Coluna Fireworks – Efeitos rápidos – Parte 7IntroduçãoOlá comunidade MXStudio! Vamos a mais uma coluna de efeitos rápidos, você já deve saber, que os efeitos rápidos, são pra blogs, fotologs, orkut, são efeitos simples de se fazer, mas que ficam bem legais. Você não precisa usar esses efeitos apenas como citei, em blogs, fotologs e essas coisas, mas também pode usar em sites, assinaturas de fóruns, entre outras coisas, que vai da sua criatividade. E nessa coluna de efeitos rápidos, vamos aprender a como dar um efeito de tinta manchada, que seria uma imagem normal, mas com as cores meio que para os lados, meio embaçado, e também vou fazer um outro efeito que dá para se chamar, traços fortes, ou algum nome assim, vamos a coluna! Antes de mais nada, vou mostrar o efeito em duas fotos, uma que o efeito fique mais forte, e outra que o efeito fique leve. Pré-requisitosO tutorial foi desenvolvido no Macromedia Fireworks 8, mas é compatível com qualquer versão do software Macromedia Fireworks. Como trabalhamos com o painel layer, deêm uma lida nesse artigo:
Imagens usadas:
ObjetivosEnsinar como fazer um efeito, que eu chamo de “Tinta embaçada” e de “Traços fortes” Efeitos rápidos – Parte 7Tinta embaçada 1) Abra a imagem, que você queira, eu vou abrir a imagem da Angelina Jolie:
2) Agora, duplique a imagem, duas vezes, CTRL + SHIFT + D, ficando assim no painel layers:
3 ) Para ficar mais fácil, vamos renomear as imagens, renomeie assim:
4 ) Selecione a imagem “original”, e vá em <Filters> <Adjust Colors> <Brightness and Contrast>, e deixe nessas configurações:
Obs: Não vai mudar nada na visualização da foto, pois existe ainda duas imagens por cima, que estão com 100 de opacidade, mas se você reparar no painel layers, a imagem vai estar mais clara que as outras. 5 ) Selecione a layer “Duplicada” e deixe seu blend mod em Soft Light:
6 ) Selecione a imagem “Re-duplicada” e coloque em overlay:
Ficando assim, a nossa imagem:
7 ) Agora, aperte CTRL + A, para selecionar todas as imagens, e logo após aperte CTRL + G, para juntar essas imagens em um grupo, para tirar as imagens do grupo aperte, CTRL + SHIFT + G, veja como está no painel layers:
8 ) Selecione o grupo e aperte CTRL + SHIFT + D, para duplicar e renomeie assim:
9 ) Mude o blend mod, da imagem “Duplicada” para color:
Ficando assim, a nossa imagem:
Se você quiser, o efeito já acaba aqui, mas ainda tem outro passo. 10 ) Selecione a imagem “Duplicada” e vá em <Filters> <Blur> <Gaussian Blur> , e ponha entre 2 e 10, nessa imagem usei 3:
Já nessa, usei 10:
Veja outro exemplo:
1 ) Pegue uma imagem: ![]() 2 ) Aperte CTRL + SHIFT + D, para duplicar, e renomeie assim: ![]() 3 ) Selecione a imagem “duplicada” e vá em <Filters> <Blur> < Gaussian Blur> e ponha entre 2 e 10: ![]() 4 ) Agora ponha essa imagem com o blend mod, em darken: ![]() Veja com o gaussian blur em 3: ![]() E com 10:
Considerações finaisVimos nesta coluna alguns efeitos de luz, foram bem simples, mas já da para dar uma enfâse, de como se faz efeitos de luz, se você ir trabalhando, pode atingir otimos efeitos, veja um que o Fabio fez: Fábio Ricotta – Imagem do 51° desafio, é apenas ir trabalhando, com layers e tudo. Autor: João Castro – jpcastrobr – Colunista de Fireworks do MXStudio Qualquer dúvida envie um email para jpcastrobr@mxstudio.com.br ou acesse o nosso fórum. |
eu ñ estou conseguindo junta duas fotos juntas
Muito bom e simples de fazer…
Parabéns