Novidades Flash CS4 – Integrações e o novo Formato XFL

Novidades Flash CS4 – Integrações

Salve comunidade!

Continuando minha série sobre as novidades do Flash CS4, falarei agora sobre as novidades quanto a integrações.
Uma das grandes novidades do Flash CS3 foi uma muito bem vinda integração com arquivos do Photoshop (PSD) e do Illustrator (AI).

O Flash CS4 mantém e estende essa integração com um novo formato de trabalho: o XFL.

O XFL é um arquivo compactado que armazena todo o conteúdo informacional do projeto em um XML além de condensar os arquivos utilizados.

Apesar de parecer apenas mais um passo, esse é na verdade um belo salto na estrada do Flash que no que diz respeito a estrutura de autoria sempre foi bem fechada.

Como sabemos o Flash trabalha com 2 arquivos base: o FLA que é a versão aberta e editável, e o SWF que é a versão final compilada e compactada.

Porém esse ‘aberto’ do FLA apenas diz respeito ao fato dele ser plenamente editável e manipulável a qualquer momento, pois o formato de arquivo em si é proprietário e fechado a empresa.

O SWF é mais flexível uma vez que seu código é em partes acessível o que possibilita que hoje dezenas de empresas lancem produtos que gerem e exportem em SWF, com o FLA a história é outra.

A Macromedia (e agora Adobe) guarda a 7 chaves o código do formato sendo ela a única detentora da forma de criar um arquivo FLA.

Mais aí vocês podem perguntar:

“Qual o problema disso Danilo?”

Na verdade não é um problema, mas sim um detalhe já que para trabalhar com o FLA, obrigatoriamente temos que usar a IDE do Flash(novamente não que isso seja um problema, eu pessoalmente adoro trabalhar com o Flash há mais de 6 anos).

A questão é que se o formato fosse mais aberto nós conseguiríamos de maneira muito mais tranquila atualizar ou mesmo criar arquivos sem tanta dependência da IDE.

E eis que vocês fazem outra pergunta:

“Danilo, o que é que isso tem haver com novidades de integrações do Flash CS4?”

Tem que é exatamente nessa lacuna que entra o novo formato XFL.

Através dele podemos criar composições no InDesign ou no After Effects, exportá-las como XFL e assim importá-las para o Flash.

Assim vocês podem criar uma série de vídeos e transições no After que quando o Flash importar, montará todo o conteúdo no palco.
Como o formato possui um conteúdo zipado, todos os elementos necessários ficam ‘empacotados’ e quando importado o Flash desempacota e monta todos esses objetos no palco para o trabalho.

Isso quer dizer que pegando a essência da coisa, com um pouco de trabalho seríamos capazes de nós mesmos criarmos uma estrutura nos moldes desse pacote.

Exemplo:

Você fez um site com uma imagem específica para o topo, por alguma circunstância apareceu a necessidade de mudá-la, e aí o que fazer?

Até hoje se a imagem estiver dentro do seu FLA a única opção é reabri-lo e fazer a alteração.

Com esse novo horizonte do XFL e uma ferramenta de compilação o processo poderia ser uma simples troca da imagem do zip, sem nem precisar abrir o Flash.

Perceberam agora a mudança?

Como disse Colin Moock em seu texto sobre o assunto, essa para a grande maioria não será a mais badalada novidade do Flash CS4, mas de maneira sutil pode ser a mais impactante.

Eu não sei quanto a vocês mas com esse novo horizonte eu já tenho meu palpite do porque desse nome para o novo formato.

Danilo Santana
Administrador do Portal MXSTUDIO

Escrito por Danilo Santana on novembro 19, 2008. Arquivado em Flash. Você pode seguir as respostas a esse artigo pelo RSS 2.0. Você pode deixar respostas para esse artigo

2 respostas a Novidades Flash CS4 – Integrações e o novo Formato XFL

  1. Parabéns pela materia, eu estava a procura de informações sobre esse formato, vou testá-lo.

    []‘s

  2. Rafael Paranaíba

    muito bom, estava a procura de informações sobre o formato.

    o flash não dá muito suporte para diagramação, talvez este formato venha resolver o problema, podemos fazer toda a diagramação no indesign e importar no flash, correto?

    um abraço, sucesso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>