Como Criar um Logotipo: Estudo de Caso

A criação e o design de um logotipo, sem dúvida, é uma ação super valorizada e indispensável para uma empresa ou profissionais independentes, assim como eu. É a “marca” sempre em evidência; algo que, “ao bater o olho”, o usuário já identifica de quem ou onde ela viu.

Uma marca bem conceituada vale bilhões de dólares. Por exemplo: a Coca-Cola vale mais de U$60 Bi; o Google U$ 30 Bi.

Portanto, antes de mais nada, saber interpretar o que a empresa deseja passar através de um logotipo é crucial para o sucesso da mesma.

Sendo assim, mostrarei como desenvolvi o logotipo para o programa Sementes do Amanhã, pertencente ao Governo Estadual de Goiás, em parceria com a Prefeitura de Caldas Novas e Universidade Estadual de Goiás e ramificação do Programa Fazendo Acontecer.

Conceito

A primeira preocupação que tive foi entender o “mundo” em que o solicitante do logotipo vivia. Para resumir, o programa consiste em dar assistência psicológica, pedagógica, médica, etc para crianças, adolescentes e idosos que sofreram algum tipo de violência, seja física, sexual, psicológica…

E através de atividades lúdicas, oficinas de artes, música, artesanato… estas crianças, jovens e idosos, tentam resgatar e/ou até mesmo, fazer crescer dentro de si, valores morais, éticos, de sociabilização e de amor ao próximo.

Por isso que o nome do programa é SEMENTES DO AMANHÃ.

Baseado neste conceito tentei criar uma associação entre uma semente e as pessoas que a semeiam, resultando na imagem final abaixo:

Fig. 01 - Logotipo Sementes do Amanhã

Fig. 01 - Logotipo Sementes do Amanhã

Pesquisa e Inspiração

Definido o conceito, parti para a pesquisa de campo, observando vários outros programas com filosofias parecidas. Os sistemaa de busca foram importantes para encontrar diversos sites e até mesmo logotipos que servissem de inspiração. No entanto, na matéria que escrevi “A Inspiração para Criar um Logotipo“, pude ter uma base maior do que realmente eu desejava, principalmente nos quesitos: design e cores.

Design

Estão, em termos de ilustração, eu defini que existiria:

  • Planta (folha, ramo, árvore, semente…)
  • Pessoas (grupo, família, irmãos, amigos…)

Cores

A escolha das cores também foi muito importante e, saber o que elas representam, foi fundamental para o sucesso do logotipo. Escolhi duas cores como base:

VERDE

É a junção perfeita do azul do céu com o amarelo do sol. Na maioria das vezes, o verde representa a natureza, o ambiente, transmitindo suavidade, segurança e até mesmo, refrescância. O verde mais claro é calmo e agradável. O verde escuro passa a sensação de profundidade, seriedade. Já o verde amarelado confere a sensação de alegria e até mesmo de serenidade.

Personalidade: É a cor do equilíbrio e da harmonia. Transmite esperança e criatividade.

Saúde: Ajuda a reduzir a tensão e promove a tranquilidade, o descanso, o equilíbrio e o relaxamento.

Emoções: Ajuda a pessoa a sentir-se bem consigo mesma e desperta o seu lado afetuoso.

MARROM

Possui a força e a energia impulsiva do vermelho, só que de forma atenuada pelo preto neutralizador.

Personalidade: Favorece a criação de laços familiares e a observação às regras e normas sociais. Significa sobriedade e solidez.

Saúde: Pode demonstrar enfermidade dependendo do tom e da intensidade aplicada

Emoções: Inspira conforto e segurança.

