Apresentando a Suíte de Aplicativos Gráficos Corel Draw

Olá amigos do MX Studio, quem vos fala é Jefferson Carneiro e vamos aprender um pouco mais sobre a Suíte de Aplicativos Corel Draw. Bom, como hoje é nosso primeiro contato, iremos apenas conhecer o que é a Suíte de aplicativos Corel Draw e para que serve.

A Suíte.

A Suíte de aplicativos Corel Draw é composta hoje por seis aplicativos, que são eles, Bitstream Font Navigator, Corel Capture, Corel Photo Paint, Corel Draw, Duplexing Wizard e SB Profiler. É bom saber que só iremos conhecer aqui três dos seis aplicativos, que são eles, Bitstream Font Navigator ( vamos chamar aqui de Bitstream ), Corel Photo Paint ( Vamos chamar apenas de Photo Paint ) e Corel Draw ( vamos chamar apenas de Corel ).

Para que usar, como usar e em quer hora usar.

Todo software, seja ele qual for tem sua especificação, ou seja, é programado para trabalhar em determinada área. Por exemplo, não adianta você usar o Corel para fazer uma propaganda impressa e querer tratar as imagens no mesmo com um resultado excelente, o Corel não é um software de tratamento de imagens, sim um software para criação de projetos gráficos, daí então partiremos do seguinte ponto, cada software tem sua função e deve ser usado para o que pode nos fornecer o melhor resultado.

O Corel como já disse no exemplo anterior é um software para criação de projetos gráficos e tem como característica principal a criação de formas e objetos em vetor, o Corel também conta com outras milhões de utilidades e é um dos softwares mais utilizados por gráficas, fotolitos e outros locais onde se é necessário trabalhar com máquinas além do computador. O Corel é um software de fácil aprendizado e manuseio, como poucos sabem o Corel foi projetado para rodar em plataformas Windows, por isso o fato de muitas agências de publicidades que contam com fortes máquinas usando machintosh utilizam Illustrator, o Corel apesar de ter sido projetado para Windows ele também tem sua versão para machintosh como qualquer outro software, porém não conta com todos os recursos e ainda apresenta muitos problemas ainda a serem corrigidos pela corel.

O Bitstream é um aplicativo que gerencia fonts instaladas em sua plataforma, o bitstream conta com um sistema de livraria que ao invês de instalar as fontes em seu computador, ele cria atalhos, fazendo com que na inicialização do corel e no decorrer dos processos o windows não carregue suas fontes, o que torna seu metodo de trabalho mais rápido. Recomendado é sempre usar o bitstream, mesmo não utilizando o Corel como seu programa padrão para criação, pois todos os programas por default carregam a lista de fontes em seu windows no iniciar do software.

O Photo Paint é um software para tratamento de imagens, não é um dos melhores em sua área, mas vem melhorando com o decorrer do tempo e hoje já é bem útil em alguns momentos que se é necessário fazer tarefas simples e rápido.

Considerações Finais

Em todo decorrer de nossos artigos, iremos usar a versão X3 e X4 ( no futuro ) da Suíte de Aplicativos Corel Draw, pretendo no decorrer ensinar todos os truques e artimanhãs que a Suíte tem a disponibilizar, mesmo sabendo que ainda não conheço 100% o aplicativo, mas já conto com bastante experiência. Pretendo aqui trocar informações, ensinar, aprender com vocês e estar sempre ouvindo opiniões, ensinarei grandes segredos e coisas que não se ver em lugar algum, nem mesmo na internet, conheceremos desde o loading ao fechamento de arquivos para terceiros.

Bom, espero que nosso primeiro contato tenha vos agradado, nos encontraremos aqui todos os domigos, e se tudo correr bem, até a próxima.

Uma boa semana, bons estudos, bom trabalho.

Abraços do seu amigo, Jefferson Carneiro.

Dúvidas e Sugestões:

Jefferson@mxstudio.com.br

www.jeffersoncarneiro.net

Escrito por Jefferson Carneiro on abril 12, 2008. Arquivado em Corel. Você pode seguir as respostas a esse artigo pelo RSS 2.0. Você pode deixar respostas para esse artigo

7 respostas a Apresentando a Suíte de Aplicativos Gráficos Corel Draw

  1. Por favor me mandem o link para que possa ter acesso a nova bersão no suite CorelDraw
    VX3

    Obrigado.

  2. Obrigado por responder jhaussen, e Rodrigo, só corrigindo, nova suíte é X4. Abraços.

  3. Olá Jefferson

    Parabéns pela didática aplicada em suas matérias sobre corel. Com certeza estarei acompanhando todo o conteúdo e aprendendo a cada dia mais, sobre esta ferramenta tão útil que é o COREL DRAW.
    Um abraço e sucesso

  4. Obrigado Dennih, vou aproveitar o comentário para pedir desculpas aos amigos do mx stúdio, pois não escrevi nenhum artigo na semana passada, porém hoje a noite estarei publicando um artigo para somarmos ao conteúdo aqui da comunidade.

    Espero que todos continuem acompanhando, comentando e mandando e-mails para que não fique nenhuma duvida sobre o conteúdo.

    Abraços.

  5. ola jefferson . entao cara eu estou tendo de faezr um trabalho de faculdade ( seminario) e aii pensei em fazer flash e photoshop .. porem nao tenho muita informaçao sobre o assunto .. se voce puder me dar uma maozinha aii agradeço me da umas dicas e tal ..
    abraços
    qq coisa meu email é : le.angel@bol.com.br

  6. Parabéns,amigo
    também estou aprendendo sobre o corel
    e vou estar sempre acompanhando as suas
    dicas,pois quero ser uma designer.
    Isso sera muito util pra mim…
    vlw!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>