas vindas

Criando aplicativos para iPhone

Mesmo com a proibição da Apple com relação a criação de aplicativos para iPhone, iPad e iPod que não usem a IDE da Apple a Adobe não removeu a função de criação de aplicativos para iPhone. Quando você instala o Flash CS5 aparece uma opção para instalar ou não essa opção, então quem não quiser instalar não é obrigado.

A criação de aplicativos é praticamente o mesmo processo de criação de aplicativos em Adobe AIR, você tem um painel com diversas opções de personalização.

Opções iPhone
Opções iPhone
Opções iPhone

Novos elementos gráficos para a ferramenta Deco Tool

A ferramenta Deco tool para quem não conhece, é uma ferramenta que permite criar elementos gráficos de forma facilitada e com diversas opções de personalização. Eu particularmente nunca cheguei a usar essa ferramenta, mas com tantas opções algum dia ela poderá ser útil.

Deco Tool

Novas opções para Bone Tool

A ferramenta Bone Tool permite criar estruturas semelhante a um esqueleto. E agora no Flash CS5 podemos criar animações mais realistas com as novas opções disponíveis para a ferramenta.

Opções Ferramenta Bone Tool

Adobe CS Live

Outra novidade bem legal da suite CS5 é a integração com o serviço CS Live. São 5 tipos de servidores online que prometem aumentar a produtividade, diminuir o desperdício de tempo e maior colaboração entre os envolvidos nos projetos. Os serviços oferecidos são:

  • Adobe BrowserLab – Permite testar sites em diferentes browser e sistemas operacionais, criar comparações e diagnósticos.
  • Adobe CS Review – Permite criar avaliações de projetos, obtenção de comentários, etc.
  • Acrobat.com – Permite criar Web conferências, troca de arquivos e colaboração na criação de arquivos.
  • Adobe Story (beta) – Permite a criação de roteiros para vídeos.
  • SiteCatalyst® NetAverages™ – Permite verificar as partes mais acessadas de seu site, quais navegadores usados, sistemas operacionais, etc.

O acesso a esses serviços está em um menu no canto superior direito dos programas, você precisa ter uma Adobe ID para fazer login e poder ter acesso a todos a esses serviços.

Adobe CS Live

Mais informações sobre o Adobe CS Live pode ser encontrado através desse link.

Conclusões

Esse foi apenas um aperitivo com as novidades do Flash CS5. No próximo artigo mostrarei novidades na criação de campos de texto, novas opções para vídeo, e novidades no painel Properties. Lembrando que todos os aplicativos da suite CS5 estão disponíveis para teste no site da Adobe para Windows e Mac, vocês podem usar os programas por 30 dias de forma gratuita.

Gostaria de aproveitar a oportunidade e convidar todos os leitores a visitarem meu Portfolio Online, lá você poderão encontrar todos os meus trabalhos e tutoriais desenvolvidos: http://www.natanalves.com

Um abraço a todos e até a próxima.

Autor: Natan D. Alves – Moderador do Fórum de Flash & ActionSctipt MXSTUDIO

Qualquer dúvida envie um e-mail para natanalves@mxstudio.com.br ou acesse nosso fórum


1 Comment to Novidades do Flash CS5 – Parte 1

  1. Maio 19, 2010 at 3:20 pm | Permalink

    Acredito que vem com muita força esses CS5,
    vai ser interessante acompanhar o forum.

    =D

    Abraço

Deixe um Comentario

You can use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong> <pre lang="" line="">

Natan D. Alves

Fã e divulgador da plataforma Flash e do ActionScript, músico nas horas vagas e estudante do curso de Ciência da Computação.

Últimos Artigos do Autor