Baseado nisso, criei a seguinte paleta de cores:

Fig. 02 - Paleta de Cores

Fig. 02 - Paleta de Cores

Para saberem mais sobre a cores e sua utilização correta, recomendo o meu curso on-line “O Poder Influenciador das Cores na Web

Tipografia

A escolha da(s) fonte(s) também é de suma importância para o sucesso do projeto de criação de um logotipo. Fontes “pesadas” como a Arial Black, Impact, por exemplo, demonstram força, poder, vigor, destaque… No nosso caso, uma fonte “leve” é a mais indicada, por passar um ar de serenidade, seriedade, retidão…

Então, a fonte a qual escolhi foi a Eight One:

Fig. 03 - Fonte Eight One

Fig. 03 - Fonte Eight One

Download da fonte

Desenvolvimento

1 – Criando a Folha

Para criar 90% do logotipo, utilizei a ferramenta Pen tool. A intenção aqui não é mostrar como ela funciona, mas sim o resultado gerado por ela. Sendo assim, vou desmembrar cada parte da folha e mostrar os pontos geradores da mesma, ok?!

Desmembrando-a, teremos as seguintes partes:

Fig. 01 - Desmembrando a folha

Fig. 01 - Desmembrando a folha

O detalhe aqui foi a criação de cada parte separadamente, gerando um bom resultado :)

2 – Inserindo o Caule e a Raiz

Lembram o que é caule? hehehe, brincadeirinha. Para o caule e a raiz, também utilizei o Pen Tool, porém com algumas propriedades para a borda (espessura e tipo), criando uma certa inclinação:

Fig. 02 - Criação do caule e da raiz

Fig. 02 - Criação do caule e da raiz

3 – Criando as “Pessoas”

Utilizando o mesmo princípio da criação do caule e da raiz, para fazer as “pessoas”, inseri um círculo, representando a cabeça e mais dois traços, simbolizando os membros superiores e inferiores. E mais uma vez, fiz algumas modificações nas propriedades da linha ao utilizar o Pen Tool.

Fig. 03 - Estilizando as "pessoas"

Fig. 03 - Estilizando as

Bom, pessoal, o restante foi apenas juntar as partes e apresentar ao cliente =D

Um abraço a todos e até a próxima.

Autor: CarlosHPS Webdesigner – Colunista Fireworks do Portal MXSTUDIO

Não deixem de me fazer uma visita em meu blog – www.carloshps.com.br/blog , meus cursos online www.carloshps.com.br/cursos e ao meu portfólio – www.carloshps.com.br/

Escrito por CarlosHPS Webdesigner on fevereiro 14, 2009. Arquivado em Fireworks. Você pode seguir as respostas a esse artigo pelo RSS 2.0. Você pode deixar respostas para esse artigo

13 respostas a Como Criar um Logotipo: Estudo de Caso

  1. bom dia.nao sei nem oque dizer sobre seu site,ta fantastico me ajuda muito : )
    eu fiz um blog esses dias e queria por um baner do seu site la.se voce deixar mande o codigo ou me fale.
    cemperfume@hotmail.com
    brigadao

  2. Bom para mim ter nosão de como se costroi um logo pra mim foi uma esperiencia sensacional saber detalhes assim foi bastante produtivo para que trabalho com sistemas para internete em saber que assim como eu existem pessoas interesadas não só em apreder mais também passar o que sabem.Estou esperando novidades.

  3. Ótimo Post, fico grato, abriu uma vasta de idéia novas, de criação!!!

    Espero novidades

    joaolgn@msn.com

  4. Pingback: MXStudio - Fireworks / 14-02-2009 | Blog - Campinas Seo

  5. Não poderia se mais esclarecedor, vou por em prática e criar a logo da minha Lan House. Agradecida.

  6. Simplesmente o melhor site sobre o assunto!!! Muito bom mesmo!!!

  7. Muito esclarecedor!!! vcs do mxstudio estão de PARABÉNS!!!

  8. Um dos melhores artigos sobre criação de logotipos que li na net. Parabéns.

  9. Parabéns pelo post!

  10. Para mim o MXSTUDIO é um dos mehores site do brasil não só para profissionais experientes, mas para iniciantes.

    Parabéns.

  11. Acho que é preciso diferenciar um bocado as coisas: não é o logótipo da coca cola ou do google que valem os biliões que valem. É a empresa e os serviços de que dispõem que valem esses biliões. O logótipo do Google quase sempre foi muito simples e rídiculamente kitsch, mas não é por isso que eles deixam de facturar alguma milhõezinhos por dia.

  12. fiquei bem isnpirado depois de ler isso, muito legal,
    agora vou tentar fazer o meu propio logotipo, obrigado

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>