Definindo a resolução ideal para uma imagem

Coluna Photoshop – Definindo a resolução ideal para uma imagem no Photoshop

Olá Comunidade MXStudio! Dando continuação as facetas que o só o Photoshop é capaz de fazer, vamos agora falar sobre as imagens, isto mesmo, como escolher a melhor definição a ser utilizada.

E nesta coluna estaremos abordando esta forma de escolher, então vamos lá:

Escolher o formato do arquivo de uma imagem dependerá do uso que se queira dar a ela.

Se o destino for a impressão aconselha-se optar por um padrão e uma resolução que lhe permitam maior definição. Se for utilizá-la na internet é melhor salvá-la em um arquivo pequeno, com menor resolução, para que não carregue demasiadamente sua web-page, gerando, assim, maior lentidão e demora para acessá-la .

Além do formato em que criamos e salvamos nossas imagens digitais, a resolução adotada ao digitalizá-las influenciará a qualidade final delas. Quanto maior a resolução, maior a qualidade. Mas o que significa o termo resolução, quando tratamos de imagens digitais?

Resolução é o termo adotado para definir o número de pontos pequenos, ou “pixels”, existentes em uma determinada área da figura. Quanto mais pixels tiver a imagem, melhor, mais definida e precisa ela será. Compare a resolução das três imagens seguintes e responda: qual dos três círculos é o mais perfeito a olho nu?

Estas três imagens foram confeccionadas sobre uma mesma medida de área: 1cm 2 .

Agora imagine que dividimos essa área em casas como a de um tabuleiro. Para compor o círculo da esquerda dividimos nosso tabuleiro em 400 casas pintadas de preto.

A área para compor o círculo do centro foi quadriculada para alcançarmos 1600 casas e depois pintadas de preto e, finalmente, o círculo da direita foi criado em um tabuleiro de 6400 casas, preenchidas de preto.

Aplicando-se o conceito de resolução, e adequando nosso exemplo aos termos da informática, teremos: cada casa corresponde a um pixel ou dot (ponto); quando se trata de imagem digital, a área não é medida em centímetros, mas em polegadas quadradas.

Então, para definirmos a resolução de uma imagem, temos de definir o número de pixels ou dots por polegada quadrada (em inglês: “dots per inch” ou “DPI”). Como você deve ter deduzido, o círculo mais à direita é o que tem mais DPI e, portanto, maior resolução; conseqüentemente, possui melhor qualidade de definição.

Bom espero ter auxiliado o entendimento sobre os conceitos básicos da esolha da resolução de uma imaem.

Até a próxima.

Autor: Marcelo Culen Jugdar – Colunista de Photoshop do MXStudio

Escrito por marceloculen on janeiro 28, 2006. Arquivado em Photoshop. Você pode seguir as respostas a esse artigo pelo RSS 2.0. Você pode deixar respostas para esse artigo

1 resposta a Definindo a resolução ideal para uma imagem

  1. Tenho uma maquina Fujifilm Finepix S1500, de 10 mega pixels com zum de 12, as vezes eu tiro fotos fica uma ótima resolução, as veses fica ruim, que devo fazer para melhorar a qualidade ???????

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>