Conhecendo o Flash 8 – Parte 1

Conhecendo o Flash 8 – Parte 1

Olá pessoal!

Nessa primeira parte da série de artigos sobre o Flash 8, estarei mostrando quais foram as novidades visuais da nova ferramenta. Veremos a nova disposição de alguns painéis, as mudanças com ferramentas e a nova opção de publicação Device voltada para emular dispositivos móveis.

Vamos começar exatamente pelo começo. Como assim pelo começo? Pela tela de boas vindas:

Tela de Boas Vindas

1 – Menu para abrir arquivos recentemente utilizados.
2 – Menu de criação com tipos de arquivos pré-estabelecidos.
3 – Menu de criação com base em Templates com novas opções para portáteis.
4 – Área de informações de ajuda assim e links úteis no site da Macromedia.

Vamos agora analisar as mudanças na interface do Flash:

1 – Alteração na posição das ferramentas Free Transform e Fill Transform.
2 – Botão específico para mostrar/ocultar a Timeline.
3 – Abas para painéis com mais de uma opção, Properties e Align, por exemplo.
4 – Nova opção de publicação específica para Portáteis.

Vamos dar uma olhada agora nas novidades das ferramentas, nesse caso da ferramenta Line:

1 – Novas opções para o estilo de final das linhas.
2 – Estilo com final arredondado.
3 – Estilo com final quadrado.

Outra novidade referente a linhas no Flash 8 é a opção de gradiente em linhas:

No Flash 8 nós temos uma nova opção para as ferramentas de desenho (Line, Pen, Oval, Rectangle, Pencil e Brush), seu nome é Object Drawing:

1 – Com a opção Object Drawing selecionada.
2 – Toda vez que finalizarmos um desenho, ele irá se tornar um objeto protegido evitando-se assim aqueles problemas com formas sobrepostas.

A ferramenta Text também vem com suas novidades:

1 – Agora temos “pontos de edição” que nos possibilitam modificar o tamanho do campo de texto sem redimensionar o texto ao mesmo tempo, de forma semelhante a que usávamos a ferramenta Free Transform em um componente.
2 – Caixa para controle do Anti-alias a ser usado.

Agora vamos falar um pouco sobre a nova opção de publicação, o menu Device.
Esse menu é voltado especificamente a publicação de conteúdo para portéteis, para isso temos como premissa básica a versão Lite do Flash Player

Nesse menu temos opções para escolher o tipo de conteúdo (Standalone Player, Browser…) e o aparelho com o qual o iremos fazer a emulação.

Aqui temos a emulação de um Nokia N-Gage rodando conteúdo para Standalone Player.

Talvez a primeira certeza que temos quando analisamos o Flash 8 é que as principais novidades são referentes a parte visual, seja em ferramentas seja em efeitos. Outra constatação é ver o empenho da Macromedia em possibilitar um desenvolvimento para portáteis muito mais completo.

Sem sombra de dúvidas essa versão do Flash será de longe a melhor ferramenta de desenvolvimento interativo para Web, proporcionado riqueza tanto na experiência do usuário quanto na diversidades de dispositivos a que se tem suporte no processo de criação.

Espero que todos tenham aproveitado esse artigo, visei mostrar os principais novidades do Flash 8 fora os tão esperados Filtros, assunto do nosso próximo artigo.

Um abraço a todos e eventuais dúvidas postem no fórum.

Danilo Santana
Administrador do Portal MXSTUDIO
Moderador de Flash & ActionScript

Escrito por Danilo Santana on setembro 15, 2005. Arquivado em Flash. Você pode seguir as respostas a esse artigo pelo RSS 2.0. Você pode deixar respostas para esse artigo

6 respostas a Conhecendo o Flash 8 – Parte 1

  1. esse site e bom de mais tudo que procuro encontro nele, pra mim o flash ja faz parte do meu lazer.

  2. Ei gostei muito mas eu queria saber de uma forma mais simples como usar ele sabe?
    além do mais eu tbm gostaria de saber de você que expert nisso como eu faço jogos nele ovir falar que dá!
    mas como?

  3. por favor amigo, eu não estou conseguindo achar a ferramenta “comportamentos ” do flash 8
    onde tenho que clicar para aparecer ?
    se puder me ajudar fico agradecido.

  4. olá,eu estou começando aprender mexer no flash. Eu queria saber pq os gifs que eu faço no flash 8 sai borrado e em qualquer formato sai normal o gif e tmb no flash mx sai normal tmb….
    ps: se alguem sabe pro favor me ajude!!!

  5. XECELNTE PROGRAMA TENHO USADO E ACHEI FABULOSO MESMO, NÃO TEM MUITAS COMPLICAÇÃO .NOSSAS AS ANIMAÇÕES SÃO SHOW NESSE PROGRAMA , E AS COISAS QEU SE FAZ COM OS VÍDEOS DA CÂMERA SAO INCRIVEÍS;NADA DEVE AO FLASH 4 QEU MUDOU O LOCAL DAS FERRAMENTAS OS RECURSOS , DÃO PAR FAZER ALGO DE PROFISSIONAL MESMO. ESTOU AMANDO FAZER MESU VÍDEOS NELE. LEGAL E VLW SUA POSTAGEM , JÁ SEI FAZER ALGO BEM DIVERTIDO NESSE PROGRAMA. RECOMENDO OS TUTORIAS DA INFO. VI TIRAR MUITAS DÚVIDA
    DO CARA QEU PERGUNTOU PORQEU AS ANIMAÇÕES SAE BORRADAS LÁ NA IFO. TUTORIAL TEM TUDO BEM EXPICADINHO RECOMENDO QUE ACESSEM O SITE. SUCESSO

  6. Eu como amante do flash gostei muito das novidade, gostaria de receber mais informações quando tiver sobre o flash 8 em meu Email, Obrigado.
    um grande abraço e até logo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>