Extrusão Interativa – Efeito 3D

Olá amigos do MX Studio, hoje iremos falar sobre uma ferramenta muito interessante no Corel Draw que poucos sabem como usar, a ferramenta extrusão interativa pode nos trazer grandes retornos visuais se bem usada, portanto, preste bem atenção e siga corretamente os passos para pegar bem está que é uma ferramenta complicada de manipular.
1º Passo

Selecione a ferramenta retângulo (F6) e faça um retângulo parecido com o da imagem abaixo:

2º Passo

Com o retângulo selecionado vá a Organizar > Converter em Curvas ( CTRL+Q ), agora nosso retângulo é uma forma livre, podemos alterar sua pontas sem problemas.

3º Passo

Selecione a ferramenta forma (F10) e com cuidado arraste as pontas do seu retângulo e deixe-o de forma parecida com a forma da imagem abaixo:

4º Passo

Agora sim, vamos selecionar a ferramenta extrusão interativa , com cuidado clique e arraste a sua forma da mesma forma que na imagem e após, solte.

Agora, sua imagem deve ter ficado assim:

Pausa para explicação, entendimento e configurações da ferramenta.

Amigos, estamos a pouco de terminar o tutorial, porém ficaria muito vago, apenas fazer o tutorial e não entender as configurações que a ferramenta pode nos oferecer, então, vamos a elas.

Vamos lá, a primeira opção indica a posição da extrusão, para aonde será feita em relação a frente.

A segunda opção indica a distância, da forma da frente para a forma do fundo.

A terceira opção indica o ponto onde está o centro da frente e o centro do fundo, X indica o fundo e Y a frente.

A Quarta opção indica onde está o PF ( Ponto de Fuga )

PF bloqueado para objeto – Não sei explicar, vou estudar um pouco mais sobre esse bloqueio

PF bloqueado para a página – Não sei explicar, vou estudar um pouco mais sobre esse bloqueio

Copiar PF de… – Permite copiar o ponto de fuga de um objeto já existente com ponto de fuga

Pto. de fuga compartilhado – Permite compartilhar o mesmo ponto de fuga para dois ou mais objetos diferentes ou iguais.

A quinta opção indica como será o posicionamento do ponto de fuga, se não selecionada o X e Y do ponto de fuga será em relação ao centro do objeto, sendo assim para o lado esquerdo negativo e para o direito positivo, porém se selecionado o posicionamento X e Y serão em relação à página, aonde o ponto de fuga se posiciona na página, sempre dentro da página está positivo e fora para a esquerda estará negativo, fora para a direita continua positivo.

A sexta opção é uma ferramenta que causa os efeitos em 3D , com ela você pode girar qualquer forma e colocar na posição que desejar para dar um efeito de 3ª dimensão e poder pegar outro ângulo do mesmo objeto, lembrando que apenas em objetos com extrusão.

A sétima opção nos permite adicionar cores ao nosso objeto.

A oitava opção nos permite aplicar detalhes de chanfro em nosso objeto.

A nona opção nos permite configurar a iluminação no objeto, lado e intensidade da iluminação.

A décima opção nos permite copiar as opções de extrusão para outro objeto.

A décima primeira opção serve para a grande parte das ferramentas consideradas efeito no Corel Draw, ela é usada para a remoção do efeito, neste caso da remoção da extrusão.

Voltando ao tutorial

Agora chegou a hora de pintarmos nosso forma que agora vamos fazer ela ter um detalhe de sombra, uma perspectiva.

5º Passo

Com a forma selecionada vá a Organizar > Separar extrusão de grupo ( CTRL+K ) em seguida ainda com todos os objetos selecionados vá a Organizar > Desagrupar Tudo. Nosso objeto continua com o mesmo objeto, porém agora conseguimos selecionar lado por lado de nosso objeto e assim poderemos pintar, portanto, selecione todas as partes, pinte as de preto ( C=0 M=0 Y=0 K=100 ) e coloque um contorno branco ( C=0 M=0 Y=0 K=0 ). Sua forma deve ter ficado assim:

Parabéns, você tem uma forma de um prédio, agora selecione apenas o retângulo esquerdo, pinte o de 90 % de preto ( C=0 M=0 Y=0 K=90 ).

Pronto, já temos agora um efeito de sombra, agora é só dar um toque final e você terá seu prédio com uma perspectiva 3D.

Este tutorial foi um ensinamento básico de como usar a extrusão interativa galera, portanto, não fiquem decepcionados com a forma que fizemos ok, vejam no que resultou meu prédio.

Abraços amigos do MX Studio, até a próxima.

Dúvidas / Sugestões

Jefferson@mxstudio.com.br

www.jeffersoncarneiro.net

Escrito por Jefferson Carneiro on abril 13, 2008. Arquivado em Corel. Você pode seguir as respostas a esse artigo pelo RSS 2.0. Você pode deixar respostas para esse artigo

5 respostas a Extrusão Interativa – Efeito 3D

  1. veraamorim@terra.com.br

    Olá Jefferson,

    Excelente seu tutorial, aprendi + um, gostaria , também, que você fizesse um tutorial de cartõezinhos 4,5 x 3,00mm para baby, maternidade são lembrancinhas o que eu faço.
    Um beijão, aguardo ansiosa.
    Vera Lú

  2. Olá dona Vera, breve, estou voltando.

  3. O Corel 12 não tem a ferramenta “extrusão interativa”???

  4. eu gostaria de fazer esse efeito de extrusão interativa no flash. como faço isso?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>