Primeiros Passos com Photoshop


Primeiros Passos com Photoshop

Introdução

Em meu primeiro artigo ao mxstudio me voltarei aos iniciantes ensinando como funciona o Photoshop e quais as vantagens de utilizar este software.

Pré-Requisitos

  • Adobe Photoshop 7.0 ou superior
  • Conhecimento básico com programas de imagem (Exemplo: MSPAINT)
  • Força de vontade :)

Objetivo

Apresentar a Área de Trabalho do Photoshop e as janelas incluídas nele. Explicar a função de cada uma e alguns conceitos importantes para quem deseja aprender a usar o Photoshop.

Conceitos

Para você que está familiarizando-se com o Photoshop poderá ter algumas dúvidas quanto aos nomes e siglas usados por profissionais e amantes na área. Para este artigo, tome nota dos seguintes:

  • PS = Sigla para Photoshop. Derivações como PS-BR indicam a versão do idioma do aplicativo.
  • Layers = Camadas

Antes de começarmos sugiro a leitura de um artigo escrito por Marcelo Culen ao mxstudio. Clique Aqui para ler o artigo O que é Photoshop? (por Marcelo Culen)


Conteúdo

Neste artigo inicial eu optei por escrever aos que estão tentando aprender a utilizar o Photoshop. Eu acredito que muitos usuários se perdem com tantos recursos e muitos desistem por não entender como o programa funciona e para que realmente ele foi desenvolvido.

Então vamos começar pela área de trabalho do Photoshop. Neste tutorial foi usado o Photoshop 7.0 em inglês.

Área de Trabalho do Photoshop

Esta é a área de trabalho do Photoshop 7.0 e destaquei os principais elementos da janela para que você possa começar a trabalhar. Só nesta tela teríamos muitas coisas para falar. Mas se você sabe usar o MSPAINT da microsoft grande parte dos comandos você saberá fazer. Por exemplo como você faria para por um texto no documento? Olhando a tela você vê a caixa de ferramentas com o símbolo T de Texto. Creio que até aí você não teria problemas então vamos aprofundar no assunto.
Vendo a janela do novo documento observamos 4 nomes no topo: Untitled-1 @ 100% RGB. Que são respectivamente: Nome do Documento, Zoom atual e o Modo de Cores. Documentos que não foram salvos terão por padrão o nome Untitled-x onde X revela o nº de novos documentos abertos na área de trabalho do Photoshop. Já o zoom serve para auxiliar no acabamento do seu trabalho. Em alguns momentos você sentirá a necessidade de trabalhar com o zoom para facilitar seu trabalho. É como um artista pintor de quadros que se aproxima e afasta do quadro para obter outra perspectiva de sua arte. E já vai a dica: No teclado CTRL + para aumentar e CTRL – para diminuir. ALT CTRL 0 para voltar ao tamanho original. Já sobre o modo de cores, separei um artigo de nosso amigo Marcelo Culen onde ele fala sobre o assunto. Vale a pena conferir: Modo de Cores.

Ainda sobre a imagem acima o que podemos destacar nela são as Layers (Camadas). São elas que facilitam e muito o trabalho dos amantes e profissionais de photoshop.

Vamos ilustrar a utilidade das camadas em uma situação real.

Imagine-se numa mesa retangular e em suas mãos pincéis e tinta. Pedem que você desenhe a bandeira do Brasil nela. Ao terminar pedem que desenhe a bandeira de Portugal atrás. Até aí tudo bem não é verdade? Com um pouco de noção de perspectiva você desenharia apenas o que seria visível induzindo à quem vê de que realmente uma bandeira está na frente da outra.

Ae você feliz da vida pelo desenho até que alguém diz:

- Ah não gostei, coloque a bandeira de Portugal da frente.

Que cara intrometido não é verdade? E agora o que você poderia fazer? Teria que começar tudo de novo….

Este mesmo problema teria acontecido se seu desenho fosse no mspaint. Tudo na mesma tela, no mesmo background.

Layers

Note que com layers você mantém as imagens intactas uma sobre as outras e se precisar alterar basta altera a layer. Dica: Para criar uma nova layer pressione no teclado: Shift + CTRL + N.

As camadas no photoshop, ou mais comum chamadas de Layers são colocadas uma sobre as outras de modo que você possa modificar, aplicar efeitos, recortar, redimensionar ou qualquer outra coisa sem que altere a camada superior ou inferior.

Neste tutorial usarei o exemplo de uma imagem criada pelo colunista de Fireworks do mxstudio, Willians Andrade. Nosso amigo colunista ensina como fazer uma folha de caderno usando o Fireworks. Caso tenha curiosidade em ler o tutorial Clique Aqui.

A imagem criada foi esta:

Folha de Caderno por Willians Andrade

Copie a imagem acima e crie um novo documento no Photoshop (CTRL + N). Cole a imagem que está agora na área de transferência no documento que você acabou de criar.

Usaremos ainda uma outra imagem neste tutorial. Um desenho a lápis que encontrei pela internet.

Boneco

Copie esta imagem e cole no Photoshop. Não se preocupe se a imagem vai ficar em cima da Folha de Caderno. Agora você está trabalhando com o Photoshop e entenderá o que são as Camadas (Layers). Agora faça o seguinte. Posicione o desenho acima de uma forma que fique dentro da folha. Altere o modo de blending do desenho a lápis para Darken e mude o campo Fill (Preenchimento) para 60%. Veja abaixo a imagem:

Resultado Final

Considerações Finais

Como você pode ter percebido as Layers são talvez o maior motivo do sucesso do Photoshop. Com elas você pode se dedicar com total exclusividade a uma parte da Arte que está sendo desenvolvida sem comprometer todo o resto. Os primeiros passos foram dados. Aproveite que está com o Photoshop aberto e faça suas próprias observações. Altere os modos de Blending na caixa de Layers e veja o efeito.

