Conhecendo as Ferramentas do Fireworks – Select

Salve Comunidade MXStudio!

Fala comunidade, tranquilidade com vocês? Bom agora iremos começar uma sessão de explicações das Ferramentas do Fireworks. Como essa será primeira, irei mostrar sobre a parte do Select, as ferramentas mais utilizadas diariamente.
Chega de papo e vamos em frente.

1) Pointer Tool ” pressione v ou 0 “>

É a ferramenta que você irá trabalhar mais em seus trabalhos, com ela você poderá selecionar imagens, objetos entre outros. Irá também arrastá-los ao seus lugares desejados, você pode alterar os tamanhos quadrangulares do s objetos.

2) Select Behind Tool ” pressione v ou “>
A Select behind tool faz o mesmo processo da Pointer tool, só que ela tem uma função mais avançada, você poderá selecionar objetos escondidos atrás de outro objeto.
Para isso selecione o objeto que está acima, depois passe a ferramenta acima da imagem selecionada e verá que tem outro objeto abaixo, selecione ele e poderá arrastar para o local desejado.
Veja o exemplo abaixo:

Visualize que os pontos vermelhos que é seleção do retângulo que esta abaixo do principal.

3) Subselection Tool ” pressione A ou 1 “>

A Subselection tool é de grande utilidade na parte de pontos. Quando você cria um retângulo ele terá quatro pontos, com essa ferramenta você poderá mover os pontos.
É uma grande força quando se trabalha com pen tool, você poderá estar movendo os pontos com o mouse ou mesmo com as setinhas do seu teclado um grande auxílio.
Veja o exemplo abaixo:
O primeiro exemplo é quando você seleciona a ferramenta, o segundo é quando você selecione um dos pontos, o terceiro é um exemplo do que você pode fazer.

4) Scale Tool ” pressione Q “>

Com a Scale tool você poderá aumentar e diminuir tamanho do objeto, também tem a opção de você girar o objeto.
É de grande utilidade essa ferramenta, poderá ter grandes resultados e também tem outras opção que irá ver abaixo.

Veja exemplo abaixo:
Observe os pontos pretos ao redor do retângulo, neles você poderá estar comprimindo a imagem ou mesmo aumentando e girando.

5) Skew Tool ” prescione Q “>

A Skew tool trabalha na mesma função do Scale tool de alteração de forma, um coisa de diferente que a Skew tool trabalha com uma forma diferenciada de modificação, ele deixa a forma inclinada:

Veja o exemplo abaixo:
Como no exemplo acima mostrei a seleção, nesse é só você puxar um dos pontos, que irá dar uma forma inclinada, tendo uma técnica saí coisas legais, como esses abaixo:

6) Distort Tool ” pressione Q “>

A Distort tool também é uma edição de formas, a Distort tool deixa você mais livre para trabalhar com ela.
Transformando seu objeto em uma forma totalmente diferenciada das outras mostradas.
Veja o exemplo abaixo:
Observe o exemplo abaixo, para você deixar o objeto nessa posição, você puxa os pontos das laterais só. Dá para chegar em bons resultados, é uma questão de prática.

7) Crop Tool ” pressione c “>

A Crop Tool auxília você estar trabalhando com uma parte de uma imagem.
Importando uma imagem, você pega a ferramenta Crop tool e faz uma seleção onde queira utilizar, dê um duplo clique e o seu Canvas irá ficar no tamanho que você fez a seleção com a Crop tool.

Veja o exemplo abaixo:

8) Export Area Tool ” pressione C”>
A Export Area tool trabalha no mesmo processo da Crop tool, só que ela tem um detalhe diferente. Quando fazer a seleção você dando dois cliques irá exportar o pedaço que você fez a seleção.
Essa ferramenta pode ser de grande utilidade para seu trabalho.

Bem pessoal chegamos ao fim de mais uma matéria, que será de grande auxílio as pessoas que tem dificuldade em saber o que a ferramenta pode auxiliar e o resultado que pode proporcionar.
Esta apenas começando, fique ligado nas próximas matérias que será de grande auxílio a todos, com grandes técnicas apresentadas e ótimos resultados.
Abraço a todo e até a próxima!

Autor: Marco Antonio C. Santos – Colunista e Moderador de Fireworks do MXStudio

Qualquer dúvida envie um email para mantonio@mxstudio.com.br ou acesse o nosso fórum.

Escrito por Marcoantonio on agosto 13, 2005. Arquivado em Fireworks. Você pode seguir as respostas a esse artigo pelo RSS 2.0. Você pode deixar respostas para esse artigo

2 respostas a Conhecendo as Ferramentas do Fireworks – Select

  1. porque o fireworks é consideado um dos editores de imagem para a web?

  2. Pq naum exist nenhum taum baum, mas o Fireworks naum eh o melhor, eh o Photoshop, mas tmbm tm o The GIMP, eh leve e qase taum baum qantu esses 2

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>