Fireworks 8 – Parte 1

Bem vinda comunidade!

Como provavelmente a maioria já sabe a Macromedia lançou mês passado uma nova versão de seu pacote “Studio”. O Studio 8 conta com o Fireworks 8, o tema de nossa coluna, Dreamweaver 8, Flash e Flash Player 8, Contribute 3 e Flash Paper 2. O Fireworks 8 conta com diversas novas funções e uma nova organização. Essa coluna tem o objetivo de mostrar e explicar essas novas funções e organização. Bom aprendizado!

Blend Modes

Não poderíamos deixar de falar do maior destaque do Fireworks 8 né? Os novos Blend Modes são de impressionar, com eles podemos adiquirir diversos novos efeitos numa imagem, principalmente em fotos. Além dos antigos “normal, darken, multiply, lighten, screen, difference, hue, saturation, color, luminosity, invert, tint e erase” o novo Fireworks conta com 25 novos, “average, color burn, inverse color burn, soft burn, color dodge, soft dodge, overlay, soft light, fuzzy light, hard light, exclusion, negation, red, Green, blue, reflect, glow, freeze, heat, additive, subtractive, subtract, interpolation, stamp e XOR”.

Para usar os novos blend modes basta selecionar uma camada e alterara-lo na caixa de blend modes (figura acima).

Shadows (sombras)

O novo Fireworks conta com dois novos estilos de sombra, a solid shadow e o comando “Add shadow” . A solid shadow adiciona um efeito 3d ao objeto, veja um exemplo:

Para aplicar esse efeito selecione “solid shadow” em “filters -> shadow and glow”, lembrando que esse “filters” é o que fica em “properties” (propriedades), não o que fica na barra do topo da janela do programa.

Ao selecionar “solid shadow” uma caixa de configuração aparecerá:

verde Altera a direção da sombra.
azul Altera o comprimento da sombra.
preto A caixa marcada permite a escolha da cor, desmarcada segue a cor do vetor.
amarelo Altera cor da sombra.
vermelho Exibe uma pré-visualisação da sombra no vetor.

O comando “add shadow” adiciona uma “perspective shadow” ao vetor. Veja um exemplo:

Para adiciona-la á um vetor selecine “add shadow” em “commands -> creative”, commands se localiza no topo da janela do programa.

Ao contrário das demais sombras, o comando add shadow adiciona um vetor como sombra, ou seja a mesma pode ser modificada através de ferramentas vetoriais. Esse vetor é adicionado como “auto-shape”, portanto possuí propriedades adicionais, as quais veremos à seguir:

roxo Altera a direção da sombra
verde Altera o tamanho da sobra
Para alterar as propriedades é preciso arrastar os losangos amarelos, para volta-las aoo padrão clique sobre eles.

Vetor Seleção

O Fireworks 8 conta com uma função muito inovadora, a conversão de vetores para seleção, o que ajuda muito, pois é bem mais fácil desenhar uma seleção com ferramntas vetoriais que com ferramentas de seleção. Essa nova função também pode ser feita ao contrário, ou seja, também podemos tranformar uma seleção num vetor. Veja alguns exemplos abaixo:

*Patch to marquee: vetor para seleção
*Marquee to patch: seleção para vetor

Para converter um vetor para seleção, selecione o vetor e em seguida selecione “Convert patch to marquee” no menu “Modify”, cujo se localiza no topo da janela do programa.

Para converter uma seleção em vetor, faça a seleção e logo depois selecione “Convert marquee to patch” no menu “Select”, que também se encontra no topo da janela.

Novos painéis

O Fireworks 8 conta com 3 novos painéis, Special characters (caracteres especiais), Image editing (edição de imagem) e Auto shape properties (propriedades das auto-formas). Os painéis image editing e auto-shape não apresenta nada de novo, são apenas novas maneiras de acessar as antigas ferramentas:

Para saber mais sobre edição de imagens consulte a série de colunas sobre bitmap da MX Studio: Parte 1, 2, 3. Ainda há mais partes dessa coluna, agurdem-nas.

Para saber mais sobre auto-shapes consulte a primeira parte da série de colunas sobre vetores da MX Studio.

O Painel Special Characters é uma nova função muito útil do Fireworks, nas versões anteriores tinhamos de utilizar outros métodos para iserir um caractere especial, como ir ao dreamweaver, inserir o carectere e depois copia-lo para o fw. Agora é só o selecionarmos nesse novo painel que ele aparece automaticamente no texto.

Caso seu Fireworks seja o 8 e esses painéis não estejam aparecendo vá ao menu “Window”, localizado na parte de cima da janela do programa, e verifique se eles estão abilitados.

Pen tool

Ao contrário do que muitos pensam, não foi adicionada novas características à pen tool, sua diferença com a do 2004 é que a opção “Preview pen tool” se tornou habilitada por padrão.

Essa opção permite que se veja como irá ficar seu vetor enquanto você o edita com a pen tool, veja um exemplo:

Para os que não gostaram da opção tornada padrão é só desativar “show pen preview” em “edit -> preferences -> editing -> pen tool options”

Para habilita-la faça o mesmo, só que habilitando a opção “show pen preview”, tanto no Fireworks MX 2004 quanto no 8.

Novo modo de seleção de camadas

Diferente das versões anteriores do programa, o Fireworks 8 deixa de usar a tecla shift para a seleção de várias camadas, uma à uma, no painel layers (camadas), lembrando que na área de trabalho nada foi alterado em relaçaõ à isso. A antiga função da tecla “Shift” agora é atribuída ao “Ctrl”, antes sem função nenhuma no programa. Na nova versão, a tecla shift seleciona um conjunto de camadas, ao selecionar duas camadas com a tecla shift pressionada, automaticamente, todas as camadas entre essas duas selecionadas são selecionadas também. Veja um exemplo:

A tecla shift e ctrl nos permite selecionar várias camadas simultaneamente, sendo que a ctrl, uma à uma, independente de onde se localizam, e a shift, um conjunto, todas entre duas outras camadas.


Bom, terminamos aqui a primeira parte da coluna sobre o Fireworks 8, espero que tenham gostado e entendido toda a coluna. Qualquer dúvida é só postar em nosso fórum. Até a próxima! Fuuuuuui…
Escrito por tiagoperes on outubro 7, 2005. Arquivado em Fireworks. Você pode seguir as respostas a esse artigo pelo RSS 2.0. Você pode deixar respostas para esse artigo

1 resposta a Fireworks 8 – Parte 1

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>