Em meu próximo tutorial estarei escrevendo sobre algumas funções do Photoshop passo-a-passo. Melhorias na foto (Cores, Brilho, Contraste, Selective Color, Levels), redimensionamento, posição da imagem, efeito de perspectiva). E aproveitando os conhecimentos adquiridos neste tutorial também faremos sobreposição de layers.

Agradeço sua visita ao mxstudio e convido a você a voltar sempre, me enviando suas críticas e sugestões. Meu e-mail: brunomxs@gmail.com e caso tenha dúvida use o nosso fórum.

Autor: Bruno X. Ribeiro – Colunista Photoshop do Portal MXSTUDIO

voltar ao topo

Escrito por bruno ribeiro on março 21, 2007. Arquivado em Photoshop. Você pode seguir as respostas a esse artigo pelo RSS 2.0. Você pode deixar respostas para esse artigo

26 respostas a Primeiros Passos com Photoshop

  1. estou gostando muito dos tutoriais do photoshop, acredito que vai me ajudar muito!
    desde já agradeço.

  2. EU GOSTEI DESTE MODO DE APRENDIZ.

  3. Eu adorei esse modo de aprendiz( eu não sei absolutamente nada de photoshop e esse tutorial me deu uma luz inicial sobre como usar esse programa. Valeu mesmo.

  4. muito bom brunão! muito bom mesmo!!!
    agora eu entendo o photoshop!!!

    brigadão!!!

  5. Estou começando me ajudou muito.
    Valeu

  6. Agora sei os nomes das coisas. sdahfuasdh

    muito obrigado.

  7. Finalemten encontrei o que estava procurando!!!
    Tentei aprender o photoshop com outros tutoriasi, mas eram muito complicados, eu nao conseguia encontrar os comandos nem as propriedades, e nem entendia as sigla.
    Muito obriagada

  8. Olá, fiquei muito feliz por ter encontrado um lugar que realmente me ajudou e me fez entender um pouco desse mundo maravilhoso do photoshop, sei que apenas vi um passo, tenho muito que aprender, mas ja deu para perceber que estou no lugar certo.
    Muito obrigada mesmo.

  9. Muito bom esse “passo a passo” do Bruno.
    Estou começando com o Photoshop e deu para peceber que não é “um bicho de 7 cabeças”. Estou animado. Obrigado.

  10. Uma maravilha é poder contar com isso na internet. Obrigado pelas dicas e façam muito mais, por favor, para nos ajudar.

  11. olha adoreiiiiiiiii entendi um poko so q ainda nao sei colokar mascara na foto tem como me indicarem onde posso aprender????? bjssssssss a tds

  12. Bhá adorei mesmo este turorial, tem me ajudado bastante! Aproveitar para parabenizar vcs!! show de bola!:D

  13. Muito bom , eu apanhei um monte antes de conseguir fazer alguma coisa.
    Tem mais algum artigo?manda pra mim!!
    origado

  14. muito iraaaaado esse site , gostei pra caramba e quero ver as proximas etapas !
    provavelmente estará muito melhor !

  15. Hoje resolvi buscar alguma fonte de informação pra eu aprender alguma coisa sobre Photoshop…e acho que estou no lugar certo.
    Obrigado

  16. Nossa q otimo esse tutorial. To querendo aprender PS a muito tempo, mas desistia pq nao entendi nada, Agora vou poder me dedicar mais.
    Muito obrigada mesmo.
    Adorei

  17. Êste é o artigo q sempre procurei. Valeu.

  18. valeu meu irmão tu é o cara!

  19. vo seer been claraa!’ eu nao intendii nadaa..!

  20. Adoreeei de verdade o tutoriaal…
    Gente quem sabe de mais coisas e que querem me ensinar me add no msn
    theo.qmc.leitte@hotmail.com

    quero aprender mais um pouco ainda,,,

    so nao esqueçam de escrever ao add que eh do forum do mxstudio para eu poder add,,abraaaços a todos!

  21. que legal estou
    ansiosa

  22. Gostaria muito de receber mais informaçoes sobre esse tema

  23. Excelente Tutorial.

    Parabéns pela forma didática com a qual você ensina. Passo a Passo bem do básico para todos poderem realmente aprender.

    Muito obrigado.

    Robson

  24. Gentii desculpa mesmo maiis … vou ser sincera ! eu ññ entendii nadica de nada mesmo , éé mt complicado esse negocio de photoshop .
    mais vou me esforçar pra entender alguma coisa !
    Bjooos .;*

  25. Sou fotográfa ,mas em todos os eventos que fotografo ,as pessoas me pedem para editar suas fotos e tudo mais ,estava fazendo um curso de photoshop ,mas não aprendi nada e parei ,agora vocês facilitaram muito ,vou tentar !

  26. parabens !!!
    vi aqui e achei muito louco ,,, pode ver um pouco mais de Foto Shop.. gostei muito !!!!

    deixo os meus sinceros agradecimentos. . . . .

    Leo Bala BH MG
    futuro TI em Belo horizonte
    Aluno UNI BH de GTI

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>