Foto envelhecida

Coluna Fireworks – Foto envelhecida

Salve, comunidade!

Depois de um bom tempo sem escrever, estou voltando com uma coluna sobre envelhecimento de fotografias. Usando técnicas de stroke e alguns efeitos, nela ensino a deixar uma foto novinha com ótima qualidade numa antiga e desgastada. Bom, chega de blá, blá, blá e vamos ao que interesa…

Requerimentos: Coluna Papel envelhecido por Rafael Silva Vaz
  Macromedia Fireworks 8 (Recomendado)
  Foto de exemplo

Imagem à ser feita:

1 – Para envelhecermos nossa foto primeiramente precisamos de um papel envelhecido, o qual é ensinado a fazer pelo colunista Rafael Silva Vaz na coluna “Papel envelhecido“. Faça um papel que cubra a área da foto que você quer. Nesse caso, aproximadamente 580px de largura e 374px de altura.

2 – Selecione a ferramenta “Brush” (). Nas configurações do traçado (stroke) selecione “stroke options”.

3 – Em “Tip” coloque o máximo, 100. E em “texture” selecione a última opção, “other”.

4 – Abrirá uma janela para a importação de texturas, nela selecione a foto que você deseja envelhecer e clique em abrir. Se estiver usando o exemplo da coluna baixe a foto no início da página e use-a para a textura.

5 – Ainda na janela “Stroke options” clique em “advanced”. Na janela que aparecerá defina “Texture” e “Edge texture” para 100%.

6 – Tranque a camada correspondente ao papel envelhecido.

7 – Defina a cor branca e um tamanho grande para a brush tool, usei o 47.

8 – Comece a passa-la desuniformente e de forma suave sobre o papel, procure deixar uns espaços sem tinta. A foto irá aparecendo pouco a pouco.

Veja como ficou após eu passar o pincel (brush):

Caso você tenha pintado demais e queira apagar um pouco não se esqueça da borracha, coloque-a com edge=100 e passe sobre as áreas que deseja apagar.

9 – Importe (ctrl+r) a foto que você está trabalhando para o documento.

10 – No painel layers coloque-a abaixo do bitmap que você criou com a ferramenta “brush” e no documento coloque-a na posição x=0; y=0.

11 – Coloque o bitmap que você fez com o pincel branco como máscara da foto importada no passo 9. Para isso selecione os dois objetos, vá ao menu modify -> mask e selecione a opção “group as mask”.

12 – Agora há apenas dois objetos no documento, o papel envelhecido e a foto mascarada. À foto mascarada aplique o comando “Convert to Sepia Tone” presente no menu commands -> creative.

13 – Aplique à foto o efeito “noise” com intensidade 7.

14 – Mude o blend mode dessa foto para “darken”.

15 – Duplique essa foto (ctrl+shift+d).

16 – Dessas duas fotos iguais selecione a mais acima no painel layers (1 – na imagem abaixo) e aplique-a o efeito “Marble” (2 – na imagem abaixo) com as seguintes configurações:

17 – Altere a opacidade da camada usada no passo anterior para 17% e o blend mode para “Color Burn”

18 – Caso sua foto esteja mal pocisionada sobre o papel selecione as duas camadas que não estão trancadas (a do efeito marble e a da foto) e posicione-a corretamente.

Pronto! Sua foto já foi envelhecida! Se quiser ainda pode fazer uns furos na foto para deixar o envelhecimentoa ainda mais real. Transforme tudo em bitmap (ctrl+alt+shift+z). Com a ferramenta “Magic Wand” selecione áreas do bitmap aleatoriamente e delete-as. Veja como pode ficar:


Aqui acaba minha coluna, espero que tenham gostado da técnica ensinada e que a mesma seja muito útil. Qualquer dúvida é só perguntar em nosso fórum.

Até a próxima! Fui…
Tiago Peres
Escrito por tiagoperes on setembro 23, 2006. Arquivado em Fireworks. Você pode seguir as respostas a esse artigo pelo RSS 2.0. Você pode deixar respostas para esse artigo

1 resposta a Foto envelhecida

  1. Olá, tudo bem ? Procuro pelo post papel envelhecido no qual se deu a essa criação de foto envelhecida mas não esta mais no ar. Como acho esse tutorial ?!?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>