Olá, Fireworkseiros de plantão!
Andei um pouco sumido devido estar lançando meu novo curso on-line Criação de Sites Profissionais, que, modéstia à parte, está muito bacana. E a turma, muito participativa e estimulante.
Tirando a “rasgação” de seda, vamos ao trabalho…rsrs
Bom, neste tutorial, mostrarei como criar uma capa de revista com o nosso velho, versátil e poderoso Fireworks.
Criar uma capa de revista utilizando o Fireworks CS5
Vamos criar um novo documento com as dimensões de uma revista real, mais ou menos, do tamanho de um papel A4 (21.0 x 29.7 cm).
Perceba que, em pixel o documento fica enorme. Então, para efeito deste tutorial, diminuirei a imagem em 4 vezes, ficando com as dimensões 620 x 894 pixel.
Outro detalhe é quanto à resolução. Como será um arquivo que será impresso, utilizaremos a resolução 300 pixel/Inch (quanto maior o valor, melhor a qualidade para a impressão). Se fosse um arquivo específico para a web, deixaríamos para 72 pixel/Inch.
Para quem trabalha com o Indesign, Corel, PageMaker e outros editores gráficos voltados para impressão, sabem bem mais que eu, da importância das linhas de corte, também chamadas de “sangria” (se eu tiver errado, por favor, me corrijam
). A grosso modo, é onde a arte será cortada pela lâmina da máquina da gráfica.
Isso significa que, dentro desta área é o que temos certeza que será impresso, tudo bem?
Para isso, vamos utilizar as linhas-guias. Lembrando que as réguas devem estar visíveis (Ctrl + Alt + R ou menu View > Rulles).
Vamos colocar as linhas com a distância de 20 pixel que equivale a 7 mm, em todos os lados.
Primeiro, clique sobre a régua, segure e arraste para a área do desenho e depois, solte. Faça isso duas vezes na horizontal e na vertical.
As posições serão no eixo X: 20px e 600px | eixo Y: 20px e 874px.
Caso tenha dificuldade, basta inserir as guias e dar dois cliques sobre cada uma delas, determinando em seguida, seu posicionamento.
Bom, particularmente, gosto de deixar todos os layers organizados, pois nunca se sabe se você irá compartilhar com alguém este trabalho ou, até mesmo, fazer uma atualização. Isso porque, fica bem mais fácil e rápido de encontrar todos os elementos do desenho.
Então, inicialmente, dividi o projeto em 3 partes: topo, conteúdo e rodapé.
Então, vamos criar as pastas como na imagem.
Se por ventura, necessitemos de mais algumas, sem problemas – basta inserirmos nos devidos lugares.
Vamos criar um fundo para o topo e prepará-lo para receber o logotipo da revista, a machete e os dados da edição, etc.
Criemos então, um retângulo nas dimensões 620 x 175 px, com preenchimento #212121. Como efeito gradiente, coloquemos o seguinte:
Vamos ver como é simples criar um logotipo para nossa revista utilizando apenas uma combinação de fontes, cores e posicionamentos.
Simples, não?
E, complementando com a edição e endereço do site da revista, teremos, até aqui, o nosso topo prontinho:
Criemos agora um retângulo com as dimensões 620 x 620 pixel e apliquemos o seguinte efeito:
Em seguida, insiramos a imagem Orange Tunnel sobre este retângulo verde (diminuí o tamanho em 50%) e apliquemos o filtro Stamp.
E para arrematarmos o fundo da capa, aplicaremos uma textura.
E o nosso resultado até aqui é este:
Nossa imagem principal, a que será destaque em nossa capa, será a Hand 2. O detalhe aqui é que colocaremos nas pastas da camada TOPO, ok?!
Vamos retirar o fundo branco da imagem para encaixá-la melhor na capa.
Existem várias técnicas, mas vamos usar a mais rápida delas, apesar de não ser tão precisa.
Com a varinha mágica (Magic Wand tool), configuremos como na imagem abaixo e, em seguida, devemos clicar no fundo branco e, pelo teclado, DELETE para excluir o fundo.
Reparemos que existe uma área a ser editada ainda. Para isso, usando as configurações da Borracha (Eraser), removemos isso facilmente:
E o resultado da inserção e tratamento da imagem, deve ficar assim:
Como sabemos, toda capa de revista, jornal, livro tem uma chamada principal, um texto que dá destaque ao principal assunto a ser tratado naquela edição. É o que os jornalistas chamam de MANCHETE.
Então, vamos à ela:
E, para complementar a nossa capa de revista, outros temas em destaque, com menor ênfase que a manchete, também comporão nossa arte gráfica.
E, para finalizarmos, vamos completar o rodapé da revista. Neste caso, colocaremos alguns logotipos e o código de barras.
Pronto!
E eis o resultado final:
Para fazer o download do arquivo-fonte (PNG), acesse: www.carloshps.com.br/blog
É isso aí, até a próxima.
Autor: CarlosHPS Webdesigner – Colunista do Portal MXSTUDIO
Não deixem de me fazer uma visita:
vi que vc diminuiu o tamanho da capa para 4x menos
e para impressão, como teria que fazr para ampliar essa capa sem perder a qualidade do arquivo?
Excelente artigo Carlos, até estou pensando em reativar a revista MXSTUDIO
Thiago,
É só você não diminuir o arquivo no momento da criação do novo arquivo. Veja a Fig. 01.
Deixe como está lá e pronto. =D
Juliano,
Agradeço pela felicitação
Quanto a reativar a revista, sabe que pode contar comigo.
Excelente artigo Carlos, vou fazer uma,
Marcia
Fala Carlos!
Seguinte meu amigo…eu amo o Fireworks, e sempre gostei de criar nesse programa. Mas fico em dúvida sobre o seguinte…
Já é a segunda vez que vejo um tutorial seu aqui no site, criando arquivos para impressão. Primeiro, foi o cartão de visitas. Agora, a capa para uma revista.
Sem comentários sobre o layout…muito bonito mesmo! Só fico pensando no seguinte…e na hora da IMPRESSÃO? COMO VAI SAIR ISSO?
Sabemos que, para a impressão de uma revista, a gente não manda em qualquer gráfica. E o Fireworks, como programa voltado para criação digital, sempre salva e utiliza cores no padrão RGB, sendo que a gráfica utiliza somente CMYK.
Como fazemos nesse caso? Que eu saiba, não há como converter a paleta de cores do Fireworks para CMYK…
Abraços… e me ilumine a minha ignorância, por favor. Pois eu tb crio uma revista bimestral, e apanho para utilizar o Corel Draw…além de detestar o programa, é mais “complicado” para criar efeitos poderosos como o FW…rs…
Até mais!
Vou fazer ,
Vlw pelos Tutorias
Fireworkseiros sempre !
Não estão mais montado vídeos aulas … igual era feito na MX masters